O Warp Trainee é um programa de estágio desenvolvido pela Warpcom, um integrador tecnológico de referência no mercado ibérico. O objetivo é atrair e desenvolver os melhores talentos, potenciando a inovação e a integração na cultura organizacional. Estão disponíveis 10 vagas para entrada imediata, que representam um investimento de cerca de 200.000€.
Ana Santos, Diretora de RH da Warpcom, afirmou: “Na Warpcom acreditamos que a inovação e o futuro passam também pelo desenvolvimento de talentos promissores, tanto a nível profissional como pessoal.”
“O programa Warp Trainee é um reflexo do nosso compromisso em investir nas pessoas, proporcionando-lhes o ambiente e acompanhamento necessários para crescerem, não só através de competências técnicas, mas também do desenvolvimento de soft skills essenciais nos dias que correm.”, continuou.
Acrescentou, ainda: “Além de competências com impacto evidente nas duas esferas, exploramos também áreas que, embora não estejam diretamente ligadas ao ambiente profissional, contribuem para o bem-estar geral dos colaboradores e, assim, para o sucesso coletivo.”
“Estamos entusiasmados com o potencial que este programa tem para lançar e transformar carreiras e fortalecer a nossa equipa com novas ideias e perspetivas. Através deste programa, esperamos reter os melhores talentos, mas também os que estejam mais alinhados com a nossa cultura e valores”, concluiu.
A experiência
O Warp Trainee irá conciliar formação técnica e comportamental com desafios práticos e projetos colaborativos. Oferecerá, ainda, uma experiência diversificada e focada na preparação dos jovens para os desafios do mercado de trabalho, associados ao setor tecnológico.
O desenvolvimento pessoal também é considerado nesta iniciativa, sendo estimulado a partir de programas relacionados com liderança e inteligência emocional. Desta forma, será possível fortalecer a confiança e as habilidades interpessoais dos jovens.
O estágio tem uma duração de nove meses, período no qual os participantes passarão por diversas áreas e atividades que maximizem a sua aprendizagem, experiência e integração. Está incluído um sistema de mentoria, responsável pelo acompanhamento de cada estagiário. Assim, é garantido o envolvimento com a Warpcom e com a sua cultura.
A mentoria
O gestor, o mentor e o buddy serão as três figuras de referência dos estagiários. A primeira estará responsável pelo acompanhamento geral e pela avaliação de desempenho. A segunda, por outro lado, irá fornecer uma orientação técnica específica. Por fim, o buddy apoiará a inclusão social e cultural, facilitando o relacionamento entre as equipas. Este tópico é de extrema relevância, numa empresa focada na diversificação dos perfis dos colaboradores.
A equipa de RH também estará bastante envolvida no programa. Coordenará o processo de estágio e terá, ainda, ao seu encargo a gestão de feedback. O propósito será o de garantir que o programa corresponde às expectativas de todos os envolvidos.
Os estagiários terão de passar por uma primeira fase de onboarding, que servirá para introduzir a cultura, os valores e a estrutura da Warpcom. A partir daqui, a formação técnica será adaptada às especificidades de cada área de rotação. Está incluído o treino em ferramentas e tecnologias pertinentes.
Formações comportamentais serão, igualmente, disponibilizadas para os jovens. Servirão para atribuir competências de comunicação, feedback, proatividade e autonomia, organização e gestão de tempo, literacia financeira e gestão de carreira. O programa também inclui um desafio tecnológico. Este consiste numa atividade prática para desenvolver o pensamento crítico e a resolução de problemas técnicos, através da colaboração entre estagiários.