ASSINAR NEWSLETTER
Sexta-feira, Setembro 18, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Workaholic, sonhador, recluso – com que tipo de trabalhador remoto se identifica?

IIRH Por IIRH
1 de Janeiro, 2021
em TENDÊNCIAS RH
0
Workaholic, sonhador, recluso – com que tipo de trabalhador remoto se identifica?
43
Partilhas
296
Visualizações

Um novo estudo da Robert Walters a nível global descobriu a prevalência de 3 tipos de personalidade que emergiram devido ao extenso período de teletrabalho resultante do COVID-19.

“É bastante comum haver diferentes tipos de personalidade num local de trabalho. Gerir estes três tipos –workaholic, sonhador, recluso– num contexto de escritório em circunstâncias normais é bastante simples. O desafio que temos agora é a gestão à distância, tentando perceber que fatores do trabalho remoto podem expor os nossos colaboradores a experiências negativas, desde burn out, desânimo, ou isolamento”, comenta François-Pierre Puech, Senior Manager da Robert Walters Portugal.

A Robert Walters, consultora líder em recrutamento e seleção especializada para postos intermédios e diretivos a nível global, tem um novo guia digital sobre como sobreviver ao teletrabalho, com estratégias para ajudar os diferentes tipos de personalidade a serem bem sucedidos neste novo contexto enquanto as medidas de distanciamento social se mantêm ativas.  

1. O workaholic

Trabalha de forma compulsiva ou além das horas necessárias todos os dias, perdendo tempo essencial para dormir, estar com a família ou para a sua vida pessoal. O workaholic é um viciado no trabalho, e, no momento atual, trata-se de alguém que gosta do seu trabalho e o vê como estrutura ou diferenciação para o seu dia, ou que ficou assim por se sentir obrigado a provar ao seu manager que não há diferença de produtividade desde que começou a trabalhar de casa.

A maior ameaça para um workaholic é o burnout: não realizam pausas suficientes, nem para snacks, nem para o almoço, não têm tempo para momentos pessoais, e trabalham tanto que acabam por quase não interagir socialmente com ninguém. Tudo junto pode facilmente resultar num esgotamento.

Enquanto passamos por este período de pandemia, e aqueles que estão em teletrabalho quase não têm outra opção que não seja trabalhar na sala ou cozinha, é essencial criar uma linha que separe o mais claramente possível o trabalho e a vida pessoal em casa. Assim, recomendamos que crie um ambiente específico para ser o seu escritório em casa; estabeleça uma rotina com um horário claro para não trabalhar demasiado, com uma hora final para terminar; organize as suas prioridades para não perder o foco; faça pausas frequentes; mantenha-se em contacto diariamente com colegas de trabalho; e procure terminar cada dia com uma atividade pessoal de que goste – por exemplo, uma sessão de mindfulness, uma aula de HIIT, uma série da Netflix, entre outros.

2. O sonhador

O sonhador é alguém que se distrai facilmente do trabalho pela atividade em sua casa, passando de momentos de concentração a distração várias vezes ao dia. As deambulações naturais da sua mente podem significar muitas vezes que os projetos ou o trabalho que realizam e entregam não correspondem ao que o seu manager esperava. Assim, a satisfação relativamente ao teletrabalho de um sonhador pode ser baixa, podendo sentir-se bastante desanimado.

Embora trabalhar em casa possa ser uma excelente oportunidade para eliminar as distrações típicas que enfrentamos no escritório, para algumas pessoas, a falta de estrutura repentina acaba por inibir a sua produtividade e motivação.

Se se encontrar demasiadas vezes distraído a trabalhar em casa, siga estas dicas para melhorar a sua produtividade, concentração e motivação enquanto estiver em teletrabalho: Aproveite o tempo que perdia em deslocações para o escritório com uma nova atividade para ter uma motivação para sair da cama a horas. Da mesma forma, vista-se, pois estar de pijama todo o dia não vai contribuir para um ambiente de normalidade. Mantenha as suas antigas rotinas e hábitos do escritório o máximo possível. Se sentir desconforto com o silêncio de sua casa, ponha música de fundo. Finalmente, estabeleça objetivos claros para cada dia e tarefas que tem mesmo de realizar, e respeite os seus colegas de trabalho – não os deixe à espera de uma resposta demasiado tempo, nem entregue a sua parte do projeto com atraso.  

3. O recluso

Vítima do conforto excessivo do ambiente de trabalho em casa, o recluso consegue utilizar a mesma roupa cómoda todos os dias, prefere evitar contacto com colegas, e é perito em esconder-se atrás de emails como principal forma de comunicação. O principal risco desta personalidade em teletrabalho? Isolamento profundo.

Ainda que o trabalho possa estar a ser feito e os objetivos cumpridos, tanto os managers como os próprios profissionais devem estar cientes de que longos períodos de trabalho remoto podem ter um impacto negativo na saúde mental e bem estar. Assim, não subestime o poder da conversa de circunstância, mesmo que em videochamada, e mantenha-se em contacto diário com os seus colegas de trabalho como se estivessem no escritório. Utilize esta oportunidade para organizar novas formações e reuniões de equipa, aproveitando o tempo em casa para melhorar as suas habilidades.

