ASSINAR NEWSLETTER
Segunda-feira, Setembro 14, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Atrair e Reter Talento: De que forma as organizações devem encarar a transformação tecnológica

Vanessa Henriques Por Vanessa Henriques
23 de Maio, 2018
em ARTIGOS TÉCNICOS, MERCADO RH
0
Atrair e Reter Talento: De que forma as organizações devem encarar a transformação tecnológica
51
Partilhas
286
Visualizações

A transformação digital está a mudar a forma como trabalhamos e vivemos, contudo ainda existem organizações comerciais e do setor público que optam por ignorar ou adiar as mudanças necessárias para uma transformação digital bem-sucedida. Infelizmente para muitos, o motivo é um grande medo da mudança e do desconhecido. Movemo-nos para um futuro digital, mas as novas gerações que entram para o mercado de trabalho nem se apercebem desta transformação pois o digital já faz parte da sua realidade e não é um conceito do futuro!

Maioria dos nossos novos talentos já são nativos digitais, estão constantemente conectados, e são estes hábitos digitais que obrigam a mudanças no local de trabalho. Por exemplo, estes usam a tecnologia praticamente desde que nasceram, a maioria da conhecida por Geração Z (nascidos de 1995 adiante) afirma preferir a interação digital à pessoal. Agora pense: A sua organização tem uma estratégia de comunicação preparada para estes colaboradores nativos digitais que se preparam para entrar no mercado de trabalho?

Trabalho: Medida na mesma unidade que a vida pessoal

De acordo com um estudo realizado pela PwC num período de 4 anos, 86 % da geração Millennial (nascidos entre 1980 – 1996) consideram despedir-se se valores do empregador deixarem de corresponderem com os seus. Os Millennials são conhecidos por terem consciência sobre as marcas, e essa afinidade vai além de marcas de lifestyle. O mesmo transpõe-se para o local de trabalho: Para os Millennials a empresa precisa de ser inovadora, moderna e vanguardista, ou seja, procuram um emprego do qual se orgulhem a ponto de postar nas suas redes sociais e do qual possam comentar com os amigos no Whatsapp.

Estas gerações mais novas, como os Millenials e a Geração Z, preferem trabalhar através de sistemas de cloud, que lhes permitam comunicar de forma simples e em tempo real. Estes querem passar menos tempo a usar aplicações consideradas “tradicionais” no mercado de trabalho como o e-mail e o voicemail, que são de suporte linear e que dificultam a comunicação em tempo real.

Para os Millennials o trabalho deve ser divertido, ter significado, e conseguir encaixar-se no seu lifestyle, porque este é considerado parte da sua identidade. Os Millennial são conhecidos por serem a geração que mais luta pela sua felicidade individual, e procuram que a empresa onde trabalham os faça sentir relevantes. Inseridos num mundo em que há um grande volume de feedback online e numa sociedade individualista, esta geração que está a entrar no mercado tem dificuldade em entregar-se no espírito corporativo: Eles necessitam de serem reconhecidos diariamente, quer na sua empresa quer no mundo digital.

Transformar a necessidade de se reinventar numa grande oportunidade

Um enorme desafio para uns, a necessidade de se reinventar pode ser uma grande oportunidade para outros. De acordo com alguns estudos, 96% dos líderes afirma que estas novas tecnologias, como os serviços de cloud, irão alterar as regras na esfera empresarial. Com esta redefinição das regras, as organizações mais pequenas e ágeis conseguem usar a sua flexibilidade de forma ativa para alcançar mais oportunidades de trabalho e democratizar a informação. Ser proactivo torna-se crítico porque este é um momento único para ultrapassar a quota de mercado partilhando, ou competindo com, organizações há muito estabelecidas do setor comercial e privado.

Este caminho para a transformação digital é inevitável, bem como as barreiras tecnológicas em breve serão superadas. Ideais divergentes, atitudes e modelos de lifestyle são largamente inspirados por esta Era digital que se vive. Neste mundo conectado, o local de trabalho e a vida privada interligam-se facilmente. O fluxo constante de informação resulta numa maior concorrência e ambição, e a globalização está a aumentar a flexibilidade em que se pode mudar e mover-se dramaticamente. Se a era digital está a mudar o mundo profissional como nenhuma outra era o fez. Pare para pensar se está pronto.

