ASSINAR NEWSLETTER
Quarta-feira, Setembro 16, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Qual o impacto da falta de profissionais de TI no investimento em tecnologia das empresas?

Pesquisa global contou com a participação de 1.000 líderes seniores de TI e incluiu dados sobre os desafios enfrentados pelas organizações na era digital moderna.

IIRH Por IIRH
28 de Setembro, 2022
em MERCADO RH, TENDÊNCIAS RH
0
pobreza
17
Partilhas
191
Visualizações

Os desafios de aquisição de talentos de TI estão atualmente a influenciar fortemente as decisões de investimento em tecnologia, de acordo com uma nova pesquisa divulgada pela MuleSoft da Salesforce.

O relatório 2022 IT Leaders Pulse Report revela que quase três quartos (73%) dos líderes seniores de TI concordam que a aquisição de talentos de TI nunca foi tão difícil, e quase todos os entrevistados (98%) afirmam que atrair talentos de TI influencia as escolhas de investimento em tecnologia da sua organização.

O relatório revela também que os líderes de TI estão atualmente a utilizar a tecnologia para criar experiências mais centradas nas pessoas para os seus colaboradores e clientes. A maioria (86%) dos líderes seniores de TI afirma que a experiência que uma organização oferece aos seus colaboradores e clientes é tão importante como os seus produtos e serviços, e quatro em cada cinco entrevistados concordam que as tecnologias melhoradas de atendimento ao cliente (86%) e ao colaborador (85%) são críticas para que a sua organização possa ser competitiva.

“Os desafios económicos estão a tornar a tecnologia ainda mais fundamental para o sucesso em todas as partes do negócio, incluindo vendas, serviços, marketing, comércio e TI”, afirma Matt McLarty, Global Field CTO da MuleSoft. “À medida que os líderes de TI se esforçam para que sejam preenchidas as vagas para dar suporte a essa procura adicional, o formato tradicional é colocado em causa. Os atuais líderes de TI devem procurar melhorias de processos mais amplas em toda a empresa, através da automação, que promovam a inovação, melhorem as experiências do utilizador e impulsionem o crescimento eficiente.”

As pressões de aquisição de talentos em TI estão a moldar as decisões de investimento em tecnologia

Quase nove em cada dez (87%) líderes seniores de TI concordam que investir em pessoas é extremamente importante. Como resultado, a maioria dos entrevistados planeia investir na melhoria do bem-estar dos colaboradores alocados à área de TI (82%) e na qualificação (78%), ambos à frente do aumento do número de colaboradores nas TI (68%) nos próximos 12 meses.

O relatório mostra:

  • A ‘Great Resignation’ criou lacunas de competências nas TI – Cerca de todos (98%) os líderes de TI afirmam que a ‘Great Resignation’ criou lacunas de competências nas funções de TI da sua organização, principalmente em TI e arquitetura de soluções (60%), e funções de gestão de infraestrutura e cloud (45%);
  • As organizações estão a adotar as iniciativas de automação e auto atendimento – Muitos líderes seniores de TI estão a mudar para iniciativas de automação e auto atendimento para resolver a crescente lacuna de competências. Em todos os setores, 58% das organizações estão a automatizar tarefas e processos, e 53% estão a capacitar os colaboradores não-técnicos com ferramentas de automação para responder às suas próprias necessidades;
  • Os líderes de TI estão a ser avaliados pela experiência do utilizador – Mais de metade estão agora a ser avaliados na produtividade dos colaboradores (52%), quando muitos estão também a ser avaliados em redução de custos e otimização (50%), experiência do cliente (48%) e experiência do colaborador (46%). 

