SAP Portugal celebra 25 anos em Portugal. Recorde a história da tecnológica no território nacional.
Há 25 anos em Portugal, a SAP, que hoje emprega 420 colaboradores, transformou-se num fornecedor de cloud, suportado pela plataforma SAP HANA e integrando tecnologias de Internet of Things (IoT) e inteligência artificial. Ao longo deste quarto de século, a SAP Portugal tem acompanhado as organizações portuguesas na sua modernização e internacionalização e está atualmente a impulsionar a sua transformação digital. Conta com mais de 5.600 empresas utilizadoras das suas soluções em Portugal, que fazem parte de setores tão diversos como serviços (32%), distribuição e consumo (30%), energia e recursos naturais (15%), indústria transformadora (10%), setor público (5%) ou serviços financeiros (5%). Entre os clientes da SAP, 70% pertencem ao segmento das pequenas e médias empresas e estão incluídas 93 das 100 maiores organizações portuguesas, de acordo com a Exame 500 Maiores & Melhores, de 2017, ou 17 das 18 empresas do PSI-20.
“É um orgulho dirigir uma empresa que assume a inovação no seu ADN e cujas soluções servem de motor para a evolução dos nossos clientes em Portugal e no mundo. A SAP conquistou um peso significativo no panorama económico português, uma vez que o nosso negócio ultrapassa as fronteiras da nossa organização. Ao longo destes 25 anos, constituímos um sistema de parceiros SAP, que abrange atualmente cerca de 100 empresas, responsáveis por um volume de negócio, associado a soluções SAP, estimado em várias centenas de milhões de Euros e que levou a que mais de três mil profissionais se dedicassem hoje em dia à prática de SAP em Portugal”, afirma Luís Urmal Carrasqueira, diretor-geral da SAP Portugal desde meados de 2017, em comunicado.
Uma década de transformação e sucesso
Os últimos dez anos da SAP foram, provavelmente, os de maior modificação para a empresa. Consciente de que, para preservar a liderança que tem mantido ao longo da sua história, é absolutamente necessário transformar-se e inovar, a empresa que nasceu com o desenvolvimento do primeiro ERP (Enterprise Resource Planning), reinventou-se completamente para adequar a sua oferta às necessidades das empresas de hoje em dia. Esta transformação produziu-se por meio da sua própria inovação e por meio de aquisições de empresas. Assim, ao longo destes anos, a SAP fez várias aquisições, de entre as quais se destaca: Business Objects (2007), Sybase (2010), SuccessFactors (2011), Ariba (2012), Hybris (2013), Fieldglass (2014), Concur (2014), Gigya (2017) e a intenção de compra da Qualtrics Inc (em novembro de 2018).
Em termos da inovação desenvolvida internamente, houve uma solução que mudou a história mais recente da empresa: a SAP HANA, a plataforma de dados em memória que, lançada em 2010, revolucionou o mundo do software das aplicações de negócio. Entre as vantagens da plataforma encontram-se a velocidade de processamento, a simplificação do modelo de dados das várias soluções de negócio, a capacidade para suportar tanto as funcionalidades transacionais de registo da atividade diária e as analíticas de suporte à decisão, numa mesma plataforma. Até então estas duas áreas, essenciais a qualquer negócio, obrigavam à existência de sistemas diferentes, com estruturas de dados diferentes e sincronização periódica, não permitindo a análise de negócio em tempo real como acontece atualmente com a SAP HANA. A SAP adaptou e redesenhou a sua oferta para aproveitar todo o potencial da SAP HANA, que se tornou na plataforma de referência para a digitalização das empresas de qualquer dimensão e sector. A solução SAP S/4HANA, lançada em 2015, é o núcleo sobre o qual as empresas hoje assentam o desenvolvimento da sua transformação digital.
Outro aspeto que se destaca na recente oferta da SAP é a cloud. O negócio de cloud da SAP está em rápida expansão, apresentando um crescimento muito sólido ao nível das receitas de software em Portugal e aproximando-se dos 30% em termos de vendas de novas soluções. A SAP conta, a nível mundial, com mais de 170 milhões de subscritores e dispõe do mais amplo portefólio na cloud: mais de 100 soluções disponíveis para todas as linhas de negócio.
Transformação digital das empresas em Portugal
A SAP leva em conta 46 anos a ajudar as empresas de todo o mundo no seu processo de digitalização e Portugal não é exceção. Segundo Luís Urmal Carrasqueira, “as empresas portuguesas, hoje, estão realmente interessadas em dar o passo em direção à economia digital. Não só as grandes empresas, mas também as empresas de pequena e média dimensão”. A Altice, Efacec, EricBrodheim, Gelpeixe, Grupo Brisa, Grupo Pestana, Kinda, Logoplaste, Lusíadas, Lusiaves, RTP, Science4You, Sapec Agro, Sogenave são algumas das empresas que deram início ao processo de digitalização com a SAP.
