ASSINAR NEWSLETTER
Sexta-feira, Setembro 25, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Opinião: Memórias de liderança por Anabela Rodrigues do IPAM

Vanessa Henriques Por Vanessa Henriques
21 de Agosto, 2018
em GESTÃO DA CARREIRA RH
0
Opinião: Memórias de liderança por Anabela Rodrigues do IPAM
56
Partilhas
141
Visualizações

Anabela Rodrigues

Quando falamos em liderança, ou mais concretamente em líderes, recuperamos, através de um processo construtivo, alguns rostos que nos marcaram porque estarem, talvez, relacionados com factos que envolveram emoções fortes.

Tenho vindo a pedir a algumas pessoas (amigos, alunos, colegas, familiares) que elejam um líder de sua referência. As escolhas recaem maioritariamente sobre lideranças no contexto político como Napoleão Bonaparte, Barack Obama, JFK, Margarete Thatcher, Abram Lincoln, Martin Luther King ou Nelson Mandela, ou lideranças no contexto religioso como o Papa João Paulo II, Papa Francisco, Madre Teresa de Calcutá ou Mahatma Gandhi.

Mas, afinal, por que ficam estas pessoas na “memória”? Porquê estas e não outras? Será a forma como passam a sua mensagem? Será porque inspiram as pessoas ou inspiram o futuro? Será porque as pessoas se reveem no seu exemplo? Será o que acrescentam ao mundo que as torna diferentes? Será que foi pelos seus testemunhos ou pela sua força de lutarem pelos ideais em que acreditam e pelos quais muitas estiveram, inclusive, dispostas a dar a sua vida? Quando procuro saber junto dessas pessoas se existirá, afinal, uma “habilidade maior” que distingue os líderes que escolheram, ninguém sabe explicar. Fico, apenas, com a sensação de que a escolha é pessoal e do domínio afetivo, pela forma emocionada e entusiasta como defendem essa sua opção, possivelmente ancorada nas tais experiências emocionais fortes.

Nas minhas memórias de liderança está um episódio relacionado com o anúncio da eleição do cardeal Karol Wojtyla (Papa João Paulo II) como o novo Papa, em 1978.

Como sabem, o anúncio é feito da varanda central da Basílica de São Pedro no Vaticano, em Roma. Após esse anúncio, o novo papa é apresentado ao povo para dar a sua primeira bênção. Essa sua apresentação ao povo foi considerada, por muitos, especial, e essa forte experiência emocional que muitos sentiram (inclusive eu) relacionou-se, possivelmente, com a forma como humildemente olhou, sorriu, falou, emocionado, e acenou aos que o olhavam. Lembro-me de ter acreditado no futuro. Será que Napoleão Bonaparte tinha razão: “Um líder é um vendedor de esperança”?

A primeira vez que li a frase de Abraham Lincoln “ A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns”, também acreditei no futuro. Recordo-me de pensar como poderíamos todos ser mais e querer mais se ao longo da vida nos cruzássemos com líderes.

Voltando às memórias de liderança, recupero um outro rosto: William Wallace, guerreiro escocês que liderou os seus compatriotas na resistência à dominação inglesa imposta pelo reinado de Eduardo I. Derrotou de forma heróica o exército inglês na Batalha de Stirling Bridge, sendo considerado, até hoje, um dos maiores patriotas e heróis da história da Escócia. Homem de honra, que acreditando na liberdade como valor supremo, conseguiu mobilizar o poder necessário para mudar atitudes e crenças no seu pequeno grupo de guerreiros que o seguiram com lealdade e respeito, admirando-o e dispondo-se, por isso, a lutar com ele por essa liberdade na qual, também, passaram a acreditar. Pessoas comuns que desenvolveram habilidades extraordinárias e que, por isso, alcançaram algo extraordinário.

Finalmente, nesta minha viagem às memórias de liderança, vejo Abraham Lincoln, 16º presidente dos Estados Unidos da América, que liderou o país de forma bem-sucedida durante a sua maior crise interna, a Guerra Civil, preservando a união do país e abolindo a escravatura. Foi considerado pelos norte-americanos o melhor presidente da história dos Estados Unidos. O que fez de extraordinário? Porque o admiraram os norte-americanos? Talvez o tenham percecionado como justo, próximo, fiel aos seus ideais e de caráter forte. Falamos de memórias de liderança.

Há pessoas que simplesmente aparecem e marcam as nossas vidas para sempre.

Por: Anabela Rodrigues, Docente do IPAM – The Marketing School Aveiro

Notícia anterior

Natacha Villas Boas é a nova diretora de Retail do Freeport

Notícia seguinte

As 5 competências mais escassas em Portugal são….

Recomendamos

O fim do HR Business Partner? O que Josh Bersin está realmente a dizer

O fim do HR Business Partner? O que Josh Bersin está realmente a dizer

19 de Agosto, 2026
Porque é que profissionais brilhantes continuam a passar despercebidos?

Porque é que profissionais brilhantes continuam a passar despercebidos?

9 de Julho, 2026
De murais de gratidão a projetos de impacto social: 12 ideias para celebrar o Dia Internacional dos Recursos Humanos

Os três comportamentos que distinguem os líderes humildes dos arrogantes

2 de Julho, 2026
Longevidade: há vida profissional depois dos 50. E as empresas, estão preparadas?

Longevidade: há vida profissional depois dos 50. E as empresas, estão preparadas?

8 de Junho, 2026
Employee Experience e Gestão do Talento: desafio estratégico do HR Business Partners

Employee Experience e Gestão do Talento: desafio estratégico do HR Business Partners

5 de Junho, 2026
Transparência salarial: as datas que os departamentos de RH devem ter em conta

Há três datas que os RH devem marcar já na agenda para evitar incumprimentos (e coimas!)

28 de Maio, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
As 5 competências mais escassas em Portugal são….

As 5 competências mais escassas em Portugal são....

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Joana Gonzalez volta a bordo da TAP com novo desafio: liderar os destinos de RH da companhia aérea

Joana Gonzalez volta a bordo da TAP com novo desafio: liderar os destinos de RH da companhia aérea

24 de Setembro, 2026
Boost 2027: a Bosch abre candidaturas para acelerar carreiras em Portugal

Boost 2027: a Bosch abre candidaturas para acelerar carreiras em Portugal

21 de Setembro, 2026
Pressão dos custos leva empresas portuguesas a rever benefícios

Novo corte do IRS chega aos salários em novembro. Fizemos as contas e há um “mas” que os RH (e trabalhadores) devem saber

16 de Setembro, 2026
Portugal acelera e entra no top 5 das contratações tecnológicas. A corrida agora é pelo talento

Portugal tem um desafio até 2030: formar 71% da força de trabalho

25 de Setembro, 2026
Há talento que o mercado de trabalho ainda não está a ver. Esta campanha quer mudar isso

Há talento que o mercado de trabalho ainda não está a ver. Esta campanha quer mudar isso

25 de Setembro, 2026
Um currículo irrepreensível já não abre portas. Saiba como destacar-se quando todos recorrem à IA

Um currículo irrepreensível já não abre portas. Saiba como destacar-se quando todos recorrem à IA

25 de Setembro, 2026

Agenda de Eventos

Set 30
9:00 - 12:30

Employer Branding by iiRH 2026

Out 1
10:00 - 11:00

Human Risk Insights Talks

Out 20
8:30 - 18:00

Global Talent Day 2026

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

Joana Gonzalez volta a bordo da TAP com novo desafio: liderar os destinos de RH da companhia aérea

Joana Gonzalez volta a bordo da TAP com novo desafio: liderar os destinos de RH da companhia aérea

24 de Setembro, 2026
ISEG Executive Education muda de liderança. Conheça os cinco novos nomes do Conselho de Administração

ISEG Executive Education muda de liderança. Conheça os cinco novos nomes do Conselho de Administração

22 de Setembro, 2026
LeYa inicia novo capítulo com Sofia Correia de Barros como CEO

LeYa inicia novo capítulo com Sofia Correia de Barros como CEO

7 de Setembro, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');