A melhoria de processos promove a inovação e eficiência 

Embora a criação de experiências seja essencial, uma estratégia de TI e de negócios centrada nas pessoas precisa de processos eficientes para ser bem-sucedida. Mais de metade dos líderes de TI (54%) acredita que os processos de trabalho entre as equipas de TI e de negócio podem ser melhorados de forma significativa. O relatório mostra também que:

  • Os processos de TI existentes são um obstáculo – Nove em cada dez (91%) líderes seniores de TI afirmam que os processos de TI existentes estão a prejudicar a produtividade. Os desafios de processos são também reportados como a impactar negativamente a inovação (91%), a adoção de tecnologia (92%), a experiência do cliente (92%) e a experiência do colaborador (93%);
  • Melhorias de processos estão no topo das agendas – Quase metade dos líderes seniores de TI afirmam que a melhoria de processos é uma das principais prioridades para a sua organização nos próximos 12 meses;
  • Equipas de fusão para a eficiência de processos: a maioria dos inquiridos está a procurar criar fusões de equipas para melhorar processos e enfrentar os desafios orientados para processos. Mais de dois terços (69%) das organizações criaram ou estão em processo de criação de fusão de equipas, e 22% planeia fazê-lo nos próximos 12 meses.

As equipas de fusão traduzem-se em equipas multidisciplinares que combinam trabalhadores com tecnologia, análise ou conhecimento de domínio e que partilhem a responsabilidade pelos resultados de negócio e tecnologia.

Das organizações com equipas de fusão já implementadas, 63% dos líderes seniores de TI afirmam que essas equipas têm sido bastante eficientes em ajudar os negócios a alcançar os objetivos.

Automação e ferramentas de low-code e no-code conduzem a eficiência e melhoram a experiência do utilizador

A capacitação através da tecnologia impulsiona o crescimento dos negócios, e as organizações estão a utilizar as melhores tecnologias para criar novas experiências para clientes e colaboradores. Embora essa estratégia possa aumentar a agilidade, quatro em cada cinco (81%) líderes seniores de TI concordam que essa abordagem significa que a sua organização enfrenta dificuldades com a complexidade de TI. O relatório mostra também que:

  • Permanecem as dores de cabeça da integração – a maioria dos líderes seniores de TI acredita que os projetos de integração de dados ou sistemas demoram muito (66%) e são muito caros (69%). Ao mesmo tempo, mais de dois terços (68%) reconhecem que a falta de dados ou integração de sistemas cria uma experiência desconectada do cliente. Consequentemente, quase todos (98%) os líderes seniores de TI afirmam que os novos investimentos são influenciados pela capacidade de uma ferramenta se integrar à tecnologia existente;
  • As empresas estão a adotar ferramentas low-code e no-code – muitos líderes seniores de TI estão a mudar para ferramentas de low-code e no-code para permitir que os utilizadores do negócio possam construir e testar novas experiências. Quase todas as organizações (96%) utilizam atualmente ferramentas low-code e no-code e 36% planeia aumentar a sua utilização ao longo dos próximos 12 meses;
  • A maturidade da automação está a crescer, mas há espaço para melhorias – muitas organizações implementam a automação para melhorar as experiências do cliente e a qualidade do produto. Dois terços das organizações (67%) automatizaram de forma parcial ou total as suas operações de TI, e muitas introduziram níveis semelhantes de automação em outras funções do negócio – incluindo apoio ao cliente (59%), finanças (60%), marketing (58%), vendas (56%) e RH (55%). No entanto, os processos totalmente automatizados permanecem bastante baixos – com uma média de 23% das organizações a afirmar que conseguiram alcançá-lo em todas as funções de negócios.

“A atual situação económica deixa os líderes de TI sem escolha – têm de fazer mais com menos. As ferramentas existem para capacitar mais utilizadores a tornarem-se digital builders e a ajudarem as suas organizações a crescer enquanto melhoram a eficiência. Ao automatizarem processos sempre que possível, os líderes podem obter valor mais rapidamente e acelerar a inovação”, acrescenta Matt McLarty.

Siga-nos no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter e assine aqui a nossa newsletter para receber as mais recentes notícias do setor a cada semana!

Mais sobre DesafiosInvestimentosalesforceTecnologiaTI
Notícia anterior

Já se inscreveu para assistir ao próximo webinar do IIRH sobre compensação flexível? Não perca a oportunidade! É já no dia 29!

