Em comunicado, a organização sem fins lucrativos SEMEAR já conseguiu integrar 57 pessoas com DID – Dificuldade Intelectual e do Desenvolvimento – no mercado de trabalho numa rede de 27 empresas parceiras.
A missão do SEMEAR é criar programas sustentáveis que promovam o emprego para pessoas com deficiência, formando, capacitando e integrando-as no mercado de trabalho. De acordo com a organização, estima-se que a taxa de desemprego para pessoas com DID é seis vezes superior à faixa de desempregados na Europa e Portugal.
Os desafios do contexto laboral nacional e as consequentes barreiras e lacunas na integração profissional de pessoas com DID, conduziram à criação da Academia SEMEAR, onde implementa um modelo único de formação certificada, que passa por uma aprendizagem continuada e prática, apoiando empresas e escolas parceiras do SEMEAR rumo a uma jornada de inclusão mais eficaz de pessoas com DID.
No último ano, o número de formandos na Academia SEMEAR aumentou 15%, o que significou ter 99 jovens a receber formação e capacitação rumo ao mercado de trabalho. Apoiando ativamente as entidades empregadoras para receber estes jovens, a rede de empresas parceiras do SEMEAR tem registado um crescimento. Contudo a organização apela para que mais empresas se juntem a este movimento que promove a inclusão e um futuro a pessoas com DID.
Composta por uma equipa multidisciplinar e inclusiva de mais de 50 pessoas, o SEMEAR procura dotar as famílias, empresas, entidades públicas, agentes educativos e sociedade civil de competências para a inclusão de pessoas com deficiência, como um propósito e um beneficio comum.
Joana Santiago, Presidente do SEMEAR, assinala que “embora sintamos uma mudança, certo é que há ainda muito a fazer para que as pessoas com deficiência representem um grande e importante contributo para o desenvolvimento económico do país. Temos a convicção e sabemos das suas imensas potencialidades e, por isso, concebemos um programa pioneiro e individualizado, assente no desenvolvimento de competências pessoais, sociais e técnicas que lhes garanta o emprego, acompanhando o seu percurso, bem como apoiando a empresa para uma inclusão bem-sucedida”.