Autora: Catarina Queiroz, senior manager da EVEREDGE Consulting
Ao longo dos anos, a tecnologia tem vindo a enraizar-se no nosso dia a dia, de forma cada vez mais intensiva. Na comunicação com os entes queridos, nos cuidados de saúde, na organização do trabalho, na educação e partilha de informação, nas novas dinâmicas de socialização, entre inúmeros outros contextos.
Não foi necessária uma pandemia para que a tecnologia entrasse na grande maioria dos nossos hábitos de vida, mas foi certamente um acelerador. A verdade é que o conceito de digital native é algo perfeitamente enraizado nas novas gerações; e já usamos amplamente a tecnologia de forma natural e ubíqua.
Fica a dúvida do impacto que a tecnologia tem na gestão de pessoas, havendo o risco de tornar impessoal o contacto humano, que tão importante é na criação das relações empáticas que suportam a dinâmica social e o entrosamento das equipas.
A proliferação da tecnologia, em muitos contextos, também pode ser vista como uma ameaça aos postos de trabalho e à forma como as empresas e instituições estão organizadas. Mas são também uma oportunidade para melhorar e inovar.
Uma importante função da liderança e dos profissionais de recursos humanos é dedicar tempo a atividades que fomentem o envolvimento das pessoas, a sua motivação e o seu desenvolvimento, traduzindo-se no final em resultados benéficos para o ecossistema onde se insere a organização, com a criação e dinamização de talento.
A tecnologia permite libertar mais tempo daquelas que são tarefas rotineiras e de esforço intensivo. Além disso, os modelos de trabalho atuais e a quantidade de informação que é necessária utilizar para definir e executar estratégias e modelos de RH diferenciadores, assim o exige.
A introdução de soluções tecnológicas deve ser vista como um facilitador e não uma ameaça ou entrave, e para isso a tecnologia tem de ser simples e adaptada ao contexto de cada organização. O UPstanding TM®, ao contrário dos packages que apresentam soluções one-size-fits-all, é uma solução totalmente personalizável e adaptável aos processos e requisitos de cada cliente, garantindo que a implementação é previamente desenhada em conjunto com a equipa de capital humano do cliente.
Toda a solução flui em torno de um Portal do Colaborador, que vem incluído de base, independentemente dos módulos pretendidos. Pode ser implementada modular e gradualmente, para que o processo de adoção seja eficaz e resulte em ganhos reais.
- Recruitment & Onboarding: procura dar resposta ao processo de identificação e desenvolvimento de necessidades de recrutamento e permite a recolha de informação ao longo das várias etapas do processo;
- Learning & Development: centra-se na gestão do plano anual de formação, incluindo o acompanhamento da execução de cada formação planeada, ou a aprovação de formações extraplano, e possibilita a dinamização dos planos de desenvolvimento pessoal de forma eficaz;
- Performance & Recognition: procura endereçar o ciclo de vida da gestão do desempenho, introduzindo mecanismos de validação e harmonização de resultados, e a criação de ciclos de avaliação parametrizáveis, com impactos na carreira do colaborador, através de progressões ou revisão das condições salariais;
- Também disponibiliza processos administrativos, como os pedidos aos RH (p.e. alterações de dados, pedido de informação, emissão de declarações, reclamações, etc.), pedido de reembolso de despesas, marcação/alteração de férias ou a justificação de ausências.
No ADN do UPstanding TM® está bem vincada a sua evolução contínua, tomando como referência as tendências globais das práticas de gestão de talento, mas dando sempre especial ênfase àquelas que são as prioridades dos clientes.
As organizações têm uma voz muito ativa na definição do roadmap do produto, pois acreditamos que é através de experiências e necessidades concretas que podemos acrescentar mais valor. A missão do UPstanding TM® é simplificar a tecnologia de RH.
[Artigo publicado na RHmagazine de março/abril de 2021]
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