ASSINAR NEWSLETTER
Quarta-feira, Agosto 12, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Sete livros sobre gestão de pessoas para ler em 2024

Aqui encontra os livros que um profissional de RH precisa de ler para potencializar os seus resultados.

IIRH Por IIRH
18 de Abril, 2024
em DESTAQUES, SAÚDE E BEM-ESTAR
0
Sete livros sobre gestão de pessoas para ler em 2024
146
Partilhas
1.6k
Visualizações

Em qualquer área de atividade, é fundamental que os profissionais estejam sempre atualizados acerca de tudo que esteja relacionado com o seu trabalho.

Na área de Recursos Humanos, esta necessidade vê-se ainda mais significativa visto que os RH têm passado por um período de transformação. Além da evolução tecnológica, fala-se da mudança na cultura do trabalho como um todo. Esta é também uma era marcada pela importância das pessoas, pela relevância do cuidar da sua saúde física e mental e do forte impacto que isto tem nos resultados e na vida profissional.

As empresas estão cada vez mais exigentes, assim como os colaboradores. Tendo em conta este impasse, as empresas já perceberam que cabe a elas praticarem mudanças saudáveis. Sendo o profissional de Recursos Humanos um elemento fulcral na gestão de uma empresa é necessário este estar atualizado acerca das novas tendências, de modo a adquirem novas ferramentas para que possam pôr em prática novas estratégias de gestão.

Pensando nisso, a RH Magazine preparou uma seleção de livros que vão ao encontro destas questões e visam apresentar soluções para os desafios que os RH terão pela frente.

“Saber Lidar Com as Pessoas – Princípios da comunicação interpessoal”, António Estanqueiro

Editor: Presença

Seja a nível pessoal ou a nível profissional, saber lidar com as pessoas é o básico para se viver em sociedade. Quando falamos de profissionais de Recursos Humanos é fundamental saber dominar este tópico. A experiência e a investigação científica confirmam que a qualidade das relações interpessoais é determinante para o sucesso e para a felicidade.
Esta obra foi escrita com uma linguagem simples e está dividida em três partes: “A Relação Consigo Mesmo”, “A Relação com os Outros” e “Liderança e Relações Humanas”.
“Saber Lidar Com as Pessoas” é o ponto de partida e um guia prático dirigido a todos os interessados em criar e manter relações saudáveis, seja no local de trabalho ou fora dele.

 

“Os Líderes Comem por último”, Simon Sinek

Editor: Lua de Papel

“Bob Chapman já era um gestor de sucesso quando foi nomeado CEO de uma empresa em dificuldades. No seu primeiro dia de trabalho, sentou-se numa cafetaria a observar os funcionários. Riam-se, brincavam, estavam todos bem-dispostos. Até ao momento em que tocou a campainha para o regresso ao trabalho. O riso desapareceu, os rostos fecharam-se. Saíram em silêncio, como condenados. Cinco anos depois já não havia ali relógio de ponto. Os operários e o pessoal administrativo tinham os mesmos direitos. Nunca mais se ouviu uma campainha. Havia liberdade. E a faturação anual disparou”, lê-se na sinopse.

Esta é uma das histórias deste livro que evidencia aquilo que todos já sabem: colaboradores satisfeitos geram melhor produtividade. Mas isso requer por parte dos líderes, trabalho, vontade de praticar mudanças positivas e empatia.

Bob Chapman poderia ter substituído os funcionários descontentes, mas optou por criar boas condições de trabalho. Consequentemente, aumentou a produtividade e o lucro. E todos saíram a ganhar.


“Gestão Emocional de Equipas Em Ambiente de Projeto (5ª Edição Atualizada)”, Oliver Röhrich, Ana Rocha, António Miguel

Editor: FCA

Este livro foi escrito com o objetivo de assegurar que já lá vai o tempo em que as empresas eram geridas de formas meramente mecânica. Um gestor de equipas até pode dominar todas as técnicas quantificativas, porém de nada lhe serve se não tiver inteligência emocional.

