Autora: Joana Marques, Senior Account Manager da ACTUASYS
Aadesão ao processo de transformação digital, como única via para a manutenção e reforço da competitividade das empresas, tem resultado na emergência de novas formas de organização e prossecução do trabalho. Estas novas modalidades caraterizam-se por padrões comportamentais e metodologias verdadeiramente disruptivas face ao que até aqui era conhecido, algo que tem levado as organizações a fazer uma profunda reflexão sobre as suas estratégias de recursos humanos.
Os modelos de trabalho híbrido, com as equipas geograficamente dispersas, por vezes pouco sintonizadas culturalmente, constituem um desafio ao estabelecimento de um vínculo emocional e identitário entre os pares e a empresa, com perda de engagement e performance geral das equipas.
Também o conceito de liderança carece de reinventar-se. Assim, e para além da alteração do foco do controlo para a confiança, e dos processos para os resultados, as chefias passam a ser chamadas a assumir um papel mais inspiracional e motivador, como forma de atingir um maior alinhamento e compromisso, não só entre os colaboradores, como também entre estes e a própria organização.
Por último, a procura constante de maior agilidade e eficiência empresariais agudiza a necessidade de se informatizarem os processos e os fluxos de informação dentro das organizações, se bem que aqui o fenómeno acaba por ser algo ambivalente, dado que o novo paradigma laboral pode comprometer a interação social, desviando a atenção das equipas dos objetivos e metas definidos pelas empresas.
Com quase três décadas de existência, a ACTUASYS é uma empresa 100% portuguesa que tem como missão entregar soluções inovadoras e tecnologicamente avança das que promovem a eficiência e a produtividade no interior das organizações, ao mesmo tempo que reforçam a comunicação, a transparência e as relações no trabalho.
Assim, e do ponto de vista do controlo da prestação do trabalho e da aferição da assiduidade na empresa, oferecemos soluções para automatização do controlo horário, com vista ao cumprimento das obrigações legais e às necessidades operacionais das empresas, em estrita consideração das necessidades individuais de cada trabalhador, incluindo a conveniência que pode representar para si a realização de trabalho a partir de casa.
Neste sentido, as nossas soluções são orientadas para o planeamento do trabalho e equipas, conjugando horários, competências e disponibilidades, com garantia de contacto e comunicação entre colaboradores e chefias, mesmo quando distantes entre si. Por forma a minimizar o impacto desse mesmo distanciamento, apostamos em soluções criativas como é o caso das que se traduzem na disseminação de informação de interesse corporativo nos Portais Self-Service, em consonância com aquela que pode ser veiculada, na forma de imagens, animações e vídeos, nos terminais de identificação e registo de geração TUX500, que se encontram fisicamente na empresa
Artigo publicado na edição n.º 141 da RHmagazine, referente aos meses de julho/agosto de 2022.
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