56% das empresas inquiridas consideram que a comunicação interna teve uma grande importância durante a pandemia e que mudaram a forma como comunicam com os seus colaboradores. Esta é uma das conclusões do estudo “Communicate to Thrive” desenvolvido pela Mercer Portugal, que teve como objetivo estudar a comunicação interna a nível nacional.
No entanto, o estudo da Mercer também apurou que, ao nível nacional, 44% das empresas não disponibilizam qualquer formação em comunicação aos seus colaboradores, o que poderá representar um obstáculo à eficácia da Comunicação Interna.
“Torna-se, assim, crucial formar e disponibilizar recursos para que os colaboradores desenvolvam competências como a escuta ativa, empatia e comunicação com impacto, de forma a envolver, motivar e alinhar as equipas”, afirma a Mercer Portugal no texto do estudo.
Apesar deste dado, o estudo da Mercer indica duas tendências: uma mudança no modelo comunicacional e a crescente digitalização da comunicação interna.
75% das empresas a afirmarem ter adotado o modelo híbrido. Ao nível da comunicação, as principais mudanças apontadas são uma maior consciencialização para temas como o trabalho híbrido, a literacia digital, o bem-estar, entre outros (68%), um aumento de canais de comunicação (58%), um aumento da comunicação inter e intra equipas (46%) e uma maior frequência na comunicação da Direção com todos os colaboradores (40%).
Do ponto de vista da digitalização, o e-mail é o canal de comunicação a que as empresas mais recorrem, sendo a rapidez e facto de ser utilizado por todos os colaboradores os principais motivos que justificam esta preferência. A intranet é mencionada em segundo lugar, tendo a segurança enquanto fator predominante. Seguem-se as plataformas digitais, as quais têm um destaque particular nas empresas com menos de 1.000 colaboradores, sobretudo devido à sua eficácia. Seguem-se a newsletter e os manuais de acolhimento.
“Perante um contexto cada vez mais complexo e volátil, assistimos a alterações profundas das necessidades e expetativas dos colaboradores. E, quando as premissas mudam, a forma como comunicamos muda também. Cada vez mais os colaboradores querem trabalhar com a empresa e não apenas trabalhar para a empresa”, afirma Mariana Blanc, Principal, Change Management & Communication Strategy da Mercer Portugal.