A Talentia Software reuniu um conjunto de critérios associados ao controlo do desempenho do departamento de recursos humanos.
O departamento de recursos humanos de qualquer empresa assume como objetivos a gestão dos ativos que a constituem, avaliando-os e desenvolvendo-os. A Talentia Software interrogou-se, no entanto, acerca do valor que acrescentam à organização na realização dos seus objetivos globais. “A implementação de software de gestão empresarial capaz de definir um conjunto de indicadores que visem a eficiência do departamento de recursos humanos é absolutamente essencial para qualquer empresa”, avança.
De acordo com a empresa, com o recurso a “soluções de monitorização que permitam responder a três objetivos principais: a excelência operacional do capital humano, o desempenho financeiro e a satisfação do cliente trarão vantagens competitivas e concorrenciais, qualquer departamento de RH conseguirá investir em outras áreas de trabalho, como o absentismo ou a qualidade de vida da equipa de trabalho”.
Para a Talentia Software, o conceito de desempenho ganha, por conseguinte, “especial relevância”. “O desempenho do departamento de recursos humanos, assim como a gestão e a melhoria do capital humano, está diretamente relacionado com o desempenho da empresa. Portanto, implementar indicadores de controlo é a resposta que muitos gestores procuram”, refere.
A empresa reuniu um conjunto de critérios úteis para a obtenção de bons resultados e de indicadores de controlo a que os gestores de recursos humanos podem recorrer:
Compreensão: “o indicador escolhido deve ser suficientemente claro e preciso, para que seja facilmente compreendido por todos os que integram o processo de gestão e por aqueles que devem trabalhar os dados”, diz a Talentia.
Dinamismo: os indicadores devem, segundo a empresa, “ser capazes de refletir uma determinada situação em tempo real, para conseguir comprovar as alterações que estão a ocorrer na organização num dado momento e, assim, facilitar a tomada de decisão e aquisição de certas linhas de ação”.
Coerência: “seja qual for o indicador, ou conjunto de indicadores, escolhido, deve estar perfeitamente alinhado com as prioridades estratégicas e responder às necessidades reais da empresa e permitir uma avaliação permanente de alguns pontos-chave da estratégia de recursos humanos que, por sua vez, deve ser coerente com a estratégia global da organização”, sublinha a Talentia.
Quantificável: “seria inútil um determinado indicador não poder ser traduzido em dados, em material quantificável e mensurável, capaz de criar informação relevante e útil que se possa trabalhar”, conclui a empresa de software.