A sua marca é vencedora? Confirme com as 9 características essenciais do Employer Branding.
Aos poucos, a atração, gestão e retenção dos colaboradores foram-se adaptando aos novos desafios de um mundo global e digital. Uma marca vencedora não é feita da noite para o dia. Não basta simplesmente publicar a missão e os valores da empresa na sua página corporativa, ou fazer o upload de três fotos no Facebook da empresa. Os empregadores mais atraentes têm sido capazes de definir o que os torna únicos, e continuamente reforçar as suas comunicações internas e externas, e as suas ações com os empregados.
De uma forma geral, podemos distinguir nove características que devem fazer parte de qualquer estratégia de Employer Branding.
Definição de um público-alvo
A quem nos dirigimos? Quais são os perfis que temos na nossa empresa? Quem são os nossos stakeholders: colaboradores futuros, atuais, reformados, estudantes, fornecedores…? A mensagem, a imagem que a empresa quer passar, muda consoante o público a que se destina. Contudo, a nível interno, devem ser os colaboradores o foco da sua estratégia, uma vez que serão os melhores embaixadores da marca para o exterior.
Análise da situação
É necessário analisar qual a imagem que tem a organização, tanto a nível interno, como externo.
Análise daquilo que procura
Uma vez que conhecemos a imagem que tem a nossa organização, é necessário definir as mudanças, ou aspetos a melhorar que queremos alcançar. Neste campo, deve-se contar com a estreita colaboração da direção dos departamentos de Marketing e Comunicação. A colaboração destes departamentos será uma ajuda preciosa no Employer Branding.
Definição de Objetivos
Quais são as metas de curto e longo prazo? Tudo depende se o objetivo que temos é para atrair novos colaboradores, manter ou motivar, ou fortalecer a marca, entre outros.
Definição da Emplyoee Value Proposition
O que faz com que a nossa organização seja única? Por que vale a pena trabalhar nela e não na concorrência?
Canais da Comunicação
Ter a estratégia e não saber comunicar não lhe serve de nada. Por isso, para que a nossa mensagem chegue com maior facilidade ao público que queremos, será necessário usar os canais de comunicação que fazem parte do seu dia a dia.
Ações Internas
Além de comunicar a nossa estratégia de marca como empreendedora com o uso dos canais internos, é também importante envolver ativamente os colaboradores, a fim de melhorar a sua motivação e retenção, e transformá-los nos melhores embaixadores para a empresa. Através, por exemplo, de concursos internos, teste de produto exclusivo, convites patrocinados pela nossa empresa, eventos, etc.
Ações Externas
As ações externas mostram a nossa eficácia no momento em que mostramos a nossa marca. Resta saber: como vamos dar a conhecer a nossa marcar?
Acompanhamento e Evolução
Quando temos em marcha a nossa estratégia de Employer Branding é muito importante medir o seu impacto e avaliar as nossas ações continuamente.
Após estas dicas aproveite e reveja a estratégia de Employer Branding da sua empresa. Pode estar aqui a resposta para que a sua marca seja vencedora.
Autor: Michiel Das: Co-fundador de Brand Ambassador Club a primeira agência creativa dedicada exclusivamente a estratégias de Employer Branding.
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