Fundada no final de 2021, a Oddsgate tem redefinido os padrões do mercado dos jogos online, proporcionando uma solução integrada e “chave na mão”, com uma equipa dedicada 24/7. Além da estreita colaboração com todos os seus stakeholders, a empresa tem como missão consolidar a sua presença em novos mercados internacionais.
“A Oddsgate está a criar, desde a sua fundação, os pilares para ser uma empresa sólida com princípios e valores que assentam na responsabilidade, no rigor e no profissionalismo e sejam diferenciadores no mercado”, explica Nuno Jerónimo, Diretor de Recursos Humanos da Oddsgate.
Ao longo dos anos, a Oddsgate tem crescido em volume de negócio, procurando, através da excelência dos profissionais que integram a equipa, que a política de Gestão de Pessoas acompanhe esse desenvolvimento. Segundo o Diretor de Recursos Humanos, o capital humano é “muito diferenciado e muito diferenciador”, atribuindo-o ao talento técnico e às caraterísticas individuais sendo o último fator o mais relevante para a organização.
Com mais de 30 colaboradores, a empresa valoriza um ambiente corporativo positivo e firma as suas políticas no valor da responsabilidade. “A empresa trabalha por objetivos e timings claramente definidos, sendo que para a nossa organização é pouco relevante o número de horas/dias que se dedicam a um projeto. Se o colaborador prefere trabalhar de manhã e não à tarde, para nós não é relevante, desde que o projeto fique concluído conforme solicitado e dentro do deadline”, afirma Nuno Jerónimo.
“Se o colaborador prefere trabalhar de manhã e não à tarde, para nós não é relevante, desde que o projeto fique concluído conforme solicitado e dentro do deadline”
Nuno Jerónimo, Diretor de Recursos Humanos da Oddsgate
A composição atual dos acionistas, com mais de 15 anos de experiência, facilita a sólida implementação dos projetos. Este fator, também, contribui para o crescimento orgânico e num ambiente favorável à inovação, colaboração e desenvolvimento dos colaboradores. “A Oddsgate tem na sua estrutura acionistas, com larguíssima experiência no setor, o que nos transmite uma enorme segurança e confiança em cada decisão tomada”, refere.
Desde a sua fundação, a empresa tem promovido um ambiente de trabalho saudável e transparente, que é facilmente ilustrado pelo constante debate de ideias e diálogo em que todos têm voz, bem como na
proximidade entre as pessoas de diferentes áreas e cargos, que são livres de formalidades burocráticas. Um ponto de destaque e motivo de orgulho são as parcerias estabelecidas com instituições que apoiam classes desfavorecidas, contribuindo para a sua integração no mercado de trabalho e nos trabalhos de responsabilidade social que acontecem com frequência, contando com a colaboração de todos.
Adicionalmente, é realizada uma avaliação de performance individual e de equipa que pode resultar num bónus de desempenho trimestral. “Esta avaliação permite a todos os colaboradores ‘concorrerem’ e virem a ganhar um prémio de performance caso os resultados sejam positivos (como tem acontecido até ao momento), que corresponde a uma retribuição mensal ilíquida. Na prática, todos os profissionais estão aptos a concorrer e podem alcançar não 14 salários (como a lei obriga), mas 18”, esclarece Nuno Jerónimo.
“Esta avaliação permite a todos os colaboradores ‘concorrerem’ e virem a ganhar um prémio de performance”
Nuno Jerónimo, Diretor de Recursos Humanos da Oddsgate
A Oddsgate adota, também, medidas focadas no desenvolvimento de competências técnicas e de gestão, através da implementação de um plano de formação que visa desenvolver este tipo de competências dos managers. A fidelização de talento é também uma das preocupações da Oddsgate, e, apesar de terem consciência de que o plano de benefícios é muito competitivo, a política de recrutamento implica, por exemplo, na priorização de uma seleção interna, por considerarem que o talento interno merece ser, em primeira instância, valorizado. “Queremos com esta política reter toda a nossa equipa, os nossos talentos, valorizando o que de mais precioso temos.”, destaca Nuno Jerónimo.
Através do compromisso contínuo com os seus colaboradores e parceiros, a Oddsgate alcançou um importante marco: a certificação de “Best Workplace” em Portugal, na categoria de empresas com até 50 colaboradores. Esta distinção assenta numa metodologia global, com uso há mais de três décadas, que considera a perceção que os colaboradores têm da sua empresa, respondendo a um questionário de forma anónima e voluntária.
Através do compromisso contínuo com os seus colaboradores e parceiros, a Oddsgate alcançou um importante marco: a certificação de “Best Workplace” em Portugal
O Diretor de Recursos Humanos da Oddsgate atribui um especial significado a esta autêntica distinção: “Mais que qualquer outro impacto, é o reconhecimento por parte da nossa equipa de que as estratégias que seguimos para a captação,formação e retenção de talento estão no caminho certo. Este é um trabalho de todos”.
Artigo publicado na edição 153 da RHmagazine, referente aos meses de julho e agosto de 2024
Aproveite e leia já as últimas edições da RHmagazine AQUI