ASSINAR NEWSLETTER
Quinta-feira, Julho 30, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Accenture mostra alguns projetos em desenvolvimento que aplicam Inteligência Artificial

No âmbito de uma visita virtual ao Innovation Lab sediado em Sophia Antipolis, França, a Accenture apresentou algumas inovações que podem mudar as empresas.

IIRH Por IIRH
29 de Junho, 2023
em DESTAQUES, TECNOLOGIA RH
0
Accenture
19
Partilhas
216
Visualizações

Com o intuito de dar a conhecer melhor os seus projetos e protótipos em desenvolvimento, a Accenture promoveu uma visita virtual a um dos seus sete laboratórios de inovação espalhados pelo mundo. 

O Accenture Innovation Lab de Sophia Antipolis, em França, recebeu virtualmente cerca de 30 pessoas para dar a conhecer inovação, novas tecnologias e tendências.

Marc Carrell-Billard, Senior Managing Director and Lead – Technology Innovation and Accenture Labs, deu as boas vindas aos participantes da visita, falando um pouco sobre o espaço e sobre os propósitos dos Innovation Labs da Accenture. “O nosso foco com este projeto é tripartido: Tecnologias de Informação (IT), Tecnologia Operacional (OT) e até onde a tecnologia nos pode levar”.

Temas como o Metaverso, a Inteligência Artificial Generativa (IAG) ou a fusão entre a realidade e o virtual da tecnologia em tempo real nas empresas estão presentes em alguns dos projetos desenvolvidos neste espaço.

Imersão completa

Uma das tecnologias apresentadas pela Accenture foi a integração da realidade aumentada, scanner tridimensional e a inteligência artificial como forma de auxiliar um engenheiro, à distância, a interagir com o local de trabalho e na resolução de problemas: o 3DAPT. 

A Accenture apresentou a título de exemplo o caso de uma caldeira. Numa primeira fase, é construído um scan tridimensional do objeto, de forma a identificar quais as falhas no aparelho. Em seguida, a inteligência artificial generativa é aplicada para completar os erros no scan, acrescentando detalhe e sublinhando as falhas. Depois, e não menos importante, um engenheiro utiliza um programa de Immersive AI (óculos de realidade virtual, uma plataforma de movimento e giroscópios) pode interagir “diretamente” com a falha e resolver o problema.

“Esta fusão de tecnologias pode melhorar, em muito, a nossa experiência de formação. Além disso, permite ‘monitorizar as emoções da pessoa’ em tempo real e permite tomar controlo do mundo real à distância”, explica a Anne Groeppelin, diretora do Laboratório de Sophia Antipolis.

Deteção mais eficaz de acidentes ou fenómenos naturais

Outra dos projetos apresentados pela Accenture já tem aplicação no mundo real. A aplicação de Inteligência Artificial na prevenção de acidentes ou incêndios. 

“A partir de Inteligência Artificial, é possível para nós criar um espaço real e simular dentro desse espaço diferentes tipos de condições e ambientes, como chuva, neve ou calor. Isto, por consequência, permite treinar os nossos robôs a reconhecerem melhor os locais e a detetar casos de emergência, incentivando a automação dos espaços”, sublinha Marc Carrell-Billard.

Um outro exemplo, o “SOS Forest“, utiliza Inteligência Artificial Generativa para treinar um modelo de IA a ajudar Bombeiros na deteção mais rápida e eficaz de fogos.

“Esta última tecnologia necessita de muita informação, sendo que o seu processo de aprendizagem está em constante evolução. Mas o feedback que recebemos dos interessados nesta tecnologia é muito positivo. Também podemos adiantar que ela já está a ser implementada em França”, admite Yves Bernaert, Technology Lead da Accenture para a Europa.

Simulação Farmacêutica e o E-seed

A Accenture também tem colocado ênfase na convergência entre a tecnologia e a farmacêutica. “Como aprendemos com a pandemia, o tempo que demora até ao desenvolvimento de um medicamento ou vacina leva tempo, com muita tentativa e erro até chegar aos testes”, sublinha a Accenture.

Neste sentido, a Accenture decidiu aplicar a inteligência artificial e o metaverso em duas tecnologias: o “FormulAI” e o “Drug Discovery in Chemoverse”. 

O primeiro destina-se a usar a Inteligência Artificial para compilar vários estudos científicos sobre uma molécula ou uma droga para perceber a sua viabilidade, reduzindo o tempo de pesquisa das agências farmacêuticas. A segunda, um algoritmo que compila as melhores propostas e simulações para um medicamento ou vacina, com base em uma molécula ou objetivo (aprovada pela FDA).

Outro projeto, focado em aumentar a produtividade na agricultura, é o E-Seed, projeto desenvolvido pelo Accenture Innovation Lab de São Francisco. “Consistem em sementes que se colocam de forma mais eficiente no solo e otimizam-se automaticamente ao nível da água, ao solo e ao seu tempo de germinação predeterminado”, afirma Marc Carrell-Billard.

