ASSINAR NEWSLETTER
Quarta-feira, Julho 29, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Pessoas com incapacidade continuam a ter difícil acesso a emprego

59% das pessoas com incapacidade em Portugal estão desempregadas e quase todas consideram difícil ou muito difícil encontrar um novo emprego, segundo um estudo da Randstad.

IIRH Por IIRH
15 de Outubro, 2025
em MERCADO RH, TENDÊNCIAS RH
0
14
Partilhas
150
Visualizações

Mais de metade das pessoas com incapacidade não têm emprego em Portugal. Quem o garante é a Randstad, que desenvolveu um estudo sobre “o papel das pessoas com incapacidade no mercado de trabalho em Portugal”. Em análise, estiveram o perfil sociodemográfico das pessoas com incapacidade em Portugal e comparação europeia, a participação do grupo no mercado de trabalho e os dados sobre o talento das pessoas com incapacidade.

Para concluir o estudo, a Randstad recorreu a dados de instituições como o INE (Instituto Nacional de Estatística) e a Eurostat. Também foi realizado um questionário para averiguar as competências, a formação e a experiência profissional das pessoas com incapacidade.

De entre as 1.060.000 pessoas com incapacidade em todo o mundo, com idades a partir dos 14 anos, 348.300 estão em idade ativa. Assim, a taxa de atividade na população com incapacidade é de 47,6%, enquanto na população sem incapacidade é de 73,1%. A taxa de emprego nas pessoas sem incapacidade é de 67,2% e nas pessoas com incapacidade é de 42,3%. A taxa de desemprego é cerca de 3,3 p.p. mais elevada em pessoas com incapacidade.

A incapacidade de mobilidade é a mais frequente, afetando mais de metade da população com incapacidade (55,9%). Seguem-se as limitações visuais, com prevalência em 32,4% das pessoas com incapacidade, as cognitivas ou de memória, que afetam 31,3%, as auditivas, que afetam 26%, nos cuidados pessoas, que afetam 27,6% e na comunicação, que afetam 14,2%. 84,4% das pessoas com incapacidade são não ativas, sendo que destas, 77,2% estão reformadas.

O emprego das pessoas com incapacidade

São poucas as pessoas com incapacidade que têm emprego, em quase todas as categorias profissionais que requerem maior qualificação. As profissões técnicas e de nível intermédio integram 10,6% da população em geral. Já no caso das pessoas com incapacidade, o emprego nestes cargos é de apenas 7,4%. As atividades intelectuais e científicas acentuam esta diferença, empregando 18,2% da população em geral e apenas 11,1% de pessoas com incapacidade.

A tendência inverte-se em trabalhos não qualificados. A percentagem de pessoas com incapacidade empregadas é superior à das pessoas sem incapacidade. O primeiro caso corresponde a 24,4%, comparando com 15,4% da população em geral empregada nestes cargos.

O questionário realizado pela Randstad em Portugal revelou que 59% das pessoas com incapacidade entrevistadas estão desempregadas. Deste grupo, 62% estão em situação de desemprego de longa duração. De entre os empregados, 44% estão integrados em grandes empresas, desempenhando, principalmente, funções administrativas simples. Seguem-se tarefas técnicas especializadas e tarefas físicas simples. 44% mantêm o mesmo local de trabalho há mais de três anos, mas também há casos que passaram por mudanças recentemente.

Os fatores que motivam a mudança de emprego

De entre as pessoas com incapacidade empregadas, 58% estão disponíveis para novas ofertas, ou à procura de um novo emprego. O principal fator que incentiva a mudança é a busca por um melhor salário. Segue-se a procura por melhores oportunidades de desenvolvimento profissional e por um emprego mais adequado à sua formação.

Por outro lado, o principal fator que retém o talento é a oportunidade de desenvolvimento profissional no local de trabalho atual. Seguem-se o nível de flexibilidade da empresa e a localização próxima de casa. 92% das pessoas entrevistadas considera difícil ou muito difícil encontrar um novo emprego. O principal motivo é a própria incapacidade. Ademais, 77% das pessoas não estão envolvidas em qualquer tipo de formação, o que foi justificado pela falta de condições financeiras, pela dificuldade em encontrar cursos adaptados à sua incapacidade e por problemas de acessibilidade e mobilidade.

