ASSINAR NEWSLETTER
Terça-feira, Setembro 15, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Crónica: IA, Sustentabilidade e Liderança como Pilares de Vantagem Competitiva Organizacional – por António Saraiva

IIRH Por IIRH
10 de Dezembro, 2025
em CRÓNICA, DESTAQUES
0
Crónica: Alterações Climáticas, (mais) um desígnio em Gestão de Pessoas – por António Saraiva
13
Partilhas
140
Visualizações

Estamos numa via sem retorno de diversas transformações. O conceito de que, a espaços, a História se repete é uma ótima diatribe, mas que não ganha valor no mundo atual. Por isso, o melhor, para apaziguarmos a ansiedade provocada por qualquer mudança, que temos a fazer é envidarmos esforços na respetiva compreensão dos factos, interiorizá-los e usá-los a nosso favor. O que não controlarmos, mais cedo ou mais tarde vai controlar-nos.

É desta forma que devemos integrar todo o potencial que a Inteligência Artificial aporta na sua Visão mais estratégica. O que se espera, neste caso, de qualquer liderança é que conduza, sim, a expressão é mesmo condução, uma forte abertura aos processos de mudança no modelo de negócio preconizado. Há, pois, que compreender o impacto da tecnologia e fazer escolhas. Mas escolhas devidamente refletidas, ponderadas e planeadas.

O pior que pode acontecer é seguir ao sabor do vento, ou seja, ir atrás de tendências, só porque é… tendência. Toda e qualquer opção tecnológica exige escrutínio e, acima de tudo, uma gestão baseada na ética, nos Valores organizacionais. De outra forma não conseguiremos nunca a adesão e compromisso das Pessoas. Há, nesta linha, uma forte oportunidade para se conseguir uma Cultura de responsabilidade e de responsabilização coletiva.

As organizações serão tanto mais sustentáveis, quanto encararem toda e qualquer mudança não apenas como uma viragem no caminho da digitalização, mas quanto mais defenderem em simultâneo padrões éticos na sua ação.

Dentro desta lógica, as opções de consultoria e capacitação no ISQ Academy seguem justamente a via de uma integração em todas as nossas soluções de um trinómio fundamental dos desafios atuais: liderança – tecnologia – sustentabilidade.

Percebemos que a capacitação das equipas passa por tirar partido das novas ferramentas tecnológicas, em particular o que pode resultar da Inteligência Artificial. É uma estratégia de liderança, com decisão de investimento claro numa aprendizagem permanente e numa cultura de inovação, realizada com transparência e com coragem de assumir riscos. Há a necessidade de um propósito claro de uma opção, de transformação tecnológica, sem dúvida, mas de vertente humanista que gere segurança psicológica nas Pessoas.

Mas há, também, que perceber que nos situamos numa Sociedade que tem de enfrentar um equilíbrio cada vez mais arrojado de valorização do meio ambiente. O conhecimento técnico e tecnológico tem de ser colocado ao dispor de um melhor bem-estar dos cidadãos.

Os ganhos que se obtêm de maior conhecimento e de toda e qualquer transformação digital terão de garantir que conduzimos o mundo que nos rodeia para níveis de sustentabilidade mais elevados e não falamos de uma vertente financeira, mas acima de tudo, ambiental.

Os níveis de redução da pobreza, por exemplo, só serão efetivos se não continuarmos a impactar negativamente no Clima e não atuarmos preventivamente no evitamento das catástrofes naturais. Avançar tecnologicamente deve ser fator de sustentabilidade e não de corrosão do estado no nosso planeta. E muito passa pelas diversas lideranças, não só organizacionais, mas globais.

Aprender com os erros, por um lado, e ser fator de exemplo são duas das características fundamentais para o sucesso de toda e qualquer liderança. Assumi-las com humildade é determinante. A partir daqui, está o caminho aberto para uma adaptação ágil e flexível de uma estratégia organizacional em prol do bem comum.

Há que reforçar que a Inteligência Artificial, por exemplo, exige uma liderança… inteligente. Abraçar a transformação digital, a transição energética para o que se designa de Energia Verde, limitar-se os excessos que impactem nas alterações climáticas são decisões estratégicas que necessariamente permitem colher frutos de uma Sociedade muito mais saudável a todos os níveis.

O compromisso do ISQ Academy, na assunção de uma lógica de ESG (Environmental, Social and Governance), promove um apoio coerente, consistente e objetivo dentro das suas diversas soluções de consultoria e formação que apresenta ao Mercado.

A perceção de que cada vez mais a liderança organizacional pretende reduzir riscos e deseja planear ações e práticas, específicas e mensuráveis, numa ótica de sustentabilidade, de responsabilidade social e consequências duradouras nas suas orientações e de definição de procedimentos de gestão, são para nós desafios acrescidos, para além do Valor do conhecimento técnico e tecnológico que nos reconhecem.

