• IIRH
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS
ASSINAR NEWSLETTER
Sábado, Janeiro 28, 2023
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineAssine aqui!
    • Apresentação
    • Arquivo de edições
    • ÁREA PESSOAL – RHMagazine Digital
  • MERCADO RH
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • Webinars & Guias
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • FormaçãoRH
  • Quem somos
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

O setor de TI enfrenta sérias complicações no recrutamento. Saiba o que está a preocupar os líderes a nível global!

A falta de habilitações específicas em TI, computação na nuvem e IA, está a condicionar o recrutamento, à medida que a procura digital cresce, obrigando as organizações a procurar talentos alternativos.

IIRH Por IIRH
25 de Novembro, 2022
em MERCADO RH, RECRUTAMENTO & ONBOARDING
0

Smiling Asian businessman wearing shirt sitting in office and shaking hand of female partner. Woman holding document

15
Partilhas
163
Visualizações

O mais recente estudo realizado pela Equinix, Inc. (Nasdaq: EQIX), empresa mundial de infraestrutura digital, revela que os líderes de TI a nível global enfrentam sérias dificuldades quanto ao recrutamento e retenção de talentos.

De acordo com a pesquisa Global Tech Trends 2022, da Equinix, 62% dos decisores de TI reconhecem que a escassez de talentos neste setor é um dos principais desafios para as empresas. Assim, as organizações do setor – incluindo a Equinix – estão a tentar ampliar a sua pool de talentos, cativando candidatos diversificados por meio de ações alternativas de recrutamento. Neste sentido, os 2.900 participantes nesta pesquisa confirmaram que a velocidade de transformação da área das tecnologias dificulta a procura de colaboradores com as habilitações certas para responder aos desafios atuais e futuros.

As preocupações mais comuns, identificadas por 44% dos inquiridos a nível global, prendem-se com a retenção dos talentos existentes (57% em Portugal) e com o facto de muitas pessoas se candidatarem a funções para as quais não possuem competências específicas (36% em Portugal).

A nível global, as funções de tecnologia mais requisitadas são as de técnico de TI (27%), computação na nuvem (26%) e IA/machine learning (26%). Outros handicaps em termos de habilitações dizem respeito à análise de dados (21%), proteção de dados (21%), desenvolvimento de software de segurança (19%) e análise de segurança (18%). Além disso, os líderes da área de TI antecipam que estas lacunas em termos de habilitações irão manter-se no futuro, principalmente no caso da IA/machine learning.

Segundo Keri Gilder, CEO da Colt Technology Services, “encontrar as habilitações certas constitui um problema real na indústria das tecnologias, especialmente no campo do software. A realidade é que, com a ‘softwarização’ dos serviços, todas as indústrias estão à procura das mesmas skills. Um dos desafios existentes é a falta de consciencialização dos jovens talentos acerca das oportunidades disponíveis no setor das tecnologias. Os provedores de conectividade não aparecem em muitos casos de estudo – mesmo a nível universitário – apesar de todo o trabalho que tem sido desenvolvido em áreas como a dos cabos submarinos, satélites e fibra. Temos de pensar de forma colaborativa relativamente ao talento e trabalhar como uma indústria, de modo a cativar mais a base de habilitações diversificadas que espera por uma oportunidade.”

Em resposta à escassez de habilitações específicas, muitas empresas esforçam-se por requalificar pessoas vindas de outras áreas. De facto, 62% dos respondentes disseram que procedem à requalificação de trabalhadores de áreas semelhantes; ao mesmo tempo que 34% dos inquiridos tentam reforçar a sua força de trabalho recrutando em setores não relacionados. Face às recentes reduções de pessoal e licenças verificadas no setor, levando muitas pessoas a tentar melhorar as suas habilitações e carreiras, as empresas de tecnologia que oferecem oportunidades de formação e desenvolvimento podem estar mais bem posicionadas para atrair talentos.

As origens mais comuns dos trabalhadores requalificados em Portugal são as áreas relacionadas com a administração e apoio empresarial (36%), finanças e seguros (32%), assim como as pessoas que regressam ao trabalho após um período de ausência (28%). Estes trabalhadores requalificados tendem a ajudar as empresas em Portugal a preencher as lacunas de habilitações tecnológicas, trabalhando em funções de técnico de TI (57%), desenvolvimento de software de segurança (36%) e computação na nuvem (32%).

A Equinix dispõe de um conjunto de programas de transição de carreira no seu portfólio Career Pathways. Estes programas são projetados para expandir e diversificar as pools de talentos, por meio de carreiras com habilitações transferíveis, incluindo veteranos militares em transição para a vida civil e atletas olímpicos e paralímpicos retirados da competição, por meio de uma parceria com a Athlete Career Transition (ACT).

O programa de requalificação de transição de carreira constitui 40% das operações de contratação de campo a nível global, terceirizando trabalhadores de indústrias adjacentes, como a aviação, os combustíveis, o gás e a hotelaria, e requalificando-os para preencher funções em data centers. Podemos também citar programas adicionais, como o Invictus, que será lançado em breve e que se concentrará na contratação de veteranos SkillBridge dispensados do serviço militar; o New To Career, para atrair novos graduados; e programas de talentos direcionados a refugiados. Coletivamente, estas iniciativas visam trazer à empresa mais de 750 contratações em 2022.

