O mundo mudou e o timeline para o futuro é mais curto. O futuro é hoje e a necessidade de formar passou a ser urgente. Segundo o ISQ, as profissões do futuro passam pelas competências digitais combinadas com soft skills.
Apesar de contar com uma diversidade de áreas de conhecimento e formação, oferecendo soluções e programas em todas as seis áreas-core de competências para as profissões do futuro, ao nível do smart learning (em formato online e blended line), “o ISQ criou competências core, aceleradores do desenvolvimento económico, da transformação digital e transição “verde”, partilhando com as empresas o conhecimento para as profissões do futuro”, explica Margarida Segard, Diretora da ISQ Academy.
As profissões de futuro identificadas previamente a curto e médio prazo mantêm-se em seis áreas-chave:
1. Automação e Programação|Coding
2. Gestão de redes, de pessoas e de risco
3. Otimização e eficiência de processos e dados
4. Gestão e processos “verdes” e de Sustentabilidade
5. Design e distribuição de produto|serviço
6. Soft Skills ou “meta skills”
As competências digitais incluindo coding e as competências de liderança e soft skills estão na pole position e são acelarators, não apenas pela real e urgente necessidade, como pela transversalidade a todas as funções e profissões, que implicam um rapid learning democratizado e acessível para todos os trabalhadores, gestores e empreendedores.