Usar as inovações como uma missão de mudar o mundo

Para Yves Bernaert, Technology Lead da Accenture para a Europa, tudo o que foi mostrado nesta visita virtual é muito mais do que protótipos interessantes. 

“Eu acho que é importante focar em três aspectos que, de certo modo, resumem a razão porque a Accenture quis começar o projeto dos Innovation Labs. O primeiro é que queremos que a tecnologia passe de um suporte para ser parte das necessidades individuais de cada empresa. O segundo é que a tecnologia desenvolvida aqui é suposto ter escala, não é apenas um conceito. O terceiro, e que se prende mais numa perspetiva mais internacional, é de reforçar o papel da Europa na reinvenção da forma de adoção da tecnologia, criando uma Europa mais digital”.

“O papel da Accenture, neste caso, é dar atenção a estas temáticas, cooperar com os legisladores europeus e com os ecossistemas das empresas”, admite Yves Bernaert.

Marc Carrell-Billard acrescentou também com a seguinte frase: “A razão porque entramos com este projeto é porque quisemos reinventar. Mudar o mundo é uma delas”.


Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!

Mais sobre AccentureAccenture Innovation LabInteligência Artificial GenerativaMetaversoRealidade AumentadaSophia Antipolis
Notícia anterior

Eden Wiedemann, USEFLOW.tech: “Os principais desafios da comunicação interna estão vinculados justamente aos nossos maiores diferenciais”

Notícia seguinte

Autocrático ou democrático? As lideranças já não são todas iguais

Recomendamos

Novo ciclo no ISEG. Mário Caldeira assume presidência até 2030

Novo ciclo no ISEG. Mário Caldeira assume presidência até 2030

30 de Julho, 2026
O mercado de trabalho acaba de dar um sinal que não se via desde 2011

O mercado de trabalho acaba de dar um sinal que não se via desde 2011

30 de Julho, 2026
Transparência salarial: a sua empresa está preparada? Descarregue este guia prático (gratuito)

Transparência salarial: a sua empresa está preparada? Descarregue este guia prático (gratuito)

29 de Julho, 2026
Afinal, o que procuram os jovens numa carreira? Este estudo deixa pistas para os DRH

Afinal, o que procuram os jovens numa carreira? Este estudo deixa pistas para os DRH

29 de Julho, 2026
Responde a e-mails nas férias? Há cinco formas de evitar que isso aconteça

Responde a e-mails nas férias? Há cinco formas de evitar que isso aconteça

28 de Julho, 2026
A arquitetura do futuro é híbrida e desenha-se na S+A. Entrevista a Mafalda Carvalho

Mafalda Carvalho é a nova DRH da SER – Senior Exclusive Residences

28 de Julho, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
lideranças

Autocrático ou democrático? As lideranças já não são todas iguais

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Já disponíveis as tabelas de retenção de IRS para 2026. Veja aqui!

Já disponíveis as tabelas de retenção de IRS para 2026. Veja aqui!

6 de Janeiro, 2026
Academias de formação: da visão à transformação

Academias de formação: da visão à transformação

11 de Março, 2026
Carla Caracol assume liderança de RH de Engineering & Construction na Proman

Carla Caracol assume liderança de RH de Engineering & Construction na Proman

10 de Março, 2026
Novo ciclo no ISEG. Mário Caldeira assume presidência até 2030

Novo ciclo no ISEG. Mário Caldeira assume presidência até 2030

30 de Julho, 2026
O mercado de trabalho acaba de dar um sinal que não se via desde 2011

O mercado de trabalho acaba de dar um sinal que não se via desde 2011

30 de Julho, 2026
Transparência salarial: a sua empresa está preparada? Descarregue este guia prático (gratuito)

Transparência salarial: a sua empresa está preparada? Descarregue este guia prático (gratuito)

29 de Julho, 2026

Agenda de Eventos

Out 20
8:30 - 18:00

Global Talent Day 2026

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Nov 5
10:00 - 16:00

This Is Me- Associação Salvador

Nov 24
Novembro 24 @ 8:00 - Novembro 26 @ 17:00

Conferência: Total Rewards Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

Novo ciclo no ISEG. Mário Caldeira assume presidência até 2030

Novo ciclo no ISEG. Mário Caldeira assume presidência até 2030

30 de Julho, 2026
A arquitetura do futuro é híbrida e desenha-se na S+A. Entrevista a Mafalda Carvalho

Mafalda Carvalho é a nova DRH da SER – Senior Exclusive Residences

28 de Julho, 2026
Gi Group Holding Portugal anuncia nova liderança. Saiba quem sucede a Thomas Marra

Gi Group Holding Portugal anuncia nova liderança. Saiba quem sucede a Thomas Marra

15 de Julho, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');