A Worldcom Public Relations Group (WorldCom) lançou um estudo de acompanhamento mensal da confiança e receios dos CEOs e CMOs, o Worldcom Confidence Index (WCI), referente ao mês de agosto.
O estudo revelou um aumento significativo da confiança dos líderes em países que estão a sair da fase de confinamento provocada pela pandemia. A China foi o país que registou o maior aumento de confiança dos seus líderes (26%), enquanto que na República Checa, Suécia, Itália, Países Baixos, Rússia, Finlândia, Polónia, Dinamarca e Bélgica a confiança aumentou entre os 20% e os 24%, em comparação com os valores de junho. Já Portugal é um dos nove países menos confiantes de todo o índice. América Latina foi a região que demonstrou menor confiança, registando, ainda assim, a maior subida desde junho (20%).
De acordo com este estudo, os líderes estão interessados nas novas qualificações que se tornam necessárias e benéficas nesta nova realidade. Desde junho, upskilling e reskilling são tópicos que assistiram ao maior engagement (63%), mantendo-se como tópico principal.
Também os tópicos relacionados com trabalhadores ocupam 5 lugares de topo no que à atenção dos líderes diz respeito. No segundo lugar da atenção dos líderes, encontram-se os níveis de engagement relacionados com a retenção de talento. A audiência principal da atenção dos líderes continua a ser os influenciadores digitais.
Já os Acordos Comerciais Globais e Tarifas foram o tópico que levantou mais preocupação por parte dos CEOs e CMOs. Os líderes de Portugal, neste tópico, revelaram o menor nível de confiança, e França o maior. Já a Gestão de Crise e Assédio Sexual mantém-se também no top 5 de tópicos que despoletam maior preocupação de CEOs e CMOs.
Este estudo mostrou ainda que os Millennials são o segundo grupo mais confiante de líderes, estando atrás do grupo de líderes com mais de 65 anos.
A empresa Worldcom Public Relations Group é líder mundial de empresas de Relações Públicas independentes e é representada em Portugal pela agência de comunicação Do it On.