Cláudia Dias
Consultora de recursos humanos na Frederico Mendes & Associados
Quando se trata do recrutamento e da captação de talentos, todas as empresas querem estar posicionadas na mente dos candidatos como atrativas. Mas para que tal intenção se concretize, é imperativo adotar estratégias que diferenciem a empresa das restantes.
Cinco estratégias chave:
1. Dedicar uma área no website ao recrutamento de novos colaboradores
- Partilhe informação sobre o ambiente da empresa e os valores pelos quais esta se rege: forneça uma visão geral da cultura de trabalho da empresa e os valores e atitudes pelos quais se pauta;
- Mencione oportunidades e desafios: aponte todas as vantagens e regalias que possam estar inerentes a um cargo na empresa;
- Faça um apelo: num pequeno texto introdutório, apele aos candidatos que enviem o seu currículo e carta de motivação, caso achem que reúnem as condições necessárias para conseguirem agarrar a oportunidade.
Para além de mencionar informação relevante sobre a respetiva vaga(s), lembre-se que deverá ressalvar todos os aspetos que diferenciam a empresa das restantes. Opte por um discurso persuasivo e aliciante!
2. Manter os candidatos atualizados
- Aposte numa newsletter: mantenha os candidatos a par de conteúdos relevantes, tais como: eventos de interesse e materiais desenvolvidos, de qualidade, que posicionem a empresa como expert;
- Utilize as redes sociais: utilize plataformas como o LinkedIn e o Facebook para publicar conteúdo relevante para este público-alvo;
- Partilhe experiências: promova momentos informais em equipa, tais como: almoços, jantares e viagens, e divulgue essas iniciativas nas redes sociais.
3. Promover a transmissão de conhecimento
- Realize formações: promova formações em equipa que possibilitem a partilha de conhecimento por parte dos colaboradores mais experientes aos restantes;
- Transmita a importância do trabalho de equipa: realize atividades de team building com os vários colaboradores que visem reforçar a sua coesão e a transmissão de conhecimento mútuo e partilhe a experiência.
4. Participar em eventos realizados no meio académico
- Marque presença em feiras de emprego: identifique feiras de emprego nas quais a sua experiência poderá representar um valor acrescentado. É uma boa forma de dar a conhecer a sua empresa a possíveis candidatos.
- Participe em outros eventos académicos: integre eventos e concursos nos quais o seu know-how poderá ser um contributo importante, fornecendo orientação e avaliando as capacidades dos participantes.
5. Criar programas direcionados aos candidatos
- Realize estágios curriculares e profissionais: promova a realização de estágios curriculares e profissionais que permitam aos candidatos ter um contacto direto com a realidade da empresa;
- Promova estágios de verão: crie estágios sazonais e preveja cargos para os candidatos, por forma a que consigam obter uma noção das oportunidades que a empresa tem para oferecer e aquelas em que o seu perfil melhor se enquadra.
Por último, mas de extrema importância, invista em mecanismos de comunicação interna capazes de garantir a satisfação e concretização dos seus colaboradores, uma vez que estes são os principais influenciadores da imagem da empresa aos olhos de futuros candidatos.