ASSINAR NEWSLETTER
Sexta-feira, Outubro 30, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • employer branding
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

8 maneiras de descobrir (os tão desejados) talentos tecnológicos

IIRH Por IIRH
1 de Junho, 2020
em MERCADO RH, RECRUTAMENTO & ONBOARDING, Recruting
0
8 maneiras de descobrir (os tão desejados) talentos tecnológicos
18
Partilhas
168
Visualizações

Todas empresas, qualquer que seja a sua dimensão, lutam constantemente para encontrar e reter talentos que possam permanecer à frente das tecnologias emergentes e usá-las para impulsionar a inovação e o sucesso dos seus negócios.

Descobrir pessoas que se destacam em áreas como marketing digital, análise de dados, desenvolvimento da web e muito mais, envolve ir além da publicação do anúncio de emprego com uma descrição do trabalho, colocada num portal online e esperar que os candidatos cheguem.

De acordo com dados da Adecco, as organizações precisam de se tornar proativas e criativas quando se trata de contratar e manter grandes equipas. Isso significa procurar dentro e fora dos “limites” da sua empresa em busca de inspiração, recursos e ativos. E esta procura, estes talentos podem significar a diferença entre o sucesso, ou não, de uma empresa.

Existem várias estratégias para alavancar o talento que já possui, além de oferecer formas, fora do comum, para procurar líderes emergentes. A Adecco divulga algumas formas de procura, interna e externa. São elas:

Aproveite o talento da sua empresa

Reforçar o aumento do talento na sua organização não ajuda apenas as pessoas motivadas a progredir. Também apresenta oportunidades para capacitar os mais “experientes” da indústria, que podem estar atrasados ​​em competências tecnológicas, o que seria uma conquista para todos.

Ser capaz de ver além das pessoas que possuem os cargos que deseja preencher, abre um mundo inteiro de possíveis candidatos. Os líderes da empresa também podem dotar as equipas de RH e os recrutadores com as competências necessárias para atrair candidatos interessantes.

1. Adote a orientação inversa

Burocracia, estrutura e cultura rígida muitas vezes podem significar que algumas das ideias mais recentes raramente chegam à mesa de um executivo. Quando bem-sucedidos, os programas de mentores reversos, nos quais talentos juniores expõem aos gestores mais experientes novas ideias, tecnologias e maneiras de trabalhar, são uma maneira eficaz de saltar níveis, quebrar silos e permitir que novas ideias permeiem a organização.

2. Ofereça promoções aceleradas

Semelhante à orientação reversa, as promoções aceleradas podem ajudar a trazer novas perspetivas e recursos às equipas de liderança.

3. Treine os seus recrutadores

As equipas de recrutamento tradicionais geralmente carecem de vocabulário, entendimento e redes para atrair candidatos qualificados com as competências técnicas e de negócios. É importante treinar a sua equipa de recrutamento nas estruturas, motivações, histórico e formas de avaliar talentos.

4. Crie projetos que os especialistas em tecnologia vão adorar

Diante da opção de ingressar numa startup jovem ou num gigante estabelecido, a maioria dos talentos emergentes optará pela primeira – é difícil ignorar a oportunidade de trabalhar em algo verdadeiramente novo, juntamente com o apelo de flexibilidade, benefícios inovadores e planos de trabalho abertos, principalmente porque as startups bem financiadas costumam corresponder ou até exceder as ofertas salariais de empresas maiores. As grandes empresas devem considerar o estabelecimento de unidades digitais separadas, livres de algumas das estruturas e restrições de toda a entidade, para atrair os melhores talentos e incubar novos produtos e ideias.

Encontre talentos fora da sua organização

Vá além dos candidatos das vagas tradicionais para encontrar talentos emergentes em áreas como desenvolvimento web, dados, design e marketing digital. Procure futuros líderes de tecnologia – muitos deles nativos da digital, aqueles que trabalham em empresas nascidas na era digital – por meio de programas como hackathons, aceleradores de inicialização e muito mais.

1. Envolva-se com aceleradores de startups

Programas de aceleração são excelentes fontes de jovens talentos motivados e criativos, com uma ampla gama de competências. Contribuições financeiras relativamente pequenas na forma de investimentos, patrocínios e associações corporativas podem dar às grandes empresas acesso a esse talento para projetos, oportunidades de investimento antecipado e inspiração.

2. Peça aos alunos que lidem com projetos na sua organização

Os cursos imersivos em tempo integral podem ter parcerias regulares com empresas de todas dimensões para criar e implementar projetos personalizados nos quais os alunos trabalham durante o seu tempo no campus como parte do currículo do curso. Esses projetos representam economias para as empresas além de serem valiosas experiências práticas de aprendizagem.

