ASSINAR NEWSLETTER
Sexta-feira, Outubro 30, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • employer branding
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Marketing e RH: Em busca do match perfeito

IIRH Por IIRH
1 de Janeiro, 2021
em ARTIGOS TÉCNICOS, MERCADO RH, RECRUTAMENTO & ONBOARDING, Recruting, TENDÊNCIAS RH
0
Marketing e RH: Em busca do match perfeito
100
Partilhas
790
Visualizações

Os recursos humanos vivem cada vez mais de braço dado com o marketing. A Get The Job e EMA Partners Portugal são disso exemplo e querem revolucionar a forma como se faz o recrutamento em Portugal.

Rui Guedes de Quinhones trabalhava há mais de duas décadas em recursos humanos quando em, 2016, com cinquenta anos, decidiu que queria fazer algo diferente do que vinha a fazer na última década. As empresas que havia fundado em 2012 eram organizações com um modelo clássico, muito direcionadas para a área do staffing e para grandes volumes de faturação, um mercado onde já trabalhava há quase vinte anos.

O executivo acreditava que era possível procurar novos métodos e modelos, no entanto, a génese das empresas onde estava inserido não o permitiam. Nas palavras do profissional, “para fazermos algo diferente temos de realmente ter um DNA diferente dentro das nossas organizações. Não é possível querermos fazer portões de ferro quando temos equipas de carpinteiros, por muito bons que os carpinteiros sejam”.

No contexto de saída do grupo de empresas que tinha criado anteriormente, Rui teve, como diz, “uma ocasião relativamente rara na vida” em que dispôs de meia dúzia de meses para olhar para o mercado e perceber o que é que se fazia de melhor na área de recursos humanos, nomeadamente, noutras geografias: “a primeira coisa de que me apercebi foi de que tinha passado os últimos quinze anos a olhar para o tampo da minha secretária, sempre na mesma realidade e nos mesmos modelos, embora sentisse instintivamente que havia algo de diferente para fazer.

Foi nesse contexto que descobri pessoas novas, e ao descobrir pessoas novas descobri também posicionamentos, estratégias, formas de atuar completamente diferentes na área do recrutamento.” Uma dessas pessoas foi João Batista, cuja ambição empreendedora se juntou à experiência de mais de 25 anos de carreira profissional do Rui Guedes de Quinhones. Assim nascia, em 2016, a Get The Job, que é ainda hoje a única empresa de marketing de recrutamento em Portugal.

João Batista, Rui Guedes de Quinhones e Ricardo Prazeres, da Get The Job

Com uma equipa mista composta por profissionais de RH e profissionais de marketing, a Get The Job posiciona-se como uma empresa de recrutamento e selecção, que se diferencia pela aplicação de estratégias, táticas e ferramentas, sobretudo digitais, de uma agência de marketing.

Um anúncio de emprego é visto como um produto, é promovido junto do seu público-alvo, de forma direcionada, nas plataformas adequadas e com conteúdos que façam sentido para aquela audiência. Já os candidatos são tratados como consumidores de uma determinada marca.

“Nós utilizamos muitas ferramentas que são utilizadas naquilo que é o marketing de consumo. Nós nunca partimos para um processo de recrutamento sem definirmos perfeitamente quem é o nosso público-alvo. Um processo de recrutamento normalmente passa cerca de quatro ou cinco dias na área de marketing antes de passar para o recrutamento e seleção. É feito um listening comercial, é definida a persona, tentamos perceber onde é que aquela pessoa anda, a que é que ela dá importância, quais são os seus interesses típicos. Nós acertamos as nossas estratégias com os canais onde estão as pessoas”, explica o profissional.

Mas o espírito empreendedor de Rui Guedes de Quinhones e a vontade de continuar a acrescentar valor à área de RH em Portugal não ficava por aqui. Desde outubro de 2019 que o profissional é também managing partner da EMA Partners Portugal. Por mero acaso, o seu caminho cruzou-se com o da organização de executive search EMA Partners, e depois de um período de conhecimento mútuo, fez sentido agarrar o desafio de relançar a empresa em Portugal.

“Pareceu-me que tinha chegado o momento de fazer uma coisa que eu sempre quis fazer e que na realidade já trabalho há alguns anos. Há talvez a oito anos a esta parte é relativamente normal alguém ligar-me uma vez por mês a dizer-me que anda a procura de um diretor de marketing ou um diretor geral. Eu nunca fiz um trabalho muito intenso, mas conhecia sempre alguém que podia recomendar, que me parecia que fazia sentido, que faria match com essa organização, portanto, é uma coisa que eu informalmente faço há cerca de meia dúzia de anos”, conta.

Atualmente, o executivo assume como atividade principal elevar a EMA Partners no mercado português. Estar no Top 3 das empresas de executive search em Portugal daqui a 5 anos é o grande objetivo. A organização quer posicionar-se como uma empresa de executive search dotada de uma vasta experiência e conhecimento do mercado, mas também capaz de fazer o melhor uso das ferramentas que estão hoje em dia ao dispor da área de recursos humanos e que permitem chegar aos públicos que interessam.

“Tipicamente temos as empresas de executive search clássicas que se afastam muito das ferramentas digitais e que têm um pouco este posicionamento de clube secreto, onde só entram alguns escolhidos. Em contraponto, temos aqueles em que toda a gente entra e que têm equipas muito pouco preparadas que disparam em todas as direções quase como se fosse uma empresa de recrutamento e seleção pouco qualificada. Eu gostaria que nós tentássemos ficar no meio”, afirma o executivo.

