Cláudia Dias
Consultora de recursos humanos na Frederico Mendes & Associados
Sabe-se que as empresas que se focam no enriquecimento dos seus quadros e na formação dos colaboradores são, tendencialmente, as que demonstram uma maior facilidade em resistir a conjunturas económicas instáveis.
Já se informou acerca dos tipos de formação disponíveis e respetivas vantagens inerentes? Verifique qual a melhor aposta.
1. Formação na empresa
A formação na empresa é mais rentável para os colaboradores:
- Evita custos de deslocação: atendendo a que a formação decorre na própria empresa, os colaboradores não têm gastos adicionais ao nível da deslocação;
- Evita a perda adicional de tempo com viagens: os colaboradores podem fazer uma melhor gestão do seu tempo e dedicar horas que, por norma, seriam gastas nas viagens para o respetivo local de formação fora da empresa, no desenvolvimento de novas atividades;
- Dilui os custos quando o número de formandos é elevado: apesar de estas formações serem, por norma, mais dispendiosas, no caso do número de formandos ser representativo, os custos da formação são melhor diluídos entre os mesmos.
2. Formação à medida
A formação à medida permite desenvolver os conteúdos de acordo com a expectativa da empresa:
- Intervém mais profundamente em temáticas que se demonstram críticas para os formandos: é cirúrgica no que respeita a conteúdos que poderão ser relevantes para o percurso profissional dos formandos;
- Permite a utilização de exemplos específicos da área de atividade em que a empresa se insere: frequentemente recorre a exemplos que ilustram problemas e desafios com os quais a empresa tem que lidar e para os quais são necessários valências específicas dos formandos;
- A duração poderá ser ajustada, bem como os horários para frequência: existe uma preocupação em adaptar a carga horária e a frequência das formações às necessidades e disponibilidade dos formandos;
- Os custos são mais reduzidos, pois permite versar apenas sobre o pretendido: a intervenção à medida das necessidades e expetativas da empresa permite que os investimentos levados a cabo sejam estratégicos;
- Possibilidade de escolher o formador mais adequado: mediante demonstração de capacidades por parte dos formandos, é manifestamente mais fácil perceber qual o que melhor se enquadra no respetivo perfil.
3. Formação por catálogo
A formação por catálogo é útil para responder a necessidades muito concretas de competências.
- Serve mais adequadamente para casos em que o número de formandos é reduzido: a formação por catálogo apenas é possível quando o número de formandos é reduzido, para que a intervenção seja a mais personalizada possível;
- Muitas vezes está associado a cursos ministrados por entidades especializadas no tema: existe a participação de entidades especializadas que ministram os cursos sob uma perspetiva mais incisiva;
- Normalmente apresentam uma estrutura programática de menor dimensão horária: uma vez que o foco nos conteúdos relevantes é maior, a quantidade programática é menor face a outros tipos de formação.
Por fim, é de igual importância frisar que, independentemente da modalidade de formação pela qual a empresa opte, o investimento na formação assume um papel preponderante quer no desenvolvimento de competências dos colaboradores, quer no desenvolvimento organizacional.