Nesta leitura vai-se aprender que o que distingue um bom gestor de equipas são fatores de ordem emocional e comportamental, pois nestes englobam o domínio da comunicação, gestão de conflitos, de stress, motivação, entre outros.

Este livro aborda temas como gestão das emoções em ambiente de equipa, liderança e inteligência emocional, motivação de equipa, coaching e team building, entre outros.

 

“Transição entre o Mundo Académico e o Mundo Laboral – Um Mundo de Oportunidades”, Paulo Leitão

Editor: Editora RH

Numa fase em que as empresas se encontram focadas no recrutamento dos jovens recém diplomados, faz com que muitos se questionem se estarão preparados para este novo mercado de trabalho que parece cada vez mais complexo. Embora estes finalistas apresentem elevados níveis de conhecimento, por outro lado, as competências comportamentais precisam de ser afinadas.

Paulo Leitão, Mestre em psicologia organizacional e com experiência nas áreas de talent acquisition & development aborda este tema respondendo à questão: “Poderão os estudantes universitários obter uma componente ‘extra’ que os distinga dos demais”?

 

“Gestor de Recursos Humanos ‒ Guia de Sobrevivência Profissional”, Pedro Novo Melo e Carolina Machado

Editor: Editora RH

Ora, algo que diga “Guia de Sobrevivência”, faz com que o nosso instinto nos transmita a mensagem de que se trata de algo imprescindível a que devemos ter acesso. E é o que se trata esta obra que foi escrita com a missão  de contribuir para uma melhor integração no mercado de trabalho dos estudantes e/ou recém graduados em Gestão de Recursos Humanos (RH).

A obra escrita por Pedro Novo Melo e Carolina Machado analisa como o que é e quais os principais desafios em ser gestor de RH, como procurar emprego, os principais players na GRH, perfis e funções subjacentes, a vertente autodidata do gestor de RH, a pertinência das associações profissionais e dos eventos científicos em GRH, a problemática salarial, a investigação e os desafios contínuos da GRH resultante da evolução tecnológica.

 

“Ligar o Sinal de Alerta ‒ A Influência da Liderança no Burnout”, Carla Ribeiro, Pedro Ramos e Wander Carvalho

Editor: Editora RH

“Sentia uma enorme pressão na cabeça e um zumbido constante. Não queria que viesse a noite, não queria adormecer e não queria que viesse o dia, não queria ir trabalhar”, lê-se na sinopse.

Burnout tem sido – ou pelo menos devia ser – uma das grandes preocupações das empresas. Esta doença que é caracterizada por esgotamentos físico e psicológico torna impossível que um colaborador esteja em condições para trabalhar.

Ao longo das 120 páginas, os autores questionam a origem e os efeitos desta doença, tentando perceber a ligação com os líderes e os estilos de liderança.

 

“Liderança no Feminino e Masculino: Perspetivas Diferenciadas sobre o Impacto na Gestão da Mudança nas Organizações”, Catarina Ribeira, Wander de Carvalho, Alexandre Silva

Editor: Editora RH

Será que eles lideram melhor? Elas discordam. Será que elas lideram melhor? Eles discordam. Então, em quê que ficamos?

Liderança no feminino, ou liderança no masculino, ou simplesmente liderança. Este tema é debatido nesta obra, apresentando perspetivas diferentes sobre o impacto na gestão da mudança nas organizações. Ao longo das 136 páginas é avaliado o estilo de liderança de cada género, analisando os diferentes graus de eficácia e de efetividade. A receita do livro reverte para a IPSS Casa dos Pobres de Coimbra.


Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!

