ASSINAR NEWSLETTER
Quarta-feira, Outubro 14, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • employer branding
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

A nova fase da Talenter começa com um regresso às origens

O regresso de César Santos à liderança direta, a integração do Grupo Constant Portugal e a ambição de ultrapassar os 90 milhões de euros marcam uma nova fase da Talenter. A empresa quer crescer, diversificar a sua oferta e afirmar-se em torno da human performance.

IIRH Por IIRH
14 de Outubro, 2026
em DESTAQUES, MERCADO RH
0
A nova fase da Talenter começa com um regresso às origens
5
Partilhas
56
Visualizações
Porque decidiu regressar à liderança direta da Talenter em 2025? O que precisava de mudar?

Estive afastado da liderança direta durante cerca de quatro anos. Em 2021, quando verticalizámos o modelo em sete marcas, algumas pessoas transitaram para a Knower e a Header. A Talenter perdeu profissionais experientes e esse conhecimento não foi adequadamente reposto, refletindo-se na gestão e no serviço.

Quando regressei, uma prioridade foi reconstruir essa capacidade. Juntámos profissionais experientes e fizemos mudanças na liderança, combinando novo know-how com pessoas que conhecem profundamente a empresa e a sua cultura. Estamos a recuperar o que sempre nos distinguiu: conhecimento do mercado, proximidade às pessoas e aos clientes e capacidade de entrega.

O que mudou desde então?

Reforçámos equipas e liderança, recuperámos experiência e voltámos a colocar a proximidade ao cliente no centro da operação. Nos próximos três anos, queremos ser a empresa preferida por candidatos, colaboradores e clientes.

Na digitalização, investimos numa nova plataforma de recrutamento e numa nova versão do software de gestão de contratos e processamento salarial, para ganhar agilidade, eficiência e assertividade.

A integração do grupo Constant Portugal acrescentou quatro delegações, mais de 100 clientes, 855 trabalhadores temporários e cerca de 14,5 milhões de euros de volume de negócios. Qual foi o maior desafio?

Esta integração foi um caso de sucesso. Conseguimos fazê-la sem despedimentos ou demissões, preservando o conhecimento existente. A maior dificuldade foi a mudança dos softwares, concluída há poucos meses. As equipas estão plenamente integradas na cultura Talenter. O processo reforçou a presença na indústria e logística, ampliou o portefólio, nomeadamente o recrutamento e seleção permanente, e reforçou a gestão e a liderança. Acreditamos que vamos ultrapassar os 90 milhões de euros de volume de negócios este ano.

De onde deverá vir o crescimento até aos 90 milhões de euros previstos para 2026?

O trabalho temporário continuará a representar a maior parcela do crescimento, sobretudo na indústria e logística. Em simultâneo, diversificamos e especializamos a atuação. Criámos uma Unidade de Negócio para o setor agroalimentar, que complementa as existentes na indústria, logística, hotelaria, construção civil e serviços. A reorganização de 2021 permitiu também o crescimento do outsourcing, através da Knower, e de outros serviços da Wellow Network.

Hoje, o trabalho temporário representa cerca de 50% do volume de negócios da Wellow Network, que este ano deverá aproximar-se dos 180 milhões de euros. A estratégia passa por crescer neste negócio e diversificar serviços e setores.

Como quer que a Talenter seja percecionada pelo mercado daqui a três anos?

Em 2008, posicionámo-nos como uma empresa integrada de gestão de talento. Mais tarde, especializámos a oferta, concentrando o segmento executivo na Header e o outsourcing na Knower. Entre 2021 e 2025, a Talenter ficou mais concentrada no trabalho temporário.

Queremos agora aprofundar soluções para funções técnicas e operacionais, através do trabalho temporário, recrutamento permanente e formação profissional. É aqui que entra a human performance: queremos ser reconhecidos como especialistas em talento, carreiras e performance humana. Potenciar a performance das pessoas é também potenciar a competitividade das empresas.

Falta realmente talento em Portugal ou o problema está também nos salários, nas qualificações e na atratividade de algumas funções?

Portugal enfrenta dois problemas: a crise demográfica e o desajuste de qualificações. Com uma taxa de fecundidade de cerca de 1,4 filhos por casal, a crise demográfica é estrutural. Existe também um desajuste entre jovens cada vez mais qualificados e o perfil exigido por muitas ofertas, agravado pela reduzida aposta no ensino profissional. Juntam-se baixos níveis remuneratórios, que contribuem para a saída dos jovens e levam trabalhadores imigrantes a procurar outros mercados.

No curto prazo, o crescimento económico depende da capacidade de atrair e integrar mão de obra imigrante. A médio e longo prazo, é necessário apostar em atividades de maior valor acrescentado, melhorar emprego e remunerações, reforçar o ensino profissional e reter talento.

A formação pode ser uma resposta à escassez de talento?

Quando lançámos a Header, em 2020, a aposta inicial estava centrada no executive search. Mais tarde, ampliámos a oferta à formação e à consultoria. Estamos agora a fazer uma segmentação mais clara: a formação executiva mantém-se na Header e relançamos a formação técnica na Talenter.

