As “Tendências 2025: Desafios e oportunidades do recrutamento atual” foi o tema do Webinar que contou com o apoio da BL Consulting. Como a própria temática sugere, o foco esteve no que é esperado para o processo de recrutamento neste ano, através de um debate que permitiu uma comparação entre empresas de diferentes setores.
Maria João Pereira, Recruitment Director da BL Consulting (BL Recruitment) foi a moderadora da conversa que contou com a presença de: Alexandra Lopes, Administradora e Diretora de Recursos Humanos do Grupo Visabeira; Rita Rodrigues, Diretora Administrativa do Estaleiro da Lisnave e Responsável de RH da Lisnave; e Helena Castro, Diretora de Recursos Humanos da EbankIT.
O início ficou marcado pela questão: “Poderá o processo de recrutamento ser totalmente digitalizado? O que está já a ser feito neste sentido?”. As respostas indicaram diferentes realidades no uso de ferramentas de IA (Inteligência Artificial) neste processo. Maioritariamente, onde estas empresas se posicionam no uso de ferramentas totalmente digitais é no processo de onboarding, na preparação das entrevistas e no CV screening. O recrutamento manterá uma vertente personalizada, face a face, especialmente nas entrevistas individuais.
“Utilizamos IA para nos ajudar a fazer a triagem [de currículos], mas também temos pessoas especializadas”
Alexandra Lopes, Administradora e Diretora de RH do Grupo Visabeira
Relativamente ao tema da escassez de recursos (“guerra de talentos”), e o que está a ser feito para colmatar esta questão, as diferentes oradoras reforçaram que temas como os benefícios globais são o que faz a diferença para os colaboradores de hoje. Mais do que planos para recrutar, é importante garantir planos que retenham os colaboradores, através de medidas como flexibilidade no trabalho, contextos que permitam às pessoas crescer, ou formações específicas que permitam a especialização dos colaboradores, aumentando a sua empregabilidade.
Este último ponto está muito alinhado com as boas práticas implementadas, enquanto medidas de employer branding, sendo destacado pelas três oradoras que a utilização de “academias de reconversão” se mostra como uma excelente ferramenta de posicionamento no mercado.
“A digitalização do processo de recrutamento é, sem dúvida, uma tendência”
Rita Rodrigues, Diretora Administrativa do Estaleiro da Lisnave e Responsável de RH da Lisnave
Ainda no tema do employer branding, a responsabilidade social é interpretada como fator diferenciador, sendo um dos principais tópicos identificados pelos potenciais (e atuais) colaboradores das empresas em causa. Mais uma vez, alinhadas sob a máxima: “Os colaboradores atuais são os principais embaixadores da marca”.
O Webinar terminou com uma reflexão sobre as tendências para o futuro do trabalho, tendo por base o relatório do World Economic Forum, através do qual é possível identificar as competências necessárias para 2030. As oradoras reforçaram que a sua estratégia passa por desenvolver e recrutar tanto por competências técnicas (que maioritariamente são desenvolvidas inhouse), como pelas chamadas soft skills, que marcam verdadeiramente a diferença no mercado de trabalho.
“Nós acabamos por recorrer a um processo de recrutamento misto, salvaguardando-nos junto de parceiros nacionais e internacionais”
Helena Castro, Diretora de Recursos Humanos da Ebankit
Assista ao Webinar em: https://www.youtube.com/watch?v=FAUndAC7pr4&t=449s
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