As perspetivas para este ano letivo e as tendências para o futuro da formação, na visão do Coordenador da Escola de Pós-Graduação e Formação Avançada da Universidade Católica (EPGFA).
Quais as expectativas para o ano letivo de 2022-2023?
A forte consolidação das aprendizagens e metodologias que temos adquirido no cenário que se fez sentir no país (e no mundo) nos últimos dois anos incentivou-nos a procurar um ensino cada vez mais personalizado, capaz de acompanhar e responder às necessidades marcadas por uma sociedade contemporânea em constante mutação.
Já a partir de setembro, temos programas desenhados para continuar a criar propostas de valor para os atuais e futuros formandos. Estaremos, igualmente, preparados para encontrar, se for necessário, soluções alternativas de funcionamento, combinando ou adaptando o ensino para formatos de blended learning, sem que isso coloque em causa a qualidade do nosso ensino e o enorme entusiasmo e disponibilidade dos nossos docentes, algo que nos carateriza e distingue.
No cenário pós-pandémico, os profissionais continuam a apostar na formação?
Regista-se uma forte procura que nos permitiu mais do que duplicar a oferta formativa e aumentar o número de alunos em 150%. Nesse sentido, podemos afirmar que a aposta na formação de média e curta duração oferecida pela Escola de Pós-Graduação e Formação Avançada tem criado um impacto muito significativo nos profissionais que nos escolhem.
Que novas metodologias foram adotadas na EPGFA que vão ficar para o futuro?
Algumas das nossas formações que passaram a blended learning vão continuar, no futuro, nesse regime. Isto permite que quem vive e trabalha em qualquer região de Portugal ou no estrangeiro possa frequentar a nossa oferta formativa. Assim, privilegia-se as aulas de cariz teórico no regime online e as de cariz mais prático e/ou de apresentação de projetos finais em regime presencial, reduzindo as deslocações ao campus.
No entanto, manteremos também a aposta nas aulas presenciais. Disponibilizaremos alguns dos nossos cursos de pós-graduação e formação avançada em ambos os formatos.
Faculdade de Ciências Humanas (FCH) da Universidade Católica Portuguesa
Nº de alunos: 350
Nº de formações oferecidas: 29 (17 pós-graduações e 12 formações avançadas);
Quais são os objetivos que pretendem alcançar nos próximos anos?
Trabalhamos de forma contínua e rigorosa para desenvolver cursos inovadores dentro das diversas áreas científicas da FCH, bem como na criação de cursos customizados para empresas.
Vamos lançar, no próximo ano letivo, três novos cursos capazes de dar resposta às necessidades de diferentes áreas profissionais, tanto na área da comunicação e do jornalismo – através da Pós-Graduação em Jornalismo Desportivo e da Formação Avançada em Comunicação Escrita em Contextos Profissionais, como na área da psicologia e das ciências sociais – com o lançamento da Pós-Graduação em Intervenção Psicológica no Stresse Conjugal.
Entrevista publicada na edição n.º 141 da RHmagazine, referente aos meses de julho/agosto de 2022.
Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!