A NTT DATA, consultora global de negócios e tecnologia, acaba de revelar os primeiros resultados de uma extensa análise original que revela que “o tempo de brincar” com GenAI terminou. Os resultados indicam de forma esmagadora que os líderes estão a direcionar o foco das experiências para casos de uso de longo prazo que transformam a performance dos negócios, a cultura de trabalho, a conformidade regulamentar, a segurança e a sustentabilidade.
O estudo, “Global GenAI Report: How organizations are mastering their GenAI destiny in 2025”, revela que quase todos os líderes inquiridos já investiram em GenAI e 83% já criaram equipas “especializadas” ou “robustas” em GenAI.
Os principais casos de aplicação da IA Generativa são em:
- Recomendação de serviços personalizados e de gestão do conhecimento;
- Controlo de qualidade;
- Investigação e desenvolvimento (I&D).
Yutaka Sasaki, presidente e CEO do NTT DATA Group, afirmou: “A IA Generativa é mais do que uma simples ferramenta – é uma força transformadora. À medida que ultrapassamos a fase de experimentação, a tensão emerge: avançar demasiado rápido pode trazer consequências imprevistas; avançar demasiado devagar pode fazer-nos ficar para trás. Dominar a IA Generativa não é opcional. Por isso, estamos a disponibilizar um plano para ajudar os nossos clientes a tirar partido do seu potencial para um sucesso duradouro”.
Dois terços dos inquiridos C-level afirmam que a IA Generativa vai provocar uma “mudança de paradigma” nos próximos dois anos, com potencial para melhorar significativamente fatores como:
- Produtividade e eficiência;
- Sustentabilidade;
- Conformidade regulamentar;
- Processos empresariais;
- Segurança;
- Experiência dos colaboradores.
Está a começar um ciclo de consolidação e integração das tecnologias de IA Generativa que combina abordagens experimentais, graduais e direcionadas. Os planos de investimento específicos irão substituir a experimentação fragmentada num período relativamente curto.
Uma mudança de paradigma que também se reflete na opinião dos líderes empresariais:
- 97% dos CEO antecipam um impacto significativo desta tecnologia;
- 70% dos inquiridos também consideram que esta mudança será rápida e terá um impacto substancial em 2025;
- 83% dos inquiridos declaram já ter uma estratégia de IA Generativa bem definida; No entanto,
- 51% das empresas ainda não alinharam estas estratégias com os seus planos de negócio, o que representa uma limitação no retorno do investimento e na satisfação com os resultados.
Quase todos os inquiridos concordam que a IA Generativa pode estimular a criatividade e melhorar as atividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D). Dada a rápida adoção e avanço da tecnologia de GenAI, as organizações terão de reavaliar e ajustar constantemente as suas estratégias e modelos operacionais.
Principais conclusões:
- 90% referem que a infraestrutura herdada dificulta a aplicação eficaz da GenAI;
- 96% dos CIO e CTO afirmaram que as soluções baseadas na cloud são o método mais prático para suportar aplicações de IA Generativa.
96% dos inquiridos estão a avaliar como a IA Generativa pode simplificar de futuro os fluxos de trabalho e processos de suporte. No entanto, 67% relatam que os seus colaboradores não têm as competências necessárias para trabalhar com IA Generativa. Cerca de metade está a planear iniciativas de formação e educação para aumentar a adoção da IA Generativa.
Os principais obstáculos à adoção são:
- Utilizadores que atribuem um valor limitado a uma solução de IA Generativa;
- Conhecimento limitado ou inexistente sobre a solução;
- Resistência dos utilizadores à tecnologia;
- Preocupações com a segurança e proteção da IA Generativa.
À medida que a IA Generativa se integra na vida quotidiana, equilibrar responsabilidade e inovação será tanto um imperativo moral, quanto uma necessidade estratégica para líderes, organizações e para sociedade em geral. Os líderes reconhecem a responsabilidade de alcançar este equilíbrio.
Mais precisamente:
- 81% confirmam que é “muito importante” que os líderes ajudem os colaboradores a equilibrar inovação e responsabilidade;
- 72% disseram que a sua organização não possui uma política de utilização de IA Generativa para colaboradores, incluindo orientações sobre a proteção de propriedade intelectual;
- 45% dos CISO expressaram preocupações em relação à tecnologia, assumindo que se sentem “pressionados, ameaçados ou sobrecarregados”;
- 82% afirmaram que as regulamentações governamentais sobre IA são pouco claras, o que dificulta as estratégias de IA Generativa, e a maioria dos inquiridos espera que os gastos com a conformidade regulamentar da GenAI aumentem; mas
- 68% dos inquiridos a nível global indicaram que se sentem “entusiasmados” e “impressionados” com o potencial transformador da IA Generativa.
Abhijit Dubey, CEO da NTT Data, Inc. referiu: “Este é um momento marcante da história mundial, porque a IA Generativa está a tornar-se numa força poderosa nesta nossa economia suportada por tecnologia. Ao apoiar e impulsionar esta nova era, a NTT DATA tem uma profunda responsabilidade para com os clientes, as nossas pessoas e a sociedade, no sentido de garantir que tudo o que desenha, implementa, lança e gera é altamente resiliente, eficaz e responsável.”
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