3. Patrocínio hackathons

Pioneiras por empresas de tecnologia há apenas alguns anos, estas sessões de codificação (às vezes reduzidas a experiências de um dia) podem ajudar a gerar rapidamente soluções para problemas e inovações nos negócios. Os patrocinadores corporativos geralmente são capazes de moldar a natureza da competição, com o benefício de que dezenas de mentes inovadoras estão intensamente focadas em novas soluções para os problemas da empresa.

4. Considere ativamente as aquisições

As aquisições de marcas e produtos sempre foram um elemento ativo da construção de portfólios no mundo dos bens de consumo embalados (CPG). Mas com o crescente número de novos players de produtos de consumo e a crescente velocidade das transformações digitais, houve muito mais compras desse tipo no mundo do retalho e do CPG.

Procurar pessoas tecnologicamente equipadas que desenvolverão os seus negócios pode parecer desanimador. Mas se é inteligente e estratégico, existem inúmeras maneiras de encontrar membros e líderes talentosos para a sua equipa, fora dos muros da empresa e dentro da organização. Seja criativo na sua pesquisa e fortaleça as suas equipas e negócios.

Notícia anterior

Cisco Annual Internet Report: em direção a um futuro digital mais inclusivo  

Notícia seguinte

5 fatores-chave para a tomada de decisões coletivas

Recomendamos

Turnos, confiança e compromisso: uma nova prioridade para as empresas

Turnos, confiança e compromisso: uma nova prioridade para as empresas

28 de Outubro, 2026
Factorial apresenta novo posicionamento. Saiba o que está por detrás da mudança

Factorial apresenta novo posicionamento. Saiba o que está por detrás da mudança

26 de Outubro, 2026
Pilhas de currículos para analisar? Esta startup portuguesa quer dar uma ajuda aos RH com IA

Pilhas de currículos para analisar? Esta startup portuguesa quer dar uma ajuda aos RH com IA

26 de Outubro, 2026
“Um bom kit funciona quando cada elemento cumpre uma função clara”

“Um bom kit funciona quando cada elemento cumpre uma função clara”

19 de Outubro, 2026
Os benefícios existem, mas os seus colaboradores usam-nos?

Os benefícios existem, mas os seus colaboradores usam-nos?

16 de Outubro, 2026
A nova fase da Talenter começa com um regresso às origens

A nova fase da Talenter começa com um regresso às origens

14 de Outubro, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
5 fatores-chave para a tomada de decisões coletivas

5 fatores-chave para a tomada de decisões coletivas

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

26 de Outubro, 2026
Estes foram os seis temas críticos que fizeram cair o acordo da reforma laboral

O salário mínimo vai subir em 2027. Saiba quais os três valores em cima da mesa

12 de Outubro, 2026
Coverflex prevê subida nos custos dos seguros de saúde das empresas em Portugal

O seu salário líquido vai aumentar em novembro. Simule aqui quanto vai receber a mais com a descida de 50% do IRS

21 de Outubro, 2026
As mulheres podem ganhar o mesmo e chegar à reforma com menos? As reflexões que marcaram o pequeno-almoço Doutor Finanças/RHmagazine

As mulheres podem ganhar o mesmo e chegar à reforma com menos? As reflexões que marcaram o pequeno-almoço Doutor Finanças/RHmagazine

29 de Outubro, 2026
Entrevista a Margarida Filipe (Jungheinrich Portugal) – “Continua por descobrir a diversidade de oportunidades que oferecemos”

Entrevista a Margarida Filipe (Jungheinrich Portugal) – “Continua por descobrir a diversidade de oportunidades que oferecemos”

28 de Outubro, 2026
Turnos, confiança e compromisso: uma nova prioridade para as empresas

Turnos, confiança e compromisso: uma nova prioridade para as empresas

28 de Outubro, 2026

Agenda de Eventos

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Nov 4
10:00 - 16:00

This Is Me- Associação Salvador

Nov 24
Novembro 24 @ 8:00 - Novembro 26 @ 17:00

Conferência: People Analytics Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

26 de Outubro, 2026
Entrou na Eurofirms em 2017 e agora vai liderar a operação em Portugal. Conheça Lucília Queirós

Entrou na Eurofirms em 2017 e agora vai liderar a operação em Portugal. Conheça Lucília Queirós

21 de Outubro, 2026
Da Academia Montepio à Federação Portuguesa de Futebol. O novo desafio de Lurdes Romeiro Serrão

Da Academia Montepio à Federação Portuguesa de Futebol. O novo desafio de Lurdes Romeiro Serrão

13 de Outubro, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • employer branding
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');