ASSINAR NEWSLETTER
Sexta-feira, Outubro 16, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • employer branding
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Os benefícios existem, mas os seus colaboradores usam-nos?

Um benefício pode existir, estar acessível e continuar a não ter utilidade para quem trabalha na empresa. A questão, segundo Natália Puchala, Key Account Manager da corporate benefits Portugal, está em perceber se a oferta acompanha as necessidades reais dos colaboradores e se estes sabem sequer que ela existe.

IIRH Por IIRH
16 de Outubro, 2026
em DESTAQUES, MERCADO RH
0
Os benefícios existem, mas os seus colaboradores usam-nos?
5
Partilhas
57
Visualizações

O

valor de um benefício não se mede pelo lugar que ocupa na lista de regalias, mas pela utilidade que tem para quem o recebe. “Não basta um benefício ser espetacular. Tem de fazer a diferença na vida dos colaboradores”, sublinha Natália Puchala, Key Account Manager da corporate benefits Portugal, em entrevista à RHmagazine.

A responsável chama a atenção para um ponto que pode, por vezes, passar despercebido: “Existe uma diferença entre ter uma boa oferta e conseguir que as pessoas a utilizem”. Na prática, um benefício pode parecer convincente no papel e, ainda assim, ter pouca relevância no dia a dia, não se adequar às circunstâncias dos colaboradores, ser difícil de encontrar ou não ter sido devidamente explicado.

As necessidades também variam de pessoa para pessoa. “Os colaboradores não formam um grupo homogéneo”, lembra Natália Puchala. Entre as áreas que identifica como relevantes no apoio estão o combustível, o fitness, as viagens, a eletrónica e a moda. Mas uma oferta, por si só, não chega: “Um benefício não pode criar valor se os colaboradores não souberem que existe ou como o podem utilizar.”

Os dados do Wellbeing Compass 2025 reforçam esta visão. O estudo, realizado pela Urban Sports Club e divulgado pela Talent Portugal, revela que, em Portugal, 49% dos inquiridos afirmaram que a segurança financeira, como um salário justo ou a segurança no emprego, teria o maior impacto no seu bem-estar.

Natália Puchala, Key Account Manager da corporate benefits Portugal

E quando os benefícios deixam de ser relevantes?

É quando as necessidades deixam de encontrar correspondência na oferta que, segundo Natália Puchala, “o valor percecionado da entidade empregadora pode diminuir”. A responsável aponta ainda a possibilidade de os colaboradores considerarem os benefícios desatualizados, de a adesão baixar e de a empresa perder capacidade de diferenciação no recrutamento. “O principal risco é o aumento da distância entre aquilo que a entidade empregadora promete e aquilo que os colaboradores realmente experienciam”, adverte.

Natália Puchala afasta, ainda assim, uma relação direta entre uma oferta desatualizada e a saída de pessoas. “Não diríamos que leva, por si só, as pessoas a sair da empresa.” Contudo, pode contribuir para a perceção de que a relação laboral já não reflete as necessidades dos colaboradores e, na sua perspetiva, representar uma oportunidade perdida para demonstrar reconhecimento de forma concreta e visível.

“Uma estratégia de benefícios precisa de um ciclo de feedback.”

Também a utilização dos benefícios deve ser interpretada. “A utilização, por si só, não permite concluir que exista um efeito na retenção, na satisfação ou no compromisso dos colaboradores”, explica a Key Account Manager da corporate benefits Portugal. A retenção depende de vários fatores, entre os quais a liderança, a remuneração, as oportunidades de desenvolvimento e a cultura da empresa. “Por isso, distinguimos cuidadosamente entre correlação e causalidade.”

A leitura dos dados deve, por isso, ser mais abrangente. Registos, utilização repetida, categorias mais procuradas, poupanças e feedback dos colaboradores devem ser analisados em conjunto com informação sobre envolvimento e retenção. A pergunta que daí resulta é outra: “Que benefícios criam valor, para quem e em que momento do percurso do colaborador?”

Quantidade ou utilidade?

Num contexto de pressão sobre os custos, a dimensão do catálogo não deve, na visão de Natália Puchala, ser o ponto de partida. O critério deve ser o valor por colaborador. É preciso perguntar se o benefício é relevante, fácil de utilizar, inclusivo, simples de comunicar e mensurável, distinguindo entre aquilo que parece atrativo numa apresentação e aquilo que pode ser efetivamente utilizado no dia a dia.

A solução passa, de acordo com a própria, por reforçar aquilo que as empresas já disponibilizam. “Um portal da corporate benefits pode complementar os benefícios tradicionais”, refere. A plataforma reúne ofertas em áreas como combustível, viagens, tecnologia, fitness, moda, lazer e despesas domésticas. O serviço é gratuito para as entidades empregadoras e não implica qualquer compromisso.

Natália Puchala identifica uma atenção crescente dos colaboradores ao que as empresas disponibilizam para além do salário e do cartão de refeição. Trabalho remoto, apoio à infância, planos de pensões e benefícios que tornam o dia a dia mais económico estão entre os exemplos mencionados. É a capacidade de acompanhar as necessidades dos colaboradores que a responsável considera estar em causa quando os benefícios são tratados como uma oferta estática.

