Se está insatisfeito na empresa onde trabalha, já lhe deve ter surgido a ideia de pedir demissão. Se discorda da gestão administrativa, ou com algum aspeto da administração, até que ponto deve tentar fazer um acordo, definir um limite ou mesmo demitir-se? A Forbes Brasil reuniu sete perguntas que vão ajudá-lo a perceber e a decidir se deve pedir demissão:
1 – A sua função passa por discordar?
Se, por exemplo, a sua função passar por levantar preocupações sobre a direção estratégica da empresa, então o seu papel passa por discordar e essa diferença de opinião pode não ser um sinal de alerta. No entanto, se sente que discorda constantemente da empresa, talvez se sinta mais confortável numa organização com uma direção diferente, onde as suas ideias sejam aceites. Reflita sobre a natureza desse desentendimento.
2 – Demitir-se vai melhorar a situação?
Se pedir demissão, não será capaz de promover uma mudança significativa na empresa. Isto é, deixará de ter influência na empresa. Todas as organizações têm atributos bons e menos bons, e todo o trabalho tem as suas responsabilidades e funções. É normal que haja algo com o qual você discorda ou de que não gosta. Mas a verdade é que terá mais impacto dentro da empresa, se o seu desejo for genuinamente melhorar a situação, para a empresa, para si, e para os outros.
3 – Tem uma alternativa melhor?
Antes de se demitir, analise as alternativas: tem outras ofertas? Está disposto a continuar a procurar um emprego melhor? Analise as possibilidades, e reflita sobre se a nova proposta lhe pode trazer problemas semelhantes. Mantenha em mente que o mercado de trabalho está cada vez mais desafiador.
4 – Pode-se dar ao luxo de se demitir?
Tem a capacidade de “aguentar” a busca por um novo emprego? Faça uma revisão às suas economias, de modo a perceber se a demissão é um processo a considerar.
5 – Será muito cedo para desistir?
Mantenha em mente que os primeiros dias num novo emprego são quase sempre estranhos. Se ainda está a aprender, ainda está também a descobrir como a empresa funciona. Reflita sobre se as suas dúvidas são sobre a situação ou sobre a novidade da situação.
6 – Poderá estar demasiado envolvido na situação para tomar uma decisão?
É importante que não se deixe levar pelo “calor do momento”. Se está chateado com algo que a empresa fez, seja falta de apoio dos superiores, falta de compromisso ou algum desacordo, poderá estar ainda no “calor do momento” e tomar decisões das quais, mais tarde, se poderá arrepender. Mesmo que queira desistir, mantenha uma postura profissional e racional.
7 – Como pode garantir que a situação não ocorre novamente?
Se optar pela demissão devido à falta de concordância com a empresa em vez de tentar resolver a situação, perderá, de certa forma, a oportunidade de aumentar a sua resiliência. No entanto, também não deve ficar “preso” a um emprego apenas para evitar deixar o seu posto em pouco tempo. Seja como for, aprenda a melhorar uma situação antes de desistir!
[Fonte: Forbes Brasil]
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