ASSINAR NEWSLETTER
Sexta-feira, Julho 31, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

EXCLUSIVO: O papel dos profissionais de RH na superação dos desafios que as empresas enfrentam em tempos de pandemia da Covid-19

IIRH Por IIRH
2 de Janeiro, 2021
em CRÓNICAS & OPINIÃO, GESTÃO DA CARREIRA RH, MERCADO RH, TENDÊNCIAS RH
0
EXCLUSIVO: O papel dos profissionais de RH na superação dos desafios que as empresas enfrentam em tempos de pandemia da Covid-19
294
Partilhas
1.9k
Visualizações

Autora:
Carla Porto – Membro do Conselho de Especialidade de Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações da Ordem dos Psicólogos Portugueses

 

Quando chegarmos ao final de 2020 e estivermos a fazer uma retrospetiva enquanto contamos as doze badaladas, a palavra que provavelmente se formulará na nossa mente será “sobrevivemos”!

Para que haja a oportunidade desta palavra se materializar, cada um de nós tem um papel a desempenhar nesta luta pela sobrevivência.

Se o papel dos profissionais de RH sempre foi central no sucesso das empresas, mais do que nunca a sua missão é agora impactante a dois níveis: potenciar a promoção do bem-estar físico e emocional de todos os colaboradores e contribuir para a sobrevivência da empresa, para a máxima preservação dos postos de trabalho e a menor perda dos rendimentos dos colaboradores.

Para tal, o responsável de RH deverá “sentar-se à mesa” (por videoconferência) com a gestão de topo da organização e, juntamente com todas as outras áreas de responsabilidade da empresa, definir a melhor estratégia para se adaptarem a esta nova realidade e se reinventarem, ultrapassando esta crise e crescendo em eficiência e produtividade.

O contributo dos profissionais de RH para ajudarem as suas empresas a superar os desafios que a pandemia da Covid-19 lhes impôs poderá passar por aumentarem a sua presença na comunicação interna da empresa.

A todos os colaboradores, cujo desempenho das suas funções é possível realizar remotamente, foi recomendado que trabalhassem a partir de casa. Tal medida traz grandes mais valias para a prevenção da propagação do novo coronavírus, mas acarreta também desafios acrescidos a trabalhadores e empresas.

O trabalho remoto, desenvolvido nas atuais circunstâncias de crise pandémica, pode levar ao aumento da ansiedade, do medo e do sentimento de solidão. Será natural que todos fiquem preocupados com a possibilidade de virem a ser infectados, de poderem não sobreviver ou, se sobreviverem, poderem vir a perder os seus empregos e/ou verem diminuídos os seus rendimentos, alterando o estilo de vida.

Caberá assim aos profissionais de RH contribuir para a transformação de um ambiente de medo num ambiente resiliente, onde cada um sabe que terá de passar por este momento difícil, mas que essa superação o poderá fazer crescer emocionalmente, focar-se nas suas verdadeiras prioridades e valores, tornando-o um melhor ser humano e uma pessoa mais feliz.

Um ambiente resiliente implica a promoção de uma visão optimista, que transmita segurança e confiança, de forma bidirecional (em que os líderes da organização confiam nas suas equipas e no seu empenho para a superação das dificuldades, assim como cada colaborador confia nos seus líderes e nas medidas que implementarem), não descurando a passagem de informação rigorosa, transparente e direta.

É fundamental que os colaboradores tomem conhecimento por parte dos seus profissionais de RH sobre a forma como a pandemia está a afectar a sua empresa – o estado de saúde das equipas, como as medidas de isolamento social estão a afetar os negócios da empresa, que ações está a empresa a empreender para assegurar a sobrevivência do negócio, a manutenção dos postos de trabalho e a preservação do rendimento dos colaboradores e se utilizarão, se necessário e possível, o pacote de medidas de apoio às empresas disponibilizado pelo Governo.

Isolamento social não implica afastamento social. Pelo contrário, para bem de todos, não podemos estar fisicamente presentes, mas mais do que nunca, precisamos de nos sentir acompanhados, informados e em contacto. Tal ajudará a combater a desesperança e a promover o moral das equipas.

Uma comunicação interna que demonstre interesse genuíno sobre o bem-estar físico e emocional dos colaboradores, divulgará também sugestões sobre como trabalhar eficazmente em teletrabalho, tirando proveito das tecnologias colocadas à disposição; informações sobre procedimentos que, quem terá de continuar a prestar serviço nas instalações, possa seguir para se proteger e proteger os outros; sugestões sobre como manter as rotinas e hábitos de vida saudáveis, como uma alimentação equilibrada ou a prática de exercício físico regular; ou indicações sobre como aproveitar o tempo em família.

