A Sesame, uma plataforma “all-in-one” de gestão de RH, divulgou a criação de uma iniciativa destinada a líderes e diretoras da área, com equipas constituídas por mais de 50 colaboradores. O propósito consiste em inspirar e capacitar os profissionais, oferecendo-lhes ferramentas práticas, para que desenvolvam uma estratégia integrada. O programa é particularmente vantajoso para empresas em fase de crescimento, por necessitarem de uma estratégia robusta de gestão de RH.
A plataforma, recente em Portugal, tem como missão apoiar as empresas na digitalização, centralização, automação e otimização dos seus processos, de forma a torná-los mais ágeis e eficientes. A Sesame foi fundada em Valência, tendo-se consolidado como referência em Espanha. Encontra-se em fase de expansão internacional, na qual Portugal tem um papel importante como destino estratégico.
O programa Sesame Challenge, desenvolvido para reforçar a expansão, terá a duração de seis dias, com seis vídeos e seis conceitos-chave para a construção de uma estratégia anual de RH eficaz. Os participantes têm, apenas, quatro minutos por dia, para explorarem temas como:
- Definição de objetivos (Dia 1) – Estabelecer Key Performance Indicators (KPI) estratégicos com base nos objetivos SMART e Objectives and Key Results (OKR), essenciais para medir e alinhar o desempenho das equipas com as metas da empresa;
- Recrutamento e contratação (Dia 2) – Desenvolver estratégias de recrutamento e um plano anual de contratação;
- Experiência do candidato (Dia 3) – Destacar a importância da comunicação e do atendimento personalizado;
- Proposta de valor e bem-estar (Dia 4) – Promover iniciativas de team building e equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal;
- Salário emocional (Dia 5) – Oferecer benefícios competitivos e implementar uma política de bem-estar relevante;
- Transformação digital e otimização de processos (Dia 6) – Reforçar a digitalização e a otimização contínua dos processos, sublinhando a importância destes esforços para a agilidade do departamento de RH.
Cristina Martín, Diretora de RH da Sesame, afirmou: “O que a última década na Sesame nos tem ensinado é que, para medir, é fundamental avaliar. Estas avaliações permitem aos colaboradores compreender o seu desempenho e identificar áreas de melhoria. Em vez de um feedback ‘fizeste um mau trabalho’, podemos dizer ‘a apresentação teve alguns erros de formato, vamos revê-la juntos para melhorar da próxima vez’. A troca de ideias e o feedback construtivo são essenciais para impulsionar o desenvolvimento e o sucesso.”
“No primeiro dia, o desafio incentiva os líderes de RH a selecionar KPI estratégicos, alinhados com os objetivos estratégicos da empresa a longo prazo. Por exemplo, se o objetivo principal é aumentar o número de contratações, métricas como o tempo médio de contratação, a taxa de retenção e o nível de satisfação dos colaboradores, bem como a taxa de absentismo são indicadores fundamentais que ajudam a monitorizar o processo e a adaptar a estratégia de forma ágil e informada”, concluiu.
“O desafio incentiva os líderes de RH a selecionar KPI estratégicos, alinhados com os objetivos da empresa a longo prazo.”
Cristina Martín, Diretora de RH da Sesame
Os OKR, um dos conceitos analisados, têm o objetivo de alinhar o foco de toda a equipa e estão divididos entre a meta a alcançar e os resultados-chave que permitem medir o progresso. Um exemplo seria definir como objetivo “aumentar a produtividade”, o que exige a redução do tempo gasto em projetos em cinco horas mensais e aumentar as avaliações de desempenho anuis em 50%.
Desta forma, a Sesame reforça o seu compromisso em apoiar as empresas na conquista de melhores resultados. O tempo dedicado a tarefas repetitivas que consomem recursos valiosos é reduzido, pelo que a plataforma permite que as equipas de RH se foquem em iniciativas mais complexas. Funcionalidades com recurso a IA (Inteligência Artificial) estão integradas, potenciando ferramentas como People Analytics, avaliações de desempenho e comunicação interna.