A AUTODOC, retalhista online de peças e acessórios para automóveis da Europa, acaba de inaugurar o seu novo Tech Hub em Portugal, no Lagoas Park. A partir de Lisboa, uma equipa internacional vai passar a gerir o desenvolvimento de produto e serviços técnicos.
Até ao final do ano, a AUTODOC planeia contratar cerca de 100 novos colaboradores, atingindo um total de 200 novos postos de trabalho. Até à data, mais de 100 pessoas já foram contratadas.
Em comunicado, o retalhista explica que este espaço vai servir para complementar as atuais localizações da empresa, com o objetivo de se expandir e tornar-se no “principal centro tecnológico da empresa”. “Com a integração de talento local, a companhia pretende melhorar os produtos e serviços existentes e construir uma plataforma digital preparada para o futuro, levando a tecnologia automóvel a um novo nível de qualidade. As principais competências, tais como tecnologia, revenue management, operações com clientes e marcas privadas serão integradas neste centro. Na área de tecnologia, estão neste momento abertas vagas para Engenharia de Software, Data Management & Analytics, Product Management e devOps“, explica a AUTODOC, num comunicado enviado à comunicação social.
A AUTODOC também acrescenta que a nova localização será gerida pelo co-CEO da AUTODOC, Dmitry Zadorojnii, que integra a empresa desde 2011, estando sempre ligado à área tecnológica da AUTODOC. Os primeiros colaboradores foram transferidos de outras localizações da empresa, nomeadamente da Ucrânia.
“Em Portugal, temos acesso a uma grande reserva de talentos. Além disso, Lisboa é uma cidade agradável e em franco crescimento no setor tecnológico, o que atrai profissionais de todo o mundo. Aqui, encontramos a combinação perfeita entre talento local e global para continuar a desenvolver os nossos produtos, otimizar processos e impulsionar o nosso crescimento. Como uma empresa orientada para o crescimento, queremos aprender com os melhores do setor. O nosso objectivo a longo prazo é expandir a nossa presença em Portugal e torná-lo o nosso maior centro tecnológico”, afirma Dmitry Zadorojnii, Co-CEO da AUTODOC.
Francisco Rocha Gonçalves, vice-presidente da Câmara Municipal de Oeiras, afirma que “Oeiras representa 10% do PIB e 30% da capacidade tecnológica instalada em Portugal”. “A fixação de empresas em Oeiras, como a AUTODOC, dá-nos a oportunidade de criar mais riqueza e melhorar a qualidade de vida do concelho. Obrigado por escolherem Oeiras e Portugal. Temos um modelo baseado em High Tech e temos sempre a porta aberta para novas empresas e novas pessoas. Temos mais de 100 nacionalidades no concelho e espero que todos se sintam bem-vindos aqui. Esta é a vossa nova casa”, conclui.
Vagas abertas e benefícios
De momento, a empresa tem mais de 50 postos de trabalho em aberto, incluindo nas áreas de Serviço de Apoio ao Cliente, Tecnologia, Revenue Management e em Funções Corporativas, que se juntarão aos mais de 100 já contratados. Além disso, mais de 20 pessoas já foram realojadas. Idealmente, a empresa terá um total de 200 novos funcionários até ao final de 2023.
A AUTODOC oferece um pacote de benefícios completamente único que mostra a sua mente centrada nas pessoas, bem como a preocupação com o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, que inclui: assistência à saúde mental, descontos corporativos, cursos de línguas, desenvolvimento de formação profissional e um pacote de realojamento especial que, entre outras coisas, apoia com 1.000 euros para o voo de cada funcionário e família até três membros, 500 euros para custos de legalização e 600 euros para seguro médico.
O escritório no Lagoas Park foi concluído no prazo previsto de quatro meses, em cooperação com o departamento de arquitetura da Savills. As instalações do Lagoas Park caracterizam-se por um elevado grau de sustentabilidade, o que constituiu um dos principais critérios para a decisão da localização.
Com uma área global de cerca de 1.000 m2 de open space com vista para o mar, o novo local tem até 100 postos de trabalho disponíveis, uma vez que a empresa promove uma estratégia híbrida em termos de utilização do espaço. O escritório também inclui uma área de jogos onde os colaboradores podem descontrair, bem como uma área de bem-estar, uma mesa de matraquilhos e uma kitchenette. Existem também zonas de descanso, com cores quentes e madeira, áreas de colaboração, espaços criativos e cabines telefónicas para pequenas reuniões espontâneas.