Os profissionais de RH podem ainda contribuir para a superação dos atuais desafios que se colocam às empresas através do acompanhamento que poderão prestar aos seus líderes, incentivando-os a promover o contacto regular com as suas equipas, a reservarem um tempo em cada reunião destinado à partilha de experiências, preocupações e emoções; a terem em consideração que o teletrabalho pode ser particularmente desafiante quando ao mesmo tempo se tem de cuidar de filhos menores, ajudando esses elementos a centrarem-se nas prioridades e organizarem os momentos do dia.

E quando 2020 acabar, estaremos todos – indivíduos e empresas – mais fortes, criativos e autoconfiantes.

Este é o tempo dos profissionais de RH evidenciarem a sua mais valia nas empresas e torná-las mais humanas, aproveitemo-lo!

 

Mais sobre ArtigoGestão de pessoasGestão de RHGRHliderançaRH
Notícia anterior

The Upside. É o novo programa da Católica Porto Business School com a Walking Mentorship

Notícia seguinte

CHEP Europe tem novo presidente

Recomendamos

“Simples, eficaz e integrada”: Michael Page aposta em marca única para reforçar resposta às empresas

“Simples, eficaz e integrada”: Michael Page aposta em marca única para reforçar resposta às empresas

31 de Julho, 2026
O mercado de trabalho acaba de dar um sinal que não se via desde 2011

O mercado de trabalho acaba de dar um sinal que não se via desde 2011

30 de Julho, 2026
Afinal, o que procuram os jovens numa carreira? Este estudo deixa pistas para os DRH

Afinal, o que procuram os jovens numa carreira? Este estudo deixa pistas para os DRH

29 de Julho, 2026
Desemprego trava nos 5,8% e mercado de trabalho resiste – mas há sinais que não podem ser ignorados

A IA está a mudar o trabalho. Mas não como muitos temiam

23 de Julho, 2026
Porque é que o assédio no trabalho raramente acaba em sanção em Portugal?

ACT recebeu quase 3500 denúncias de assédio em 2025. Poucas deram origem a sanções

23 de Julho, 2026
Pacto de não concorrência. Das regras aos limites, o que diz o Código do Trabalho

Há profissionais que continuam a valer ouro, mesmo com as empresas a contratar menos. Falamos de si?

22 de Julho, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
CHEP Europe tem novo presidente

CHEP Europe tem novo presidente

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Academias de formação: da visão à transformação

Academias de formação: da visão à transformação

11 de Março, 2026
Já disponíveis as tabelas de retenção de IRS para 2026. Veja aqui!

Já disponíveis as tabelas de retenção de IRS para 2026. Veja aqui!

6 de Janeiro, 2026
Carla Caracol assume liderança de RH de Engineering & Construction na Proman

Carla Caracol assume liderança de RH de Engineering & Construction na Proman

10 de Março, 2026
Crónica: O que é isso de Mindset Digital? – por Catarina João Morgado, PwC’s Academy

Crónica. “Entre a crítica, a leveza e 100.000 pessoas a dançar”, por Catarina João Morgado

31 de Julho, 2026
“Simples, eficaz e integrada”: Michael Page aposta em marca única para reforçar resposta às empresas

“Simples, eficaz e integrada”: Michael Page aposta em marca única para reforçar resposta às empresas

31 de Julho, 2026
Tem uma proposta de emprego em vista? Nova funcionalidade da Coverflex quer garantir que não lhe escapa nenhum detalhe

Tem uma proposta de emprego em vista? Nova funcionalidade da Coverflex quer garantir que não lhe escapa nenhum detalhe

30 de Julho, 2026

Agenda de Eventos

Out 20
8:30 - 18:00

Global Talent Day 2026

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Nov 5
10:00 - 16:00

This Is Me- Associação Salvador

Nov 24
Novembro 24 @ 8:00 - Novembro 26 @ 17:00

Conferência: Total Rewards Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

Novo ciclo no ISEG. Mário Caldeira assume presidência até 2030

Novo ciclo no ISEG. Mário Caldeira assume presidência até 2030

30 de Julho, 2026
A arquitetura do futuro é híbrida e desenha-se na S+A. Entrevista a Mafalda Carvalho

Mafalda Carvalho é a nova DRH da SER – Senior Exclusive Residences

28 de Julho, 2026
Gi Group Holding Portugal anuncia nova liderança. Saiba quem sucede a Thomas Marra

Gi Group Holding Portugal anuncia nova liderança. Saiba quem sucede a Thomas Marra

15 de Julho, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');