Luísa Agante é a nova aposta da Porto Business School para dirigir o MBA Executivo, um dos melhores programas de MBA Executivo da Europa, de acordo com o European Business Schools Ranking do Financial Times.
Licenciada e mestre em Economia pela Universidade do Porto e doutorada em Gestão pelo ISCTE-IUL de Lisboa, Luísa iniciou a sua carreira na área de Finanças como analista de bolsa na Corretora Atlântico, mas mudou-se para a área do Marketing depois de ter entrado no Grupo Sonae, onde desenvolveu a quase totalidade da sua carreira profissional e de docência na área de marketing e comercial.
Como gestora de marketing, esteve envolvida em diversos projetos no Grupo Sonae durante os 10 anos em que lá trabalhou. Iniciou com o projeto do Banco Universo em 1997, tendo depois mudado em 1998 para o lançamento da Optimus Telecomunicações, o terceiro operador de telecomunicações móveis em Portugal. Seguiu-se o lançamento da agência de viagens online Exit em 2001, e, em 2004, ingressou no Jornal Público para trabalhar na área comercial e de publicidade, deslocando a sua vida para Lisboa.
A executiva já lecionou diversas disciplinas em Marketing, Comportamento do Consumidor e Comunicação e Publicidade na Nova SBE e no IPAM. Foi também coordenadora das sessões “Friday Forum” no Lisbon MBA Católica | Nova, e desenvolveu cursos relacionados com Personal Branding e Professional Citizenship na Nova SBE.
Em 2016, regressou ao Porto e, desde então, tem lecionado na FEP da Universidade do Porto, no departamento de marketing e estratégia, em disciplinas de Marketing, Estratégia e Marketing Digital. Tem também desenvolvido alguns projetos de consultoria – atividade que continuou a fazer em paralelo com o ensino –e lecionado em instituições internacionais como Professora Convidada, entre as quais o Sciences Po Grenoble, Amrita University (Índia), Edinburgh University, Solbridge (South Korea), Dublin City University e Hanken School of Economics.
A sua investigação está associada ao Comportamento do Consumidor Infantil desde 1999 e tem diversos artigos científicos e capítulos de livros publicados em revistas internacionais e apresentados em conferências académicas de marketing, como a EMAC, ICORIA, Child and Teen Conference, estando relacionada com os temas de obesidade Infantil, materialismo e o uso do digital e de novos media pelas crianças e jovens.