Isabel Roseiro, diretora de Marketing da Randstad Portugal, referiu: “Esta análise permite-nos perceber que existe ainda uma situação de disparidade no mercado entre pessoas com incapacidade e sem incapacidade. Mas mais do que isso, é importante percebermos de que forma podemos diminuir estas diferenças, quais são as motivações e expectativas desta fatia de pessoas que tem maior dificuldade em encontrar emprego e criar estratégias para colmatar este desafio.”

De entre as pessoas entrevistadas, 40% têm uma incapacidade relacionada com a mobilidade, 13% com a cognição ou memória, 10% com a visão e 7% com a audição. 42% têm outros tipos de incapacidades, tais como psicossociais ou mentais, doenças crónicas e orgânicas e condições autoimunes e imunológicas e neurológicas. Quanto ao grau de incapacidade, 65% estão condicionados em 60% ou mais. 9% ainda não foram avaliados a este nível.


Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!

Mais sobre empregoEmpresasincapacidadesMercadooportunidadesPessoas
Notícia anterior

Eurofirms divulga setores que mais contratam

Notícia seguinte

Profissionais portugueses vendem em 28% do tempo

Recomendamos

Afinal, o que procuram os jovens numa carreira? Este estudo deixa pistas para os DRH

Afinal, o que procuram os jovens numa carreira? Este estudo deixa pistas para os DRH

29 de Julho, 2026
Desemprego trava nos 5,8% e mercado de trabalho resiste – mas há sinais que não podem ser ignorados

A IA está a mudar o trabalho. Mas não como muitos temiam

23 de Julho, 2026
Porque é que o assédio no trabalho raramente acaba em sanção em Portugal?

ACT recebeu quase 3500 denúncias de assédio em 2025. Poucas deram origem a sanções

23 de Julho, 2026
Pacto de não concorrência. Das regras aos limites, o que diz o Código do Trabalho

Há profissionais que continuam a valer ouro, mesmo com as empresas a contratar menos. Falamos de si?

22 de Julho, 2026
Taxa de desemprego encolhe para 5,9% no 2.º trimestre do ano

Há um sinal no mercado de trabalho que se repete há cinco meses

21 de Julho, 2026
iiRH lança barómetro nacional de employer branding e procura a visão dos profissionais de RH

iiRH lança barómetro nacional de employer branding e procura a visão dos profissionais de RH

21 de Julho, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
OPINIÃO: Como motivar equipas em teletrabalho?

Profissionais portugueses vendem em 28% do tempo

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Atualidade laboral. O luto e a licença parental

Avaliação de desempenho: ferramenta de gestão ou elemento de prova?

23 de Julho, 2026
Entrevista a Domingos Pinto. Quando os dados guiam a produção: Simoldes dá forma à fábrica digital

Entrevista a Domingos Pinto. Quando os dados guiam a produção: Simoldes dá forma à fábrica digital

22 de Julho, 2026
Carla Caracol assume liderança de RH de Engineering & Construction na Proman

Carla Caracol assume liderança de RH de Engineering & Construction na Proman

10 de Março, 2026
Transparência salarial: a sua empresa está preparada? Descarregue este guia prático (gratuito)

Transparência salarial: a sua empresa está preparada? Descarregue este guia prático (gratuito)

29 de Julho, 2026
Entrevista a José Theotónio. Check-out de talento? No Pestana, a experiência cinco estrelas começa por dentro

Entrevista a José Theotónio. Check-out de talento? No Pestana, a experiência cinco estrelas começa por dentro

29 de Julho, 2026
Afinal, o que procuram os jovens numa carreira? Este estudo deixa pistas para os DRH

Afinal, o que procuram os jovens numa carreira? Este estudo deixa pistas para os DRH

29 de Julho, 2026

Agenda de Eventos

Out 20
8:30 - 18:00

Global Talent Day 2026

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Nov 5
10:00 - 16:00

This Is Me- Associação Salvador

Nov 24
Novembro 24 @ 8:00 - Novembro 26 @ 17:00

Conferência: Total Rewards Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

A arquitetura do futuro é híbrida e desenha-se na S+A. Entrevista a Mafalda Carvalho

Mafalda Carvalho é a nova DRH da SER – Senior Exclusive Residences

28 de Julho, 2026
Gi Group Holding Portugal anuncia nova liderança. Saiba quem sucede a Thomas Marra

Gi Group Holding Portugal anuncia nova liderança. Saiba quem sucede a Thomas Marra

15 de Julho, 2026
Há um novo líder na Multicare. Saiba quem é

Há um novo líder na Multicare. Saiba quem é

6 de Julho, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');