A implementação do RD Station e os serviços de consultoria da OUTMarketing permitiram à organização ganhar dinâmica, otimizar e automatizar processos, e comunicar de forma eficiente com o novo segmento.
Com o objetivo de entrar no mercado das PMEs, a Edenred reformulou por completo a sua estratégia de marketing. Tudo começou em 2017, quando a Edenred reformulou a sua abordagem de marketing para ir além do tradicional mercado das grandes empresas, implementando uma estratégia de Lead Generation alicerçada na conquista de um segmento praticamente inexplorado até à data. O principal objetivo era apoiar as vendas na entrada no mercado das PMEs e, simultaneamente, reduzir o custo de aquisição por cliente.
“Com esta ambição, desenhámos e implementámos uma estratégia capaz de gerar leads para a equipa comercial e criámos um departamento de Inside Sales para fazer o seu acompanhamento até ao fim do funil, ou seja, até se converterem em novos clientes”, explica Joana Vilhena, Diretora de Marketing e Inside Sales da Edenred. Para tal foi feito um investimento numa plataforma de Automação de Marketing que permitisse gerir e controlar toda a operação.
“Depois de analisar três soluções concorrentes, optámos pelo RD Station, pois precisávamos de uma solução robusta e flexível o suficiente para crescer e escalar à medida das nossas necessidades. Como parceiro de implementação, escolhemos a OUTMarketing, devido à confiança e know-how que nos transmitiu desde o primeiro minuto e também pelo tratamento personalizado que nos foi dado e que se distinguiu muito das demais propostas que recebemos”, revela Joana Vilhena.
Desde o início do projeto, a Edenred integrou o RD Station com o website corporativo para potenciar as ferramentas de gestão e controlo internas, como o CRM. Os leads entram imediatamente no Salesforce e seguem o circuito definido. “Sem a consultoria e o suporte da OUTMarketing isto não teria sido possível”, reforça Joana Vilhena.
“Inicialmente, o RD Station era utilizado como ferramenta de Marketing Automation para centralizar e medir as atividades de marketing, mas rapidamente percebemos que poderíamos capitalizar ainda mais o investimento, passando também a utilizá-lo como plataforma única de email marketing”
Joana Vilhena
“No espaço de 3 meses, migrámos as nossas BDs do MailChimp – que totalizavam na altura cerca de 300.000 contactos – para o RD e começámos a explorar esta vertente da plataforma. Desde essa altura que comunicamos frequentemente com os clientes e utilizadores dos nossos produtos de uma forma simples e rápida, através de diferentes abordagens criativas, medindo a performance e reagindo de acordo com os diferentes comportamentos”, conta ainda Joana Vilhena.
Atualmente, além do email marketing, os fluxos de nutrição, as landing pages, o lead scoring e a segmentação de públicos são as funcionalidades mais utilizadas pela Edenred.
Para a Edenred, o principal benefício do RD Station é a possibilidade de criar workflows personalizados que alavancam a estratégia de geração de leads, evangelizando e informando o mercado, de modo a despertar o interesse pelas suas soluções.
“A possibilidade de criarmos Landing Pages a partir da plataforma e alimentá-las pelo tráfego proveniente de campanhas PPC é algo que valorizamos muito e através do RD conseguimos centralizar e conectar essa funcionalidade, com toda a flexibilidade e liberdade”, adiciona Joana Vilhena.
O RD Station permitiu à Edenred ganhar dinâmica e ajustar a regularidade com que comunica com os seus clientes e utilizadores. Uma vez por semana, é enviada uma newsletter Edenred4U para os quase 400.000 utilizadores com opt-ins. Esporadicamente, são também enviadas comunicações informativas aos clientes.
Em paralelo, a Edenred montou fluxos dentro da jornada de navegação do website, de forma a criar relações mais fortes, partilhando por email e-books e dicas de acordo com o que sabe ser do interesse de cada visitante.
De destacar a importância de um Software de Automação de Marketing, como o RD Station que, nas palavras de Pollyana Bastos – Business Manager da RD Station Portugal – «O Marketing Digital precisa ir além dos likes nas redes sociais, deve ser estratégico para gerar leads e vendas. A Edenred é um belo exemplo de como a aliança entre tecnologia e bons parceiros de serviço, como é o caso da OUTMarketing, levam a resultados de negócio.».
De futuro, o objetivo passa por aproveitar cada vez mais todas as potencialidades do RD Station e passar à próxima fase, em que a comunicação se faz muito mais por vídeo e som.