Entretanto, as empresas também procuram recrutar recorrendo a programas ligados ao ensino superior e a estágios. Os líderes de TI em Portugal afirmaram que as principais formas de parceria com instituições de ensino superior incluem a oferta de estágios a estudantes (38%), parcerias em programas de formação de graduados (32%), programas de formação colaborativa com instituições de ensino superior (25%) e participação em feiras de carreiras de faculdades/universidades (20%).

De acordo com Carlos Paulino, Managing Director da Equinix em Portugal, “esta pesquisa revela que há um certo desacerto entre as habilitações específicas necessárias para determinadas funções e a perceção desse facto por parte dos potenciais candidatos – que poderiam beneficiar de uma melhor orientação sobre formação, preparação e oportunidades de trabalho. Este desafio dá ao setor dos data centers a oportunidade de recrutar e desenvolver talentos para funções de tecnologia, ajudando os candidatos em potencial a obter acesso a uma rede estabelecida para orientação profissional. Na Equinix em Portugal, incentivamos as instituições de ensino superior a trabalhar com as empresas de tecnologia, para garantir que os seus currículos transmitam as habilitações certas aos alunos, preparando-os para as carreiras desejadas.”

Por seu turno, Gary Aitkenhead, Senior Vice President, EMEA IBX Operations, da Equinix, observou que “a lacuna em termos de habilitações está presente em todo o setor das tecnologias, mas é particularmente aguda em funções operacionais, onde o ritmo acelerado das mudanças significa que a força de trabalho precisa de ser constantemente melhorada e alargada. Na Equinix, realizamos programas de formação abrangentes, para garantir que os nossos funcionários atuais têm as habilitações necessárias, mas é mais difícil encontrar novos talentos com as skills certas. Em última análise, poucas pessoas estão cientes das oportunidades de carreira no setor dos data centers. Para ajudar a resolver este problema, a Equinix está a experimentar várias iniciativas na região EMEA, incluindo programas de transição de carreira, como o projeto “I am Remarkable” no Reino Unido, que visa ajudar pessoas de diversas origens a regressar ao mercado de trabalho após uma pausa na carreira.”

Para alavancar ainda mais esta área, a Equinix lançou recentemente a Equinix Foundation, para promover a inclusão digital, em parceria com diversas organizações, desde o acesso à tecnologia e conectividade até ao desenvolvimento das habilitações necessárias para as carreiras em tecnologia. Esta fundação visa apoiar organizações sem fins lucrativos que trabalham para preparar indivíduos de todas as idades e origens, de modo a terem sucesso no mundo digital de hoje.

Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!

Mais sobre Atrair e reter talentoestudoGestão de talentoTalento
Notícia anterior

Siga estes 5 passos para aumentar o engagement dos seus colaboradores

Notícia seguinte

Estas são as áreas com maiores necessidades de capital humano em 2023

Notícia seguinte
A frase “Sou velho demais” torna-se cada vez mais frequente…

Estas são as áreas com maiores necessidades de capital humano em 2023

RHmagazine

Últimas entradas

Cinco tendências tecnológicas que vão marcar 2023

Cinco tendências tecnológicas que vão marcar 2023

Por Eduardo Conde
27 de Janeiro, 2023
0

A Ironhack, escola tecnológica, anuncia as suas...

600 vagas

Clan by Multipessoal tem mais de 600 vagas em aberto

Por Sara Moutinho Lopes
26 de Janeiro, 2023
0

As mais de 600 vagas em aberto...

Porque é importante começar um projeto pessoal, até para a sua carreira?

Opinião: Liderar a carreira – um desejo ou uma necessidade?

Por IIRH
27 de Janeiro, 2023
0

Autora: Inês Santos Silva Docente na Pós Graduação...

Inteligência, credibilidade e capacidade de estabelecer relações fortes:  pontos chave para liderar em tempos de crise

Um em cada cinco líderes quer apostar numa liderança mais autêntica em 2023

Por Eduardo Conde
26 de Janeiro, 2023
0

Uma liderança mais autêntica, com foco em...

600 vagas

Portugal Sotheby’s Realty anuncia recrutamento de 20 profissionais com Talent Day em Lisboa

Por Eduardo Conde
26 de Janeiro, 2023
0

A Portugal Sotheby’s Realty, marca de imobiliário residencial...

Emília Roseiro assume direção de Recursos Humanos da Bel para o Sul da Europa e Turquia

Emília Roseiro assume direção de Recursos Humanos da Bel para o Sul da Europa e Turquia

Por Sara Moutinho Lopes
26 de Janeiro, 2023
0

Esta alteração vai permitir desenvolver as equipas...

VEJA MAIS

Compensação

Maio 2023
Mai 23 2023

Fórum RH 2023

Estádio Sport Lisboa e Benfica
No event found!

Siga-nos nas Redes Socias

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal. Proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 26 anos!

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Apresentação
    • Arquivo de edições
    • ÁREA PESSOAL – RHMagazine Digital
  • MERCADO RH
    • NOTÍCIAS DO MERCADO RH
    • AGENDA DE EVENTOS
    • PASSAPORTE
    • PESSOAS
    • CRÓNICAS & OPINIÃO
  • ESTRATEGIA
    • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
    • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
    • SAÚDE E BEM ESTAR
    • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
    • SOFTWARES RH
    • DIREITO DO TRABALHO
    • TENDÊNCIAS RH
    • GESTÃO DA CARREIRA RH
    • ARTIGOS TÉCNICOS
  • PESSOAS
  • Newsletter
  • GUIARH
  • Webinars & Guias
    • Webinars
    • Guias, ebooks e estudos
  • FormaçãoRH
  • Quem somos

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist