Empresa espanhola de software de RH cresce de forma exponencial em Portugal e acaba de chegar também ao Brasil.
A Factorial, é uma empresa de software de RH que auxilia empresas a melhorar a Gestão de Pessoal, acaba de anunciar um grande investimento de 80 milhões de dólares numa Ronda de Série B por parte da Tiger Global, uma gestora americana de fundos de private equity. Este valor será destinado à expansão internacional da empresa, essencialmente para países como Brasil e Estados Unidos.
O investimento faz parte de um crescimento do mercado de HRtechs em todo o mundo, e também marca a chegada da empresa ao Brasil. A Factorial já atua em cerca de 65 países, possui mais de 250 pessoas na equipa e está entre as Top 10 startups mais promissoras da Europa. Já levantou de investidores aproximadamente 20 milhões de euros, designadamente da CRV e Columbia Lake Partners, investidores de Silicon Valley, que incluem no seu portfólio, empresas como Twitter, Dropbox e Zendesk, assim como Point Nine Capital, Kfund e Creadndum.
“É com grande entusiasmo que anunciamos a nossa parceria com a Tiger Global e o contínuo apoio dos nossos investidores anteriores. A missão da Factorial é tornar-se líder global em tecnologia de Recursos Humanos para pequenas e médias empresas, e o apoio dos nossos investidores até entrarmos na bolsa será a chave para o nosso sucesso”, acrescenta Jordi Romero, fundador e CEO da Factorial.
A Factorial foi fundada em 2016, em Barcelona, Espanha, por Jordi Romero, Pau Revilla e Bernat Farrero, que detetaram uma lacuna no mercado e viram uma oportunidade de oferecer soluções para otimizar as atividades de gestão dos RH. Em 2020, os fundadores da Factorial viram o seu negócio adquirir escala em Espanha, altura em que decidiram expandi-lo para França. Verificando o sucesso deste modelo de negócio nos países onde já marcavam presença, começaram a expansão para outros mercados.
No seu portfólio, a empresa conta hoje com clientes internacionais, como KFC, Booking.com, entre outras. Possui clientes ativos em Espanha, França, Portugal, Itália, Alemanha, Reino Unido, Brasil, Estados Unidos e México. Segundo Jordi Romero, a expectativa é triplicar a dimensão da empresa até 2022. Em Portugal, a Factorial já conta com clientes, como Century 21 Portugal, Despomar e eCooltra, sendo o seu objetivo e expectativa crescer bastante mais neste mercado nos próximos meses.
Entre os objetivos da empresa está o de se tornar líder nas tecnologias que permitirão que todas as empresas, especialmente as PMEs, administrem melhor os seus recursos humanos.
Segundo o CEO da Factorial, ao conseguir automatizar os fluxos de trabalho das empresas, os responsáveis das áreas de RH conseguirão redirecionar os esforços para outras atividades, como atrair novos talentos, desenvolver os que já atuam na empresa, ajustar a cultura organizacional e buscar outros incentivos de estrutura organizacional ou para colaboradores.
O software da Factorial tem atraídoa atenção do mercado português por centralizar e automatizar todos os processos de gestão de Recursos Humanos das empresas, como recrutamento e seleção, controlo de assiduidade, férias e ausências, avaliação de desempenho, entre outros. Além disso, a empresa também oferece uma série de materiais como masterclasses, ebooks e workshops, muitos criados por profissionais de renome do setor de gestão de pessoas em Portugal.