“A SAP está a viver um dos melhores momentos da sua história em Portugal. Temos consecutivamente crescido acima do setor e em 2017 não só quase que duplicámos a faturação de há dez anos, como mais que triplicámos o número de colaboradores em Portugal”, realça Luís Urmal Carrasqueira.
Ao observar a necessidade de eficiência e produtividade das empresas, em paralelo com a crescente exigência dos consumidores e colaboradores por soluções inovadoras e melhores experiências, a SAP apresentou este ano o conceito da “empresa inteligente”. A empresa pretende que qualquer sistema empresarial seja capaz de priorizar as diferentes tarefas, de fazer recomendações sobre como resolver os problemas, de lidar com tarefas simples e repetitivas de forma automatizada e, ainda, que seja capaz de descobrir padrões e permitir um nível de conhecimento tão profundo que nos ajude a tomar, no momento certo, as melhores decisões.
Criação de emprego em Portugal
A força de trabalho da SAP Portugal tem experimentado a mesma evolução ascendente que a corporação mundial. Passou de três colaboradores no momento da sua abertura para 420 colaboradores à data de hoje. Neste número, estão incluídos os recursos da subsidiária nacional e portugueses com funções internacionais, assim como toda a equipa do Centro Internacional de Serviços. Desde o início de 2018 até ao momento, a SAP já contratou mais de 80 colaboradores em Portugal.
Inaugurado em junho de 2012, o Centro Internacional de Serviços acelerou significativamente a entrega de valor para os clientes da SAP. Esta estrutura é um importante investimento de longo prazo da SAP, que cria emprego qualificado em Portugal e dedica-se à exportação de serviços geradores de valor para os clientes da SAP na Europa, Médio Oriente e África. São entregues, a partir de Portugal, serviços de consultoria e implementação de soluções SAP, de forma acelerada e remota, em áreas críticas para o crescimento do negócio dos nossos clientes, como a mobilidade empresarial, a analítica preditiva, cloud computing, tecnologia de processamento em memória, customer experience, big data e IoT.
Para além de crescer, a força de trabalho da SAP em Portugal também se tem diversificado. Hoje, 36% são do género feminino e compreendem mais de dez nacionalidades distintas. Entre uma força de trabalho, cuja idade média é de 36 anos, a SAP Portugal conta com 38% de colaboradores com menos de 30 anos.
Aproximação às universidades
Uma das grandes apostas da SAP em Portugal é a cooperação estratégica com as universidades e institutos politécnicos através do seu programa SAP Next-Gen. A empresa tem vindo a estabelecer em Portugal protocolos com instituições académicas de renome, nomeadamente com a Universidade Nova, o Instituto Politécnico de Tomar e a Universidade do Minho, que visam a criação de competências em soluções fundamentais à gestão de informação empresarial e responder às exigências de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e abrangente.
Paralelamente, a SAP procura promover a interação de docentes, investigadores, alunos, parceiros e especialistas da SAP e apoiar a criação de modelos de negócios inovadores e projetos digitais que ajudarão a responder aos desafios de transformação digital da economia nacional e internacional.
Prioridades para 2019
A SAP Portugal irá manter a sua total orientação para o cliente, ajudando as empresas portuguesas a inovarem e a serem mais produtivas. O compromisso de disponibilizar uma oferta abrangente de soluções vai permitir às organizações encontrarem os recursos necessários para projetos de inovação, que criem valor para os seus clientes finais e colaboradores e que, ao mesmo tempo, as tornem mais fortes e competitivas.
Como estratégia e abordagem ao mercado nacional, a SAP concentrará esforços sólidos e sustentados no conceito de empresa inteligente, cloud e inovação. A SAP disponibiliza uma suite inteligente de aplicações integradas, que assegura uma moderna experiência de utilização de todas as funções numa empresa, em qualquer dispositivo, assim como um modelo de dados simplificado e processos de negócio em tempo real. No contexto da aposta na empresa inteligente, a SAP promoverá a evolução dos clientes para a solução SAP S/4HANA.
Pretendendo ajudar as empresas a proporcionar a melhor experiência aos seus clientes e a saberem como melhor os reter, a cloud e a solução customer experience será outra das áreas em que a empresa se irá concentrar. Esta solução é uma oferta integrada, desenhada para se centrar no cliente. Vem modernizar o enfoque das tradicionais soluções de CRM, que se centravam unicamente na área de vendas.
Outra das apostas da empresa em Portugal passa pelas plataformas na cloud, que deverão servir de fundação para as estratégias de inovação empresarial e para a construção de outros serviços. “Deveremos ir na direção de propostas que sejam a etapa elementar de uma integração ponta-a-ponta das tecnologias das empresas, desde o blockchain ao machine learning passando pela IoT”, conclui Luís Urmal Carrasqueira.