Para a personalidade do recluso, mais em risco de se isolar demasiado, recomendamos que evite estar demasiadas horas sozinhos a trabalhar, dando preferência a chamadas telefónicas ou videoconferência para qualquer assunto que precise de mais do que duas ou três linhas de texto de explicação num email ou mensagem instantânea. Foque-se em comunicação de qualidade, e participe ativamente nas reuniões, tanto as de trabalho como as sociais. Tudo isto irá ajudar a melhorar a sua concentração e o sentimento de conexão aos seus colegas. Nestes tempos estranhos, é impossível não sentir um pouco de solidão, pelo que aconselhamos a que não se deixe ir abaixo e faça por se manter em contacto. Finalmente, ajude os outros. Seja proactivo em criar oportunidades para outros colegas conversarem, consigo ou entre si.

Mais sobre teletrabalho
Notícia anterior

Sucesso em Vendas lança movimento ACDC, antes COVID, depois COVID

Notícia seguinte

Sabe o que preocupa as empresas portuguesas?

Recomendamos

Mercado de escritórios em risco com a IA? Lisboa prova que não é bem assim

Na China, a IA já permite fazer mais com menos pessoas. Os tribunais começam agora a definir os limites

14 de Setembro, 2026
Quatro desafios, quatro webinars. Da saúde à transparência salarial, WTW debate o que está a mudar nas empresas

Quatro desafios, quatro webinars. Da saúde à transparência salarial, WTW debate o que está a mudar nas empresas

14 de Setembro, 2026
“A transparência salarial vai muito além de uma alteração legislativa”: o que esteve em debate no encontro do Grupo Egor

“A transparência salarial vai muito além de uma alteração legislativa”: o que esteve em debate no encontro do Grupo Egor

14 de Setembro, 2026
Marque na agenda: Clan e Câmara Municipal de Santarém juntam empresas e talento no 1.º The Talent Event

Marque na agenda: Clan e Câmara Municipal de Santarém juntam empresas e talento no 1.º The Talent Event

11 de Setembro, 2026
EU DECIDO 2026 junta diferentes gerações para discutir liderança, mudança e IA

EU DECIDO 2026 junta diferentes gerações para discutir liderança, mudança e IA

11 de Setembro, 2026
Edenred pergunta aos portugueses: onde é que vale mesmo a pena almoçar?

Edenred pergunta aos portugueses: onde é que vale mesmo a pena almoçar?

8 de Setembro, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
Sabe o que preocupa as empresas portuguesas?

Sabe o que preocupa as empresas portuguesas?

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Pressão dos custos leva empresas portuguesas a rever benefícios

Novo corte do IRS chega aos salários em novembro. Fizemos as contas e há um “mas” que os RH (e trabalhadores) devem saber

16 de Setembro, 2026
RH Talk – O Paradoxo de 2026: mais tecnologia, menos energia humana?

RH Talk – O Paradoxo de 2026: mais tecnologia, menos energia humana?

25 de Junho, 2026
José Morais Barbosa é o novo diretor comercial de formação da PKF Academy

José Morais Barbosa é o novo diretor comercial de formação da PKF Academy

6 de Março, 2026
Já são conhecidos os vencedores dos Wellbeing Awards 2026. Espreite a lista completa

Já são conhecidos os vencedores dos Wellbeing Awards 2026. Espreite a lista completa

17 de Setembro, 2026
Entrevista a Maria Antónia Cadillón. O código define, os embaixadores fazem o resto: assim se vive a ética na Lactogal

Entrevista a Maria Antónia Cadillón. O código define, os embaixadores fazem o resto: assim se vive a ética na Lactogal

17 de Setembro, 2026
Porque saem os colaboradores e o que ainda os faz querer ficar (segundo 258 DRH)

Vai despedir-se? Não entregue a carta antes de saber isto

17 de Setembro, 2026

Agenda de Eventos

Set 19
9:00 - 19:00

EU DECIDO 2026

Set 30
9:00 - 12:30

Employer Branding by iiRH 2026

Out 1
10:00 - 11:00

Human Risk Insights Talks

Out 20
8:30 - 18:00

Global Talent Day 2026

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

LeYa inicia novo capítulo com Sofia Correia de Barros como CEO

LeYa inicia novo capítulo com Sofia Correia de Barros como CEO

7 de Setembro, 2026
Carla Sousa é a nova Business Director da Unidade de Serviços da Talenter

Carla Sousa é a nova Business Director da Unidade de Serviços da Talenter

4 de Setembro, 2026
Manuel Flahault é o novo rosto da liderança da Air France-KLM na Península Ibérica

Manuel Flahault é o novo rosto da liderança da Air France-KLM na Península Ibérica

1 de Setembro, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');