A propósito da 4.ª edição da Semana Europeia da Formação Profissional, que decorre entre 14 e 18 de outubro, Teresa Damásio, embaixadora da iniciativa em Portugal e administradora do Grupo Ensinus, falou-nos da importância deste tipo de ensino no mercado de trabalho, bem como do fim de um período de “preconceito”.
Organizada pela Comissão Europeia, a Semana Europeia da Formação Profissional é uma iniciativa que pretende inspirar e promover a descoberta de talento através deste tipo de ensino. Sob mote #DiscoverYourTalent! e com o tema “Educação e Formação Profissional para todos – Competências para a Vida”, 44 países europeus vão realizar centenas de eventos direcionados a alunos, pais, empresas e parceiros sociais.
Para promover esta semana, a Comissão Europeia e as autoridades nacionais dos Estados-Membro escolheram embaixadores para casa um dos países. Em Portugal, a escolha recaiu sobre Teresa Damásio, administradora do Grupo Ensinus, o maior no ensino privado em Portugal.
Cada vez mais, a formação profissional assume-se como uma das primeiras opções de ensino. O que acha que pode justificar esta tendência?
A formação profissional promove uma maior empregabilidade por parte dos diplomados. Está também provado provado por vários estudos, tanto dos Estados-membros, como da União Europeia, que os diplomados pela formação profissional têm remunerações 25% acima da média. Por outro lado, a forma como o ensino profissional está estruturado – sendo que o ensino por projeto, a avaliação contínua, os materiais didáticos, os manuais escolares, são feitos pelos próprios professores – torna o ambinete educativo mais amigo, as aprendizagens mais fáceis e também a aquisão de competências muito mais rápida, o que torna os alunos do ensino profissional mais ambiciosos, mais felizes e mais focados, porque estudam aquilo que efetivamente querem.
Qual a importância deste tipo de ensino, não só para os profissionais, mas também para as empresas que recrutam?
O ensino profissional tem uma forte ligação ao mercado e os alunos do ensino profissional têm os seus estágios desde que entram na escola. Isso faz com que haja – para além do orientador educativo, que é a pessoa que lida com o aluno na escola – também um orientador nas empresas que segue a vida do estudante, a par do orientador educativo. Para além disso, há um conselho consultivo em todas as escolas, onde estão presentes as empresas. A ligação é uma ligação quase umbilical entre o tecido empresarial e as escolas. Dentro da ANQEP (Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional), temos também peritos das escolas do mundo empresarial, que ao escolherem as qualificações têm sempre em atenção aquilo que está presente no Catálogo Nacional das Qualificações, que, por sua vez, tem sempre presente quais os empregos que vão sendo necessários na sociedade. Isto faz com que este catálogo seja atualizado sempre que é necessário, fazendo com que a empresa esteja num diálogo permanente com a escola e assim tudo seja feito, desenhado e implementado consolidado pelo benefício das partes.
Existe alguma vantagem do ensino profissional em relação a outros tipos de ensino?
Como nós sabemos, o ensino profissional padeceu durante alguns anos de um preconceito, quer seja por parte dos próprios alunos, quer seja por parte das famílias, quer seja por parte da sociedade em geral que entendia que o ensino profissional era um ensino muito mais fácil e facilitador, face à outra tipologia de ensino. Veio a revelar-se que isso não corresponde à verdade. O ensino profissional hoje é um ensino de primeira linha, a par de tudo o que está dentro do sistema educativo português. Nós estamos precisamente em Portugal a celebrar os 30 anos das primeiras 40 escolas que assinaram contratos de programa em 1989. E aquilo que vemos é que é efetivamente uma aposta ganha. Isso está bem explícito nesta Semana da Educação e Formação Profissional, que terá lugar em Helsínquia de 14 a 18 de outubro e que promove a educação e formação profissional e a formação ao longo da vida. Porque é através deste ensino, que potencia o talento que se promovem as aptidões e aquilo que os estudantes, os educandos e os trabalhadores efetivamente querem ser e querem fazer. Há aqui uma ligação perfeita entre o saber ser e o saber fazer.
Que tipo de pessoas optam pelo ensino profissional? Estamos a falar de pessoas com que idades e que backgrounds?
Nós cada vez mais temos, no ensino profissional, alunos menores. Significa isto que nós temos cada vez mais estudantes a terem como primeira escolha o ensino profissional, o que é efetivamente muito bom. É sinal que há uma maior informação, há um maior conhecimento por parte das famílias, que hoje já têm orgulho em que os seus educandos estejam efetivamente nas escolas profissionais. Em relação aos backgrounds estamos a falar de alunos que terminam o 9.º ano e que progridem naturalmente para o ensino profissional, que é obviamente o ensino secundário, só que orientado para uma qualificação – qualificação essa que está dentro do Catálogo Nacional das Qualificações, que existe em Portugal e em todos os Estados-membros da União Europeia.
É uma boa opção para garantir a empregabilidade?
É uma excelente opção para garantir a empregabilidade. Os diplomados por parte do ensino profissional têm emprego assim que terminam a sua prova de aptidão profissional, que fazem no final do ciclo formativo que são três anos (10.º, 11.º e 12.º). Os diplomados do ensino profissional demoram um mês a encontrar trabalho, o que é muito bom.
O que vai acontecer em Portugal na Semana Europeia de Formação Profissional?
Em Portugal e em todos os Estados-membros, aquilo que a Comissão Europeia deseja é que haja um conjunto de atividades, quer nas escolas, quer nas empresas, que efetivamente demonstre aquilo que se faz. Para isso podem ir ao portal da Semana Europeia da Formação Profissional, registar as suas atividades e dar também voz aos alunos e aos Alumini do ensino profissional, deixando registado porque é tão importante frequentar o ensino profissional e quais as mais-valias desse ensino face aos outros ensinos.
Comentários 3