Por
Luís Lemos
SMB Sales Director & Porto Branch Director da Ricoh
Não há meio termo para as medidas tomadas nas últimas semanas. Distanciamento ou isolamento social e quarentena são apenas alguns exemplos. Todos são fáceis de entender, felizmente, dado que é um requisito essencial, quando todos somos responsáveis por agir com o intuito de ajudar a salvar vidas.
Mas esta distância e esta ausência forçadas do ambiente colaborativo levam, certamente, a um desagregar do sentimento de pertença ao grupo de trabalho, o que nos faz questionar sobre o que os líderes empresariais podem fazer para ajudar a impedir que os seus colaboradores desenvolvam sentimentos de desapego e/ou depressão?
Em tempos difíceis, como os que se vivem, as prioridades básicas de vida são muitas, não obstante, no topo delas deve estar a necessidade de garantir o bem-estar individual.
Neste momento, e independentemente da idade, posição na empresa ou tempo de serviço, todos estamos propensos a sentirmo-nos desconectados e isolados.
Muito embora reconheça os benefícios do trabalho online ou remoto, entendo que a não partilha de um espaço físico com colegas, por um longo período de tempo como o que estamos a viver, pode levar a sentimentos de solidão, tristeza e, consequente desmotivação do colaborador. Desta forma, queria partilhar convosco quatro ideias para garantir que os colaboradores continuem a sentir-se parte da família empresarial:
1. Manter o contacto através de ferramentas digitais
A videoconferência é uma forma simples, económica e fácil de implementar que permite ver colegas e partilhar uma conversa. Nestes tempos incomparáveis, a ativação de uma comunicação em tempo real mais fluente, juntamente com a capacidade de partilhar documentos, vídeos e imagens de uma maneira mais dinâmica é simplesmente uma obrigação.
2. Estabelecer um veículo de boas notícias
Todos somos afetados por más notícias, e são muitas infelizmente, por isso, estabelecer um canal para os colaboradores partilharem histórias inspiradoras perante a adversidade pode ser incrivelmente poderoso e motivador.
3. Lembre-se de fazer check-in
Durante este período, algumas pessoas estão mais ocupadas do que o habitual, pois lidam com o ensino dos filhos em casa e respondem às mudanças das necessidades dos negócios. Em outros lugares, outros têm mais tempo. Independentemente das cargas de trabalho, todos devemos lembrar de reservar um tempo para o check-in aos colegas e à empresa. Uma ligação rápida, um e-mail, uma videoconferência… Uma breve conversa ao pequeno-almoço com um colega, por exemplo, pode ser imensamente benéfico para ambas as partes.
4. Promova e adote a visão/missão do seu negócio
A maioria das grandes empresas tem uma missão/visão, conjunto de crenças e valores que incorporam o que representam. Agora, mais do que nunca, as pessoas precisam saber QUEM o seu empregador realmente É, no sentido de incorporar essa visão.
Estabelecer e comunicar um conjunto de crenças que agregue o próprio tecido do seu negócio, é uma maneira poderosa de garantir a união e contribuição contínua a uma causa que vale a pena.
Diz-se, frequentemente, que tempos difíceis trazem oportunidades. Encorajo todos os líderes empresariais a abraçar as oportunidades que enfrentamos agora, bem como as que ainda estão por vir, para um bem maior.
As pessoas sempre serão o ativo mais importante de uma empresa. Vamos garantir que continuamos a cuidar uns dos outros e a partilhar afetos.