Há ainda um sinal que pode ser enganador. “A ausência de queixas não deve ser confundida com sucesso”, alerta. Os colaboradores podem simplesmente deixar de utilizar benefícios que já não consideram relevantes. Daí a necessidade, como defende, de acompanhar a oferta em vez de a dar por concluída no momento em que é disponibilizada. “Uma estratégia de benefícios precisa de um ciclo de feedback: comunicar a oferta, acompanhar os registos e a utilização repetida, ouvir os colaboradores e ajustar a seleção.”

corporate benefits

  • Plataforma de benefícios para colaboradores
  • Criada em 2003
  • Presente em 11 países
  • 10 dias é o prazo habitual para configurar o portal
  • Sem custos nem compromisso para as entidades empregadoras
  • Descontos: viagens, combustível, eletrónica, moda, fitness, lazer e despesas domésticas

Artigo publicado na edição 165 da RHmagazine, referente aos meses de setembro e outubro de 2026


Aproveite e leia já as últimas edições da RHmagazine AQUI

Mais sobre bem estarbenefícios extrassalariaisBenefícios;Compensaçãocorporate benefitsEVPExperiência do ColaboradorNatália Puchalaproposta de valor ao colaboradorrecursos humanosRetenção de talentoRHsegurança financeira
Notícia anterior

Seguros de saúde mais caros: o que devem os RH fazer antes da próxima renovação? Veja as respostas do nosso último webinar

Notícia seguinte

Aceitaria um emprego por causa deste benefício? Há um dado que deve fazer os RH repensar a estratégia

Recomendamos

Aceitaria um emprego por causa deste benefício? Há um dado que deve fazer os RH repensar a estratégia

Aceitaria um emprego por causa deste benefício? Há um dado que deve fazer os RH repensar a estratégia

16 de Outubro, 2026
Seguros de saúde mais caros: o que devem os RH fazer antes da próxima renovação? Veja as respostas do nosso último webinar

Seguros de saúde mais caros: o que devem os RH fazer antes da próxima renovação? Veja as respostas do nosso último webinar

15 de Outubro, 2026
Vai pagar ou receber menos? Prepare-se: IRS pode surpreender e não pelos melhores motivos

É oficial! Escalões de IRS sobem 3,88% em 2027. Conheça os novos valores

15 de Outubro, 2026
O passado dos candidatos deve influenciar a decisão dos empregadores?

Da liberdade para cessar o contrato de trabalho

15 de Outubro, 2026
Podcast “Pessoas & Talento”: Inês Odila (Coverflex) revela o que pode estar a faltar aos pacotes de benefícios

Podcast “Pessoas & Talento”: Inês Odila (Coverflex) revela o que pode estar a faltar aos pacotes de benefícios

15 de Outubro, 2026
A nova fase da Talenter começa com um regresso às origens

A nova fase da Talenter começa com um regresso às origens

14 de Outubro, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
Aceitaria um emprego por causa deste benefício? Há um dado que deve fazer os RH repensar a estratégia

Aceitaria um emprego por causa deste benefício? Há um dado que deve fazer os RH repensar a estratégia

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Estes foram os seis temas críticos que fizeram cair o acordo da reforma laboral

O salário mínimo vai subir em 2027. Saiba quais os três valores em cima da mesa

12 de Outubro, 2026
Da Academia Montepio à Federação Portuguesa de Futebol. O novo desafio de Lurdes Romeiro Serrão

Da Academia Montepio à Federação Portuguesa de Futebol. O novo desafio de Lurdes Romeiro Serrão

13 de Outubro, 2026
RH Talk – O Paradoxo de 2026: mais tecnologia, menos energia humana?

RH Talk – O Paradoxo de 2026: mais tecnologia, menos energia humana?

25 de Junho, 2026
Aceitaria um emprego por causa deste benefício? Há um dado que deve fazer os RH repensar a estratégia

Aceitaria um emprego por causa deste benefício? Há um dado que deve fazer os RH repensar a estratégia

16 de Outubro, 2026
Os benefícios existem, mas os seus colaboradores usam-nos?

Os benefícios existem, mas os seus colaboradores usam-nos?

16 de Outubro, 2026
Seguros de saúde mais caros: o que devem os RH fazer antes da próxima renovação? Veja as respostas do nosso último webinar

Seguros de saúde mais caros: o que devem os RH fazer antes da próxima renovação? Veja as respostas do nosso último webinar

15 de Outubro, 2026

Agenda de Eventos

Out 20
8:30 - 18:00

Global Talent Day 2026

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Nov 4
10:00 - 16:00

This Is Me- Associação Salvador

Nov 24
Novembro 24 @ 8:00 - Novembro 26 @ 17:00

Conferência: People Analytics Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

Da Academia Montepio à Federação Portuguesa de Futebol. O novo desafio de Lurdes Romeiro Serrão

Da Academia Montepio à Federação Portuguesa de Futebol. O novo desafio de Lurdes Romeiro Serrão

13 de Outubro, 2026
United Hospitality Management tem nova responsável de RH para a Europa. Quem foi escolhida?

United Hospitality Management tem nova responsável de RH para a Europa. Quem foi escolhida?

12 de Outubro, 2026
Verdasca Group escolhe Sónia Afonso como nova Diretora de Recursos Humanos

Sónia Afonso é a nova Diretora de Recursos Humanos da Marec, Espaço Casa

7 de Outubro, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • employer branding
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');