De forma a atrair e reter uma nova geração de trabalhadores, use estes tempos de mudança para aproveitar novas oportunidades e transformar sua empresa num espaço do qual os seus funcionários vão sentir orgulho e deixe-os moldar o futuro digital para a empresa. Ao contrário das gerações anteriores estes não querem apenas trabalhar para alguém, estes querem ser levados a sério e que trabalhem com eles. Invista na criação de circunstâncias que envolvam todos os funcionários na transformação da organização, dando a todos a oportunidade de aprender a usar e aplicar as novas tecnologias de forma bem-sucedida. As equipas tornar-se-ão mais motivadas e incluídas.

 

Autor:
Cesar Flores-Rodriguez
Chief Sales Officer (CSO) da NFON

 

 

[button style=’red’ url=’https://rhmagazine.pt/’ icon=’entypo-left’]Voltar à homepage[/button]

 

[posts title=’Mais notícias:’ count=’3′ layout=’grid-3-col’][/posts]

 

Mais sobre AtrairGRHNFONrecrutamentorecrutarreterTalento
Notícia anterior

ARAGO Consulting marca presença no SAP NOW Lisboa

Notícia seguinte

Blended Training Services junta-se ao maior concurso de empreendedorismo do país

Recomendamos

Wellow Network compra A Temporária. Talenter integra 650 trabalhadores e 60 clientes

Wellow Network compra A Temporária. Talenter integra 650 trabalhadores e 60 clientes

11 de Setembro, 2026
Prepare-se: idade da reforma vai voltar a mexer. Saiba quanto e porquê

Reformados e desempregados estão a voltar ao mercado de trabalho. Este projeto já ajudou 5.400 pessoas

8 de Setembro, 2026
O que é a nova “economia de competências humanas” que está a ganhar força com a IA?

“Adeus”, Mercer. A partir de agora, a marca passa a chamar-se Marsh

4 de Setembro, 2026
Há uma nova Top Employer em Portugal. Aubay conquista certificação internacional

Há uma nova Top Employer em Portugal. Aubay conquista certificação internacional

3 de Setembro, 2026

De benefício a sistema: o caminho da Cachapuz rumo à certificação NP 4590

20 de Agosto, 2026
“Simples, eficaz e integrada”: Michael Page aposta em marca única para reforçar resposta às empresas

“Simples, eficaz e integrada”: Michael Page aposta em marca única para reforçar resposta às empresas

31 de Julho, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
Blended Training Services junta-se ao maior concurso de empreendedorismo do país

Blended Training Services junta-se ao maior concurso de empreendedorismo do país

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Coverflex prevê subida nos custos dos seguros de saúde das empresas em Portugal

Aumentos salariais de 3,2% em 2027? Sim, mas não para todos. Passamos a explicar

7 de Setembro, 2026
Aumentos, salários e carreiras. O que muda na Função Pública até 2029

O seu salário líquido pode aumentar já em novembro. Saiba porquê

9 de Setembro, 2026
Já disponíveis as tabelas de retenção de IRS para 2026. Veja aqui!

Já disponíveis as tabelas de retenção de IRS para 2026. Veja aqui!

6 de Janeiro, 2026
“A transparência salarial vai muito além de uma alteração legislativa”: o que esteve em debate no encontro do Grupo Egor

“A transparência salarial vai muito além de uma alteração legislativa”: o que esteve em debate no encontro do Grupo Egor

14 de Setembro, 2026
Marque na agenda: Clan e Câmara Municipal de Santarém juntam empresas e talento no 1.º The Talent Event

Marque na agenda: Clan e Câmara Municipal de Santarém juntam empresas e talento no 1.º The Talent Event

11 de Setembro, 2026
EU DECIDO 2026 junta diferentes gerações para discutir liderança, mudança e IA

EU DECIDO 2026 junta diferentes gerações para discutir liderança, mudança e IA

11 de Setembro, 2026

Agenda de Eventos

Set 19
9:00 - 19:00

EU DECIDO 2026

Set 30
9:00 - 12:30

Employer Branding by iiRH 2026

Out 20
8:30 - 18:00

Global Talent Day 2026

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

LeYa inicia novo capítulo com Sofia Correia de Barros como CEO

LeYa inicia novo capítulo com Sofia Correia de Barros como CEO

7 de Setembro, 2026
Carla Sousa é a nova Business Director da Unidade de Serviços da Talenter

Carla Sousa é a nova Business Director da Unidade de Serviços da Talenter

4 de Setembro, 2026
Manuel Flahault é o novo rosto da liderança da Air France-KLM na Península Ibérica

Manuel Flahault é o novo rosto da liderança da Air France-KLM na Península Ibérica

1 de Setembro, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');