Notícia seguinte

Lidera equipas? Fique a conhecer o programa que desafia líderes a uma semana imersiva de transformação pessoal e profissional

Recomendamos

Mercado de escritórios em risco com a IA? Lisboa prova que não é bem assim

Na China, a IA já permite fazer mais com menos pessoas. Os tribunais começam agora a definir os limites

14 de Setembro, 2026
Quatro desafios, quatro webinars. Da saúde à transparência salarial, WTW debate o que está a mudar nas empresas

Quatro desafios, quatro webinars. Da saúde à transparência salarial, WTW debate o que está a mudar nas empresas

14 de Setembro, 2026
“A transparência salarial vai muito além de uma alteração legislativa”: o que esteve em debate no encontro do Grupo Egor

“A transparência salarial vai muito além de uma alteração legislativa”: o que esteve em debate no encontro do Grupo Egor

14 de Setembro, 2026
Marque na agenda: Clan e Câmara Municipal de Santarém juntam empresas e talento no 1.º The Talent Event

Marque na agenda: Clan e Câmara Municipal de Santarém juntam empresas e talento no 1.º The Talent Event

11 de Setembro, 2026
EU DECIDO 2026 junta diferentes gerações para discutir liderança, mudança e IA

EU DECIDO 2026 junta diferentes gerações para discutir liderança, mudança e IA

11 de Setembro, 2026
Wellow Network compra A Temporária. Talenter integra 650 trabalhadores e 60 clientes

Wellow Network compra A Temporária. Talenter integra 650 trabalhadores e 60 clientes

11 de Setembro, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
Lidera equipas? Fique a conhecer o programa que desafia líderes a uma semana imersiva de transformação pessoal e profissional

Lidera equipas? Fique a conhecer o programa que desafia líderes a uma semana imersiva de transformação pessoal e profissional

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Coverflex prevê subida nos custos dos seguros de saúde das empresas em Portugal

Aumentos salariais de 3,2% em 2027? Sim, mas não para todos. Passamos a explicar

7 de Setembro, 2026
Coverflex prevê subida nos custos dos seguros de saúde das empresas em Portugal

Novo corte do IRS chega aos salários em novembro. Fizemos as contas e há um “mas” que os RH (e trabalhadores) devem saber

16 de Setembro, 2026
RH Talk – O Paradoxo de 2026: mais tecnologia, menos energia humana?

RH Talk – O Paradoxo de 2026: mais tecnologia, menos energia humana?

25 de Junho, 2026
Coverflex prevê subida nos custos dos seguros de saúde das empresas em Portugal

Novo corte do IRS chega aos salários em novembro. Fizemos as contas e há um “mas” que os RH (e trabalhadores) devem saber

16 de Setembro, 2026
Regresso às aulas. Tem filhos? Este direito que “quase ninguém usa” pode ajudá-lo a conciliar trabalho e escola

Regresso às aulas. Tem filhos? Este direito que “quase ninguém usa” pode ajudá-lo a conciliar trabalho e escola

15 de Setembro, 2026
Trabalhadores estrangeiros em Portugal: o panorama legal atual

Do “no-poach” aos salários: a Concorrência está cada vez mais de olhos postos nos recursos humanos

15 de Setembro, 2026

Agenda de Eventos

Set 19
9:00 - 19:00

EU DECIDO 2026

Set 30
9:00 - 12:30

Employer Branding by iiRH 2026

Out 1
10:00 - 11:00

Human Risk Insights Talks

Out 20
8:30 - 18:00

Global Talent Day 2026

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

LeYa inicia novo capítulo com Sofia Correia de Barros como CEO

LeYa inicia novo capítulo com Sofia Correia de Barros como CEO

7 de Setembro, 2026
Carla Sousa é a nova Business Director da Unidade de Serviços da Talenter

Carla Sousa é a nova Business Director da Unidade de Serviços da Talenter

4 de Setembro, 2026
Manuel Flahault é o novo rosto da liderança da Air France-KLM na Península Ibérica

Manuel Flahault é o novo rosto da liderança da Air France-KLM na Península Ibérica

1 de Setembro, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');