Desde o investimento em tecnologia de ponta, até à aposta na formação e desenvolvimento pessoal dos colaboradores do setor de TI, são vários os passos que pode dar na sua empresa para assegurar estes profissionais, cada vez mais imprescindíveis.
De acordo com o estudo Talent Shortage 2021 do ManpowerGroup, as Tecnologias de Informação (TI) ocupam, a nível global, a quarta posição dos cargos com maior procura por parte das empresas. Já em Portugal, residem no sexto lugar. Posto isto, cada vez mais, os empregadores veem-se na necessidade de aumentar os seus esforços de retenção destes talentos. A RHmagazine deixa-lhe algumas dicas para contratar e reter os melhores profissionais do setor.
A crise causada pela pandemia de covid-19 trouxe consigo a necessidade de confinamento total ou parcial para conter o avanço da doença, paralisando os vários setores de trabalho. Posto isto, a transformação digital nos negócios foi estimulada, impulsionando a procura por profissionais de TI um pouco por todo o mundo, e, consequentemente, aumentando a disputa por estes colaboradores.
Acontece que, mais do que nunca, não é fácil encontrar candidatos. Ou, pelo menos, os melhores. Além da competitividade elevada, fruto do grande número de interessados nestes talentos, existe o desafio de identificar a pessoa certa, perante um cenário que muda a todo o momento.
À medida que o setor de tecnologia evolui, é necessário que também as táticas de recrutamento, seleção e gestão de pessoas evoluam. Mas quais são as melhores práticas para contratar e, principalmente, envolver profissionais de TI?
De acordo com o “Guia Definitivo para Recrutar e Reter os Melhores Profissionais de Tecnologia”, elaborado pela Robert Half – empresa global de consultoria em Recursos Humanos-, são cinco os passos essenciais para identificar, contratar e manter os melhores candidatos: Acelerar o processo de recrutamento; Fazer as perguntas certas na hora da entrevista; Ter um pacote de remuneração atraente; Diminuir o turnover da equipa; Trabalhar com as melhores empresas de recrutamento em TI.
Como tornar o processo de contratação mais eficiente?
Em primeiro lugar, este guia sugere-lhe algumas formas de tornar o processo de contratação mais eficiente:
- Defina bem as suas necessidades – ao contratar para cargos de TI, deve elencar as competências fundamentais para o cargo. Por um lado, ter em consideração as tech skills, como a proficiência em tecnologias específicas, ou a capacidade de aprendizagem e domínio de uma tecnologia recente. Por outro, ter também em atenção as soft skills que tornam os profissionais de TI bem-sucedidos, desde a forte comunicação a habilidades interpessoais. No que respeita às hard skills, de acordo com o Guia Salarial de 2021 da Robert Half, o domínio da metodologia ágil, Cloud, DevOps, dados, e cibersegurança são as habilidades mais procuradas. Já no que toca às soft skills mais desejáveis e difíceis de encontrar neste setor, segundo o estudo “Revolução das Competências” do ManpowerGroup, que contou com a participação de quase 20.000 empregadores em 42 países, a colaboração, a resolução de problemas, e a comunicação são as competências mais valorizadas, por 61%, 58% e 56% dos inquiridos, respetivamente. Aquelas consideradas mais difíceis de encontrar passam pela liderança (36%) e, novamente, pela resolução de problemas (36%) e comunicação (35%);
- Não improvise – certifique-se de que criou uma lista com as perguntas que quer colocar ao candidato durante a entrevista, para que se crie consistência no processo de recrutamento. Pode ser necessário personalizar perguntas para determinados candidatos, nomeadamente no que concerne ao historial profissional, mas, caso contrário, será mais fácil ter um guião de entrevista padrão para todos os potenciais colaboradores;
- Reúna especialistas com especialistas – se precisar, por exemplo, de contratar uma pessoa para desenvolver uma app, o ideal é que o seu melhor criador de apps se reúna com o candidato, para colocar questões mais específicas, que apenas ele dominará;
- Não considere demasiadas opiniões – para evitar a estagnação do processo de contratação, é importante que o simplifique e, para isso, não deve considerar uma grande quantidade de opiniões. Envolva as pessoas certas nas entrevistas, oiça os seus pareceres, mas deixe que a seleção final recaia sobre si;
- Limite o número de entrevistas – não faça do processo de contratação um processo moroso. Se “obrigar” os candidatos a marcar presença em múltiplas fases de recrutamento, pode levar a que estes desistam. Portanto, consolide o processo numa ou duas reuniões-chave.