Num mercado com escassez de competências, precisamos de desenvolver as capacidades de que as empresas necessitam. É esse o princípio do “Formar para Empregar”. A formação técnica é também importante para qualificar a mão de obra imigrante, melhorar a empregabilidade dos candidatos e compensar o défice de qualificações técnicas.

A digitalização é um dos pilares da nova Talenter. Até onde pode ir a inteligência artificial (IA) no recrutamento?

A IA pode acelerar a identificação de competências técnicas e tornar o recrutamento mais eficiente. Mas o sucesso da integração depende também das soft skills, cada vez mais determinantes para a performance.
A avaliação da cultura, do perfil comportamental e da compatibilidade entre ambos deve continuar a ter uma forte componente de julgamento humano. Um algoritmo pode ajudar a analisar informação e a tomar decisões mais informadas, mas não deve substituir a capacidade de compreender pessoas, contextos e relações.

A rede por detrás da Talenter

Principal marca da Wellow Network, representando cerca de 50% do volume de negócios do grupo

  • Fundada a 11 de agosto de 1999
  • 27 anos no mercado português
  • Previsão de faturação para 2026: 90 M€
    – 800 clientes ativos
  • Cerca de 6.000 profissionais colocados anualmente
  • 16 delegações
    – 2 delegações em breve, nos Açores e em Caldas da Rainha

Artigo publicado na edição 165 da RHmagazine, referente aos meses de setembro e outubro de 2026


Aproveite e leia já as últimas edições da RHmagazine AQUI

Mais sobre Atração de talentoCompetênciasdesenvolvimento organizacionaldigitalizaçãoEscassez de TalentoformacaoGestão de pessoasGestão de talentoHuman PerformanceIAInteligência Artificialliderançaqualificaçõesrecrutamentorecursos humanosRetenção de talentoRHSaláriosTalentertrabalho temporárioWellow Network
Notícia anterior

Parlamento dá luz verde a novas regras para pais trabalhadores. O que muda?

Recomendamos

O truque que está a conquistar profissionais de topo chama-se microshifting

Parlamento dá luz verde a novas regras para pais trabalhadores. O que muda?

14 de Outubro, 2026
Afinal, quanto vai poupar no IRS? Veja os valores

Governo mantém duas medidas para os salários em 2027. Conheça os benefícios e condições

13 de Outubro, 2026
Da Academia Montepio à Federação Portuguesa de Futebol. O novo desafio de Lurdes Romeiro Serrão

Da Academia Montepio à Federação Portuguesa de Futebol. O novo desafio de Lurdes Romeiro Serrão

13 de Outubro, 2026
IRS em 2027: saiba quem ficará isento e o que muda nos escalões

IRS em 2027: saiba quem ficará isento e o que muda nos escalões

13 de Outubro, 2026
United Hospitality Management tem nova responsável de RH para a Europa. Quem foi escolhida?

United Hospitality Management tem nova responsável de RH para a Europa. Quem foi escolhida?

12 de Outubro, 2026
Desemprego em Portugal atingiu os Valores Máximos do Ano de 2024 no mês de Novembro

O desemprego vai continuar a descer? Eis a previsão do Governo para o próximo ano

12 de Outubro, 2026
VEJA MAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Estes foram os seis temas críticos que fizeram cair o acordo da reforma laboral

O salário mínimo vai subir em 2027. Saiba quais os três valores em cima da mesa

12 de Outubro, 2026
RH Talk – O Paradoxo de 2026: mais tecnologia, menos energia humana?

RH Talk – O Paradoxo de 2026: mais tecnologia, menos energia humana?

25 de Junho, 2026
Déjà vu: Banco de horas. Flexibilidade ou retrocesso?

Comportamentos extralaborais: quando pode a empresa intervir disciplinarmente?

16 de Março, 2026
A nova fase da Talenter começa com um regresso às origens

A nova fase da Talenter começa com um regresso às origens

14 de Outubro, 2026
O truque que está a conquistar profissionais de topo chama-se microshifting

Parlamento dá luz verde a novas regras para pais trabalhadores. O que muda?

14 de Outubro, 2026
Afinal, quanto vai poupar no IRS? Veja os valores

Governo mantém duas medidas para os salários em 2027. Conheça os benefícios e condições

13 de Outubro, 2026

Agenda de Eventos

Out 20
8:30 - 18:00

Global Talent Day 2026

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Nov 4
10:00 - 16:00

This Is Me- Associação Salvador

Nov 24
Novembro 24 @ 8:00 - Novembro 26 @ 17:00

Conferência: People Analytics Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

Da Academia Montepio à Federação Portuguesa de Futebol. O novo desafio de Lurdes Romeiro Serrão

Da Academia Montepio à Federação Portuguesa de Futebol. O novo desafio de Lurdes Romeiro Serrão

13 de Outubro, 2026
United Hospitality Management tem nova responsável de RH para a Europa. Quem foi escolhida?

United Hospitality Management tem nova responsável de RH para a Europa. Quem foi escolhida?

12 de Outubro, 2026
Verdasca Group escolhe Sónia Afonso como nova Diretora de Recursos Humanos

Sónia Afonso é a nova Diretora de Recursos Humanos da Marec, Espaço Casa

7 de Outubro, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • employer branding
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');