Rui Guedes de Quinhones defende que é necessário um acumular de experiência, de conhecimento das organizações, da sua história, das pessoas que por lá passaram e um network muito poderoso para garantir uma boa aplicação das metodologias de executive search.

Importa perceber se determinada pessoa poderá estar numa fase de carreira que interessa à organização, e se a organização tem cultura para integrar a pessoa

“Sou daquelas pessoas que acredita que o executive search é para ser feito quando nós chegamos à época em que nos começam a aparecer cabelos branco”, afirma, dando conta de algumas más práticas que têm vindo a ser realizadas na área: “um jovem, sem grande experiência de mercado, apenas porque tem acesso a uma conta de Recruiters no LinkedIn pôr-se a disparar emails para toda a gente à espera de caçar um CEO ou um CFO é algo que tem vindo a descredibilizar imenso a utilização das ferramentas digitais e o executive search, o que é um erro. Elas são muito importantes para termos informação, para alargarmos a nossa capacidade de influência, através da produção de conteúdos e depois, eventualmente, até obter um contacto.”

Para o profissional, as regras continuam a ser as mesmas. É como um namoro, passo a passo e com tempo. Importa perceber se determinada pessoa poderá estar numa fase de carreira que interessa à organização, e se a organização tem cultura para integrar a pessoa. Por outras palavras, é preciso perceber ver se existe realmente um match.


Artigo publicado na edição 126, janeiro/fevereiro 2020, da RHmagazine.
Por Flávia Brito
Notícia anterior

Trabalhadores independentes com quebras acima de 40% podem pedir novo apoio

Notícia seguinte

6 Dicas para o regresso (distanciado) ao trabalho

Recomendamos

Turnos, confiança e compromisso: uma nova prioridade para as empresas

Turnos, confiança e compromisso: uma nova prioridade para as empresas

28 de Outubro, 2026
Longevidade: há vida profissional depois dos 50. E as empresas, estão preparadas?

As empresas preocupam-se com o talento de amanhã. E quem prepara a reforma do talento de hoje?

28 de Outubro, 2026
Portugal é campeão europeu a valorizar benefícios. Mas há um problema que as empresas não podem ignorar

Portugal é campeão europeu a valorizar benefícios. Mas há um problema que as empresas não podem ignorar

28 de Outubro, 2026
De que serve oferecer um benefício se os trabalhadores não o querem utilizar?

De que serve oferecer um benefício se os trabalhadores não o querem utilizar?

27 de Outubro, 2026
Factorial apresenta novo posicionamento. Saiba o que está por detrás da mudança

Factorial apresenta novo posicionamento. Saiba o que está por detrás da mudança

26 de Outubro, 2026
Pilhas de currículos para analisar? Esta startup portuguesa quer dar uma ajuda aos RH com IA

Pilhas de currículos para analisar? Esta startup portuguesa quer dar uma ajuda aos RH com IA

26 de Outubro, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
6 Dicas para o regresso (distanciado) ao trabalho

6 Dicas para o regresso (distanciado) ao trabalho

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

26 de Outubro, 2026
Estes foram os seis temas críticos que fizeram cair o acordo da reforma laboral

O salário mínimo vai subir em 2027. Saiba quais os três valores em cima da mesa

12 de Outubro, 2026
Coverflex prevê subida nos custos dos seguros de saúde das empresas em Portugal

O seu salário líquido vai aumentar em novembro. Simule aqui quanto vai receber a mais com a descida de 50% do IRS

21 de Outubro, 2026

Opinião Este artigo Filipa Gameiro, LLH | DBM Portugal. O elo esquecido: os gestores intermédios na transformação organizacional

30 de Outubro, 2026
As mulheres podem ganhar o mesmo e chegar à reforma com menos? As reflexões que marcaram o pequeno-almoço Doutor Finanças/RHmagazine

As mulheres podem ganhar o mesmo e chegar à reforma com menos? As reflexões que marcaram o pequeno-almoço Doutor Finanças/RHmagazine

29 de Outubro, 2026
Entrevista a Margarida Filipe (Jungheinrich Portugal) – “Continua por descobrir a diversidade de oportunidades que oferecemos”

Entrevista a Margarida Filipe (Jungheinrich Portugal) – “Continua por descobrir a diversidade de oportunidades que oferecemos”

28 de Outubro, 2026

Agenda de Eventos

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Nov 4
10:00 - 16:00

This Is Me- Associação Salvador

Nov 24
Novembro 24 @ 8:00 - Novembro 26 @ 17:00

Conferência: People Analytics Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

26 de Outubro, 2026
Entrou na Eurofirms em 2017 e agora vai liderar a operação em Portugal. Conheça Lucília Queirós

Entrou na Eurofirms em 2017 e agora vai liderar a operação em Portugal. Conheça Lucília Queirós

21 de Outubro, 2026
Da Academia Montepio à Federação Portuguesa de Futebol. O novo desafio de Lurdes Romeiro Serrão

Da Academia Montepio à Federação Portuguesa de Futebol. O novo desafio de Lurdes Romeiro Serrão

13 de Outubro, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • employer branding
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');