 

Mais sobre burnoutfelicidadegestão de conflitosliderançarecursos humanosTalent Acquisitionteam building
Notícia anterior

Já estão abertas as candidaturas para o programa de estágios da Sky Portugal

Notícia seguinte

Gerrit Bouckaert, Robert Walters Group: “O grande equívoco é que a IA está a substituir as funções profissionais”

Recomendamos

Quer chegar ao recrutador? Primeiro, o seu CV tem de convencer o algoritmo

Quer chegar ao recrutador? Primeiro, o seu CV tem de convencer o algoritmo

11 de Agosto, 2026
O caminho para a igualdade far-se-á através da inteligência artificial?

Equipas híbridas. De ferramenta a colega, IA ganha autonomia e força novas regras

11 de Agosto, 2026
Mais do que espaço: o escritório como ferramenta de cultura na MSD Portugal

Mais do que espaço: o escritório como ferramenta de cultura na MSD Portugal

10 de Agosto, 2026
Um dia livre por semana? A Geração Z está (quase) a consegui-lo

Da carreira linear ao portefólio profissional: como a Geração Z está a mudar os percursos de trabalho

10 de Agosto, 2026
Opinião Eduardo Marques Lopes, Clan. A formação como motor de atração e desenvolvimento de talento

Opinião Eduardo Marques Lopes, Clan. A formação como motor de atração e desenvolvimento de talento

7 de Agosto, 2026
Crónica: 2025 – O Ano de Todos os Perigos – por Mário Ceitil, Assembleia Geral da APG

Crónica. “Mas haverá ainda lugar para o pensamento estratégico?”, por Mário Ceitil

7 de Agosto, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
Gerrit Bouckaert, Robert Walters Group: “O grande equívoco é que a IA está a substituir as funções profissionais”

Gerrit Bouckaert, Robert Walters Group: "O grande equívoco é que a IA está a substituir as funções profissionais"

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Já disponíveis as tabelas de retenção de IRS para 2026. Veja aqui!

Já disponíveis as tabelas de retenção de IRS para 2026. Veja aqui!

6 de Janeiro, 2026
Opinião Teresa Sabino, UPPartner. Porque é que os profissionais sénior já não querem mudar de empresa

Opinião Teresa Sabino, UPPartner. Porque é que os profissionais sénior já não querem mudar de empresa

16 de Março, 2026
A nova lógica dos salários: menos intuição, mais dados e IA

A nova lógica dos salários: menos intuição, mais dados e IA

16 de Março, 2026
Quer chegar ao recrutador? Primeiro, o seu CV tem de convencer o algoritmo

Quer chegar ao recrutador? Primeiro, o seu CV tem de convencer o algoritmo

11 de Agosto, 2026
O caminho para a igualdade far-se-á através da inteligência artificial?

Equipas híbridas. De ferramenta a colega, IA ganha autonomia e força novas regras

11 de Agosto, 2026
Mais do que espaço: o escritório como ferramenta de cultura na MSD Portugal

Mais do que espaço: o escritório como ferramenta de cultura na MSD Portugal

10 de Agosto, 2026

Agenda de Eventos

Out 20
8:30 - 18:00

Global Talent Day 2026

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Nov 5
10:00 - 16:00

This Is Me- Associação Salvador

Nov 24
Novembro 24 @ 8:00 - Novembro 26 @ 17:00

Conferência: Total Rewards Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

Danone Portugal tem uma nova Diretora de Recursos Humanos. Conheça Mathilde Aponte Faucherie

Danone Portugal tem uma nova Diretora de Recursos Humanos. Conheça Mathilde Aponte Faucherie

4 de Agosto, 2026
Novo ciclo no ISEG. Mário Caldeira assume presidência até 2030

Novo ciclo no ISEG. Mário Caldeira assume presidência até 2030

30 de Julho, 2026
A arquitetura do futuro é híbrida e desenha-se na S+A. Entrevista a Mafalda Carvalho

Mafalda Carvalho é a nova DRH da SER – Senior Exclusive Residences

28 de Julho, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');