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5 estratégias para atrair e recrutar profissionais de TI

IIRH Por IIRH
21 de Março, 2022
em RECRUTAMENTO & ONBOARDING, TENDÊNCIAS RH
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gestão de capital humano
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A crescente inovação e transformação digital gerou uma maior necessidade, por parte das organizações, de otimização da sua estrutura e criou novas necessidades de talento, em especial na área tecnológica. Contudo, a procura não é acompanhada pela disponibilidade destes profissionais altamente qualificados no mercado, provocando uma escassez de talento que atinge atualmente níveis máximos.

Para a combater, além de ajustarem a sua proposta de valor, tornando-a mais atrativa e em linha com as prioridades e características destes colaboradores, as empresas devem também adaptar o próprio processo de recrutamento. É com este cenário em mente que o ManpowerGroup identifica cinco estratégias de recrutamento que podem ajudar as empresas a captar os perfis tecnológicos de que mais precisam.

Reforçar a presença de Tech Recruiters no departamento de Recursos Humanos

Os Tech Recruiters, como o próprio nome indica, são responsáveis de Recursos Humanos (RH) focados em recrutamento tecnológico e com um elevado conhecimento sobre o setor e os seus profissionais. Conhecem ao detalhe os perfis que querem recrutar, bem como as funções em aberto e as novas tendências do mercado tecnológico, dados essenciais para comunicarem eficazmente com os candidatos. São profissionais que estão em constante atualização no que respeita às ferramentas e técnicas de recrutamento especializado, conhecendo as melhores estratégias para alcançarem profissionais passivos, ou seja, que não procuram proativamente um novo desafio na carreira. Este conhecimento revela-se um ponto diferenciador no momento de contacto com os profissionais de IT, mas também de apresentação dos melhores argumentos que relevem o valor da função em aberto.

Recorrer a um serviço externo de recrutamento ou um freelancer especializado

Gerir um processo de recrutamento, desde a fase inicial ao momento de contratação, exige um elevado número de horas e recursos, sendo que a competitividade do setor torna esta tarefa ainda mais exigente. Por este motivo, cada vez mais empresas recorrem a serviços externos, que dispõem das ferramentas necessárias para encontrar o talento que precisam, otimizam procedimentos e recorrem a métodos de avaliação mais elaborados e a recrutadores especializados em IT.

À semelhança destes serviços, também os recrutadores freelancers especializados em tecnologia podem ser uma opção a considerar, já que, devido à sua experiência, detêm uma rede de contactos muito completa e um elevado conhecimento sobre a área.


Recorrer ao Inbound Recruitment

À semelhança do Inbound Marketing, o Inbound Recruitment procura, através da implementação de estratégias de marketing online e da produção de conteúdo, atingir e envolver grupos de candidatos com características muito específicas e aumentar o reconhecimento da marca enquanto entidade empregadora. Esta técnica é especialmente eficaz para atingir perfis passivos, ao utilizar, por exemplo, campanhas em redes sociais que identificam estas pessoas.

Desta forma, as empresas que implementam corretamente o Inbound Recruiting conseguem construir relações mais relevantes com os candidatos, fazendo com que estes se sintam mais em linha com a proposta de valor da entidade empregadora.

Utilizar redes sociais estratégicas no processo de atração de candidatos

O uso das redes sociais no recrutamento tem vindo a ganhar maior credibilidade ao longo dos anos, tendo evoluído do recurso aos sites de emprego tradicionais para a adoção de redes dedicadas especialmente ao contacto entre empresas e profissionais. O LinkedIn tem sido uma ferramenta em destaque para este efeito, já que cada pessoa publica as principais informações sobre a sua vida académica e profissional, permitindo às empresas pesquisarem e atingirem os perfis mais adequados, de forma mais simples e direta.

Aplicar Inteligência Artificial ao processo de recrutamento

A tendência é que os processos de recrutamento se tornem cada vez mais digitais, indo para além das entrevistas e das avaliações online. Cada vez mais, a Inteligência Artificial (IA) será uma parte integrante destes processos, oferecendo uma melhor capacidade de tratamento e interpretação de dados e previsão de performances futuras. Esta otimização pode concretizar-se por duas vias: por um lado permitirá melhorar a correspondência entre candidato e função a desempenhar, por outro, durante o próprio processo de recrutamento, permitirá alinhar as especificidades das funções com as competências e especializações dos recrutadores, melhorando a sua capacidade de entrega. Nesta abordagem, a IA conduz ao recrutamento inteligente, que permite cruzar o talento mais qualificado com os recrutadores mais adequados num processo 100% digital. Este novo método está já disponível em Portugal, através da TalentSpot, a plataforma tecnológica do ManpowerGroup, especializada em talento tecnológico que, através de um algoritmo de IA, propõe os três recrutadores freelancers mais qualificados para responder aos perfis de cada vaga, conseguindo em menos de 10 dias, entregar os candidatos mais alinhados com as necessidades da organização.

Estas são algumas das estratégias que visam facilitar a atração de perfis tecnológicos e ajudar as organizações a contornar e dar resposta à atual escassez de talento no setor.

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