Logicamente, não há que escamotear que as empresas visam o seu crescimento de resultados, a redução de custos, o aumento de produtividade, a redução de risco e a melhoria de todo e qualquer investimento. Mas todos estes fatores não podem, nem devem, ser conseguidos de forma arbitrária.

Um compromisso real e estratégico, com impactos ambientais e sociais positivos, está em consonância clara com melhorias disruptivas, com resultados financeiros e de continuidade do negócio, mas em que os fatores éticos e de humanismo também se encontram presentes. No fundo, há que assumir que pensar no planeta e na sociedade é passar de uma estratégia com contornos de ignorância e/ou cegueira, para uma situação de Vantagem Competitiva e de reforço da sua Marca.


Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!

Mais sobre António SaraivacompetitivacrónicaDestaqueEmpresasIAliderançaMercadomudançaPessoasSustentabilidadevantagem+
Notícia anterior

STEF lança campanha de Employer Branding para atrair talento

Notícia seguinte

Artigo técnico: Teletrabalho e o regime híbrido – uma estratégia que promete conciliar o melhor dos dois mundos

Recomendamos

Mercado de escritórios em risco com a IA? Lisboa prova que não é bem assim

Na China, a IA já permite fazer mais com menos pessoas. Os tribunais começam agora a definir os limites

14 de Setembro, 2026
Quatro desafios, quatro webinars. Da saúde à transparência salarial, WTW debate o que está a mudar nas empresas

Quatro desafios, quatro webinars. Da saúde à transparência salarial, WTW debate o que está a mudar nas empresas

14 de Setembro, 2026
“A transparência salarial vai muito além de uma alteração legislativa”: o que esteve em debate no encontro do Grupo Egor

“A transparência salarial vai muito além de uma alteração legislativa”: o que esteve em debate no encontro do Grupo Egor

14 de Setembro, 2026
Marque na agenda: Clan e Câmara Municipal de Santarém juntam empresas e talento no 1.º The Talent Event

Marque na agenda: Clan e Câmara Municipal de Santarém juntam empresas e talento no 1.º The Talent Event

11 de Setembro, 2026
EU DECIDO 2026 junta diferentes gerações para discutir liderança, mudança e IA

EU DECIDO 2026 junta diferentes gerações para discutir liderança, mudança e IA

11 de Setembro, 2026
Wellow Network compra A Temporária. Talenter integra 650 trabalhadores e 60 clientes

Wellow Network compra A Temporária. Talenter integra 650 trabalhadores e 60 clientes

11 de Setembro, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
Analistas defendem que quem está em teletrabalho deve pagar mais impostos para ajudar quem não tem essa opção

Artigo técnico: Teletrabalho e o regime híbrido - uma estratégia que promete conciliar o melhor dos dois mundos

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Coverflex prevê subida nos custos dos seguros de saúde das empresas em Portugal

Aumentos salariais de 3,2% em 2027? Sim, mas não para todos. Passamos a explicar

7 de Setembro, 2026
Aumentos, salários e carreiras. O que muda na Função Pública até 2029

O seu salário líquido pode aumentar já em novembro. Saiba porquê

9 de Setembro, 2026
Já disponíveis as tabelas de retenção de IRS para 2026. Veja aqui!

Já disponíveis as tabelas de retenção de IRS para 2026. Veja aqui!

6 de Janeiro, 2026
Mercado de escritórios em risco com a IA? Lisboa prova que não é bem assim

Na China, a IA já permite fazer mais com menos pessoas. Os tribunais começam agora a definir os limites

14 de Setembro, 2026
Quatro desafios, quatro webinars. Da saúde à transparência salarial, WTW debate o que está a mudar nas empresas

Quatro desafios, quatro webinars. Da saúde à transparência salarial, WTW debate o que está a mudar nas empresas

14 de Setembro, 2026
“A transparência salarial vai muito além de uma alteração legislativa”: o que esteve em debate no encontro do Grupo Egor

“A transparência salarial vai muito além de uma alteração legislativa”: o que esteve em debate no encontro do Grupo Egor

14 de Setembro, 2026

Agenda de Eventos

Set 19
9:00 - 19:00

EU DECIDO 2026

Set 30
9:00 - 12:30

Employer Branding by iiRH 2026

Out 20
8:30 - 18:00

Global Talent Day 2026

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

LeYa inicia novo capítulo com Sofia Correia de Barros como CEO

LeYa inicia novo capítulo com Sofia Correia de Barros como CEO

7 de Setembro, 2026
Carla Sousa é a nova Business Director da Unidade de Serviços da Talenter

Carla Sousa é a nova Business Director da Unidade de Serviços da Talenter

4 de Setembro, 2026
Manuel Flahault é o novo rosto da liderança da Air France-KLM na Península Ibérica

Manuel Flahault é o novo rosto da liderança da Air France-KLM na Península Ibérica

1 de Setembro, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');