Susana Nunes
DRH & Internal Communication – DECO PROTESTE
Entrevista publicada na edição n.º 135 da RHmagazine, referente aos meses de julho/agosto de 2021.
A pensar no pós-pandemia a Deco Proteste, e os recursos humanos da empresa em particular, estão a trabalhar numa mudança cultural global, para estarem preparados para o futuro que adivinhamos ainda mais incerto. Como é que se estão a preparar?
Há já algum tempo que a Deco Proteste se está a preparar para uma mudança cultural, no entanto a pandemia veio acelerar todo o processo e assim o sentido de urgência é cada vez maior e o tempo de mudança cada vez mais curto. Neste momento estamos a formalizar o nosso projeto de mudança cultural que acompanha a estratégia de negócio definida para 2021-2025. Para alavancar novas fontes de receitas, e continuar a acrescentar valor ao consumidor, é fundamental adaptar a forma de trabalhar, adotar um mindset diferente e desenvolver novas competências comportamentais e técnicas. Assim, e em cocriação com os colaboradores da organização, vamos definir qual a cultura que precisamos para implementar o plano estratégico da organização.
A Deco Proteste é uma marca muito conhecida e acarinhada em Portugal. Isso torna-se numa vantagem na hora de recrutar talento?
Por um lado, é uma vantagem, por outro é uma desvantagem. Este ano fazemos 30 anos, um marco muito importante na nossa história e que nos leva a querer continuar por mais 30 anos e por isso a importância da mudança na nossa organização. Esta é a parte da vantagem. A desvantagem é que, de uma forma global, os portugueses conhecem a Deco Proteste, mas geralmente têm uma ideia desatualizada sobre o tipo de organização que somos e desconhecem a nossa versatilidade, internacionalização, dinâmica e ambição. Somos muitas vezes associados a uma organização antiquada e de natureza pública, mas na realidade somos uma organização privada com uma missão e propósito com grande impacto na nossa sociedade, dinâmica e que se reinventa todos os dias.
Qual o vosso employee value proposition? O que pode esperar um jovem talento recrutado por vocês?
Damos confiança às escolhas dos consumidores. A equipa Deco Proteste é composta por consumidores. Pessoas que valorizam manterem-se informadas. São curiosas, rigorosas e interessadas, acordam com o desejo de ajudar e ver consumidores satisfeitos e gostam de simplificar as escolhas difíceis. Um jovem talento pode esperar muitos desafios, crescimento, desenvolvimento e oportunidades de trabalhar em projetos internacionais. Aqui encontra também o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, bem como uma equipa comprometida em ser a sua melhor escolha, em todos os momentos da sua jornada com a Deco Proteste.
Qual será o vosso modelo de trabalho quando a situação se normalizar? Já têm definido o que vai mudar para os colaboradores?
Em junho de 2020 comunicámos aos nossos colaboradores o modelo de trabalho a implementar depois da pandemia. O nosso Smart Working, passa por 8 dias de teletrabalho por mês, em que o colaborador, em alinhamento com a sua chefia, decide como pretende beneficiar dos 8 dias de teletrabalho. Pode, por exemplo, optar por trabalhar uma ou duas vezes por semana em casa, ou mesmo 5 dias seguidos ou optar por não usufruir do teletrabalho. Teremos também, a possibilidade de realizar jornada contínua ou de trabalhar 4 dias por semana, mediante alguns critérios ainda a definir.
O nosso futuro é híbrido.
Durante todo este tempo, desde março de 2020 e o início da pandemia, o que foi mais relevante para manter o contacto e o engagement dos colaboradores?
Uma das nossas maiores preocupações foi, sem dúvida, manter o bem-estar e engagement dos colaboradores, bem como a proximidade, que é um dos valores da Deco Proteste. Conseguimos manter esta proximidade através do nosso programa de wellness – composto por atividades de mindfulness, pilates, formações em formato zoom e entrega de gifts aos colaboradores. Por exemplo, no início do ano, em parceria com o projeto VOLTA, entregámos meias em casa dos nossos colaboradores, acompanhadas com uma mensagem de reforço do nosso compromisso, com linhas orientadoras para o ano de 2021. O Get Connected – evento que junta todos os colaboradores da Deco Proteste – também aconteceu remotamente. Para além da partilha sobre os resultados e projetos da organização, tivemos a oportunidade de realizar dinâmicas com os colaboradores. Estas pequenas ações permitiram rever os colegas através de passatempos de partilha de selfies, ou através de encontros na plataforma Zoom, para convívio entre colaboradores. Os nossos meios de comunicação interna, como as newsletters semanais, newsletters de negócio, etc., são também cruciais para manter o contacto e o engagement dos colaboradores.
Tem uma Academia Deco Proteste sólida e bem estruturada. Qual o seu papel na estratégia de recursos humanos?
A nossa Academia Deco Proteste tem um papel preponderante na estratégia da organização e tem como objetivo ser uma referência no desenvolvimento do talento dos nossos colaboradores, em função do serviço especializado que a Deco Proteste oferece ao consumidor. Assente em 4 eixos estratégicos – 1) acolhimento e integração, 2) excelência no serviço ao consumidor, 3) inovação e melhoria contínua e 4) liderança – a Academia tem acompanhado as necessidades de negócio da Deco Proteste. Neste momento, trabalhamos na sua versão 2.0 que permitirá alavancar o modelo híbrido de trabalho, a nossa mudança cultural e suportar a implementação da estratégia de negócio. Queremos potenciar não só as nossas lideranças, mas também apostar no upskilling e reskilling dos nossos colaboradores.
Qual o vosso maior desafio atualmente e como estão a trabalhar para superá-lo?
Queremos posicionar a Deco Proteste como entidade empregadora de excelência. Para isso, trabalhamos a marca de dentro para fora. Apostamos nas iniciativas orientadas para os nossos colaboradores. No entanto, continuamos a desenvolver o nosso posicionamento no mercado de talento através do LinkedIn, da nossa página carreiras em carreiras.deco.proteste.pt e de parcerias como por exemplo, com o Employer Branding College. Queremos evoluir, sim! Sem nunca esquecer aquilo que é a nossa missão e valores fundamentais. É o que nos permite estar presente. Por todos os consumidores.