Para além de tudo isto, é importante estimular o interesse do candidato pela empresa durante o processo. Dê-lhe informação útil sobre a organização, apresente-lhe testemunhos de outros colaboradores, fale-lhe de novos projetos inovadores, do propósito da empresa e em como esta tem um impacto positivo na vida das pessoas.
A melhor forma de trabalhar a atração passa por desenvolver uma estratégia de employer branding.
Uma vez encontrado o melhor candidato, é importante que não se perca tempo. Dada a importância dos profissionais de TI, que cresce a olhos vistos, há que levar a cabo a oferta, imediatamente.
Como favorecer a retenção dos profissionais de TI?
Conseguir que os candidatos aceitem uma proposta implica esforços que vão para além de oferecer salários competitivos. Oferecer um ambiente de trabalho gratificante e desafiador é primordial. Apresentar uma cultura organizacional que foge do padrão fará toda a diferença na permanência do profissional em determinada empresa. Não deixe que ele seja seduzido por melhores propostas.
Eis algumas ações que podem ter influência na retenção destes talentos:
- Aposte na formação e desenvolvimento destes profissionais – com a tecnologia em constante desenvolvimento, manter as competências e os conhecimentos dos profissionais de TI atualizados é essencial. Oferecer cursos ou projetos de desenvolvimento pessoal revela compromisso com o colaborador e mostra que este terá uma evolução a longo prazo na empresa;
- Invista em tecnologia de ponta – é evidente que estes profissionais, como apaixonados por novas tecnologias que são, anseiam por bons equipamentos e novidades no setor. Potenciar-lhes tecnologia de ponta é uma excelente estratégia para tornar a Employee Value Proposition (EVP) mais atrativa, mantendo os profissionais de TI empenhados e motivados para continuar na empresa;
- Mantenha a remuneração competitiva – tenha em atenção a remuneração concorrente, optando pela redução da distância entre os salários que pratica e aqueles praticados no mercado;
- Crie planos de carreira e benefícios atraentes – mais do que salários competitivos e atraentes, os colaboradores anseiam crescer na empresa. Aspirar a cargos superiores é comum para estes profissionais, por isso, criar um plano de carreira bem estruturado, que defina claramente os papéis a desempenhar, as responsabilidades em cada escalão, e o que fazer para lá chegar, pode ser uma ótima estratégia de retenção. Além disso, de forma a destacar-se, muitas empresas têm apostado noutro tipo de benefícios “extra-salário”, tais como: oferta de refeições gratuitas durante a jornada de trabalho; bónus (monetário) de parentalidade, aquando da chegada de um filho, para ser usado nos cuidados com o bebé; serviços de saúde, como o aconselhamento psicológico (que ganhou ainda mais relevo no contexto que atravessamos); entre outros;
- Ofereça flexibilidade – sobretudo neste setor, há uma grande margem para variações de horários e de modalidades de trabalho (home office ou trabalho híbrido). Esta flexibilidade motivará o trabalhador, ao facilitar-lhe as condições de trabalho.
Aliando todas estas dicas, verá que contratar e reter os melhores profissionais da área de TI não é um “bicho de sete cabeças”. Não esqueça, porém, que aliada à transformação digital deve estar a transformação da cultura organizacional da sua empresa. Trabalhe os valores, as crenças e o clima da organização e as medidas sugeridas serão mais eficazes.