O mundo mudou. Há dois meses e meio, quando tudo começou, face à rápida propagação da Covid-19 muitas empresas tiveram que tomar medidas de prevenção de um dia para o outro, sem terem a certeza de quais os melhores caminhos a seguir.
O teletrabalho ganhou força e o que antes era visto como um receio agora mostrou ser uma solução adequada para mais casos do que seria expectável. Embora seja uma opção laboral com cada vez maior protagonismo, a nível mundial, na vida das organizações, a sua obrigatoriedade e urgência de implementação, acabou por impulsionar o surgimento de novos desafios.
Apesar de todas as áreas serem agora obrigadas a sair da sua zona de conforto e a reinventarem-se, a nível de Recursos Humanos, esses desafios são particularmente visíveis e sentidos pelas chefias. Como podem estas avaliar a saúde física e psicológica dos Colaboradores quando não os acompanham de perto? Como manter o convívio entre nós? Como continuar a criar empatia com os nossos Clientes? Como mostrarmos solidariedade com essas pessoas? Há seguramente pessoas nos nossos Clientes que estão a lidar mal com esta situação e para quem a adaptação está a ser mais difícil, seja pelo setor em que se encontram, seja pela própria cultura da organização.
Mas, sem dúvida, que é essencial que sejamos capazes, no meio da incerteza, de apontar o caminho. De manter a tranquilidade e passar confiança. E ensinar isso. O que sabemos e o que não sabemos. O que podemos ou não podemos controlar. Recolher informação, procurar partilhar com outras pessoas e outros setores: dados, pontos de vista, ideias, ações, e pô-las em prática com as nossas pessoas. É fundamental que seja feito um esforço extra para nos aproximarmos dos nossos talentos. Comunicar bastante mais. Dar e recolher mais contexto sobre cada um. Perceber a sua situação e adaptar as ações e comunicação às suas necessidades. Desenvolver mais ações para fomentar o contacto, seja em contexto profissional, seja para convívio.
Perante este contexto, a tecnologia volta a afirmar-se como uma ferramenta essencial para qualquer organização. A evolução tecnológica tem sido benéfica para quase todos os setores, sobretudo para as empresas, que veem a gestão de recursos humanos melhorada. Aquela que é uma das áreas mais difíceis de gerir torna-se, agora, mais simples graças ao desenvolvimento de novos softwares que, por si só, introduzem importantes mudanças no processo de trabalho – sobretudo no que toca à motivação e produtividade. Não falamos só de colaboradores, mas também de gestores e/ou outros órgãos administrativos, que reconhecem que o seu trabalho foi visivelmente melhorado com a implementação destes sistemas.
Neste sentido, os Softwares de recursos humanos, introduzem mais-valias importantes, principalmente ao nível da integração, desenvolvimento de relações, aprendizagem e até de recrutamento. Mas, como é que estas áreas contribuem para uma melhor gestão das equipas numa altura tão atípica como esta?
Recorrendo a processos tecnológicos organizados, que possibilitam às empresas um controlo transversal de todos os seus talentos. Se por um lado, permitiu aos Gestores de RH controlar se existem casos de Covid-19 na organização, quando todo a pandemia começou, agora irá possibilitar fazer este acompanhamento aquando do regresso aos escritórios. Onde será feita a gestão de todos os dados dos colaboradores durante esta situação de risco permanente, sendo uma das técnicas mais eficazes a elaboração de um formulário Covid-19, por exemplo.
Com este Add-On e através do preenchimento de um breve questionário, é possível monitorizar o estado de saúde dos colaboradores, bem como a exposição de risco de contágio. É possível reter a informação de saúde dos colaboradores de forma segura, elaborando ainda um histórico evolutivo para apoiar no processo de tomada de decisão para diminuição do risco de contágio entre todos.
Apesar dos riscos, temos de nos preparar para viver e trabalhar nesta situação. Se todos formos responsáveis e adotarmos medidas que nos permitam controlar os surtos do vírus, bem como canalizar os apoios para quem efetivamente precisa e deve estar isolado, poderemos ter uma retoma mais rápida e com mais confiança. Mas, para tal, é fundamental que cada um assuma o seu papel de forma responsável.