ASSINAR NEWSLETTER
Terça-feira, Outubro 27, 2026
  • Login
RHmagazine
  • RHmagazineLEIA AQUI GRATUITAMENTE!
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • employer branding
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós
No Result
View All Result
RHmagazine
No Result
View All Result

Caso prático. Solverde redesenha onboarding com GFoundry e consultoria da BridgeLK

A integração de novos colaboradores deixou de ser apenas um momento para passar a ser um processo contínuo na Solverde. Através de uma abordagem conjunta entre a plataforma tecnológica GFoundry e a consultora BridgeLK, a organização redesenhou o seu modelo de onboarding, antecipando o contacto com os colaboradores e prolongando a experiência muito para além do primeiro dia.

IIRH Por IIRH
3 de Julho, 2026
em DESTAQUES, RECRUTAMENTO & ONBOARDING
0
Caso prático. Solverde redesenha onboarding com GFoundry e consultoria da BridgeLK
11
Partilhas
120
Visualizações
Entre a intenção e a prática, havia um desfasamento evidente na Solverde: um onboarding pouco estruturado, conduzido de forma desigual entre áreas e com impacto direto na experiência dos novos colaboradores. “Os desafios eram sobretudo no processo de onboarding”, enquadra Daniel Couto, HR Business Partner da Solverde.pt, à RHmagazine, sublinhando a necessidade de tornar o processo “mais estruturado e também mais envolvente”.

Foi através de uma parceria com a BridgeLK e com suporte tecnológico da GFoundry que a organização começou o onboarding, antecipando o contacto com os novos colaboradores e estendendo a integração no tempo. No centro da abordagem esteve “criar uma jornada com tarefas distribuídas ao longo de três meses, antes até do primeiro dia”, com o objetivo de “reduzir a sobrecarga cognitiva típica dos primeiros dias”.

Antes da intervenção, “não tínhamos um processo de onboarding bem estruturado, não havia um cronograma definido nem uma abordagem uniforme para toda a organização”, refere Daniel Couto. O resultado? “Cada área fazia as coisas à sua maneira” e surgiam “experiências muito díspares”.

No centro da solução está a GFoundry, responsável pela infraestrutura tecnológica que suporta toda a experiência: app mobile, motor de gamificação, missões de onboarding, bem como ferramentas de medição contínua, como o Engagement Thermometer e os pulse surveys. Já a BridgeLK assumiu o papel de parceiro integrador, assegurando o desenho da experiência, a adaptação à realidade da organização e o acompanhamento da implementação. “Existia a necessidade de tornar alguns processos ligados à experiência do colaborador mais simples e mais ajustados à realidade da organização”, explica Cátia Lopes, Partner da BridgeLK. Num cenário de dispersão e pouca agilidade, tornava-se essencial “criar uma experiência interna mais coerente”.

Solução combina tecnologia portuguesa de talent management com abordagem consultiva, impactando já 92 colaboradores

Mais do que transpor processos para o digital, a intenção foi repensá-los de raiz. “Não queríamos apenas digitalizar o que já fazíamos, queríamos transformar a experiência”, sublinha Daniel Couto, HR Business Partner da Solverde.pt. A organização reconhecia, no entanto, limitações. “Não tínhamos nem a tecnologia nem a metodologia para criar uma experiência gamificada e escalável.”

Como refere Cátia Lopes, foi a GFoundry que “deu velocidade, personalização e capacidade de ativação” à solução, enquanto a BridgeLK assegurou o alinhamento estratégico e a operacionalização.

A solução encontrada

A implementação decorreu por etapas. “Começando por frentes simples e úteis para a organização”, foi possível “testar adoção, perceber impacto e criar bases para evoluções futuras”, conta a responsável. A abordagem evoluiu com o projeto: “Fomos ajustando o trabalho à realidade da Solverde e à forma como a equipa ia adotando a solução”.

A adesão foi trabalhada desde o primeiro momento, com foco na utilidade da experiência. Tarefas antes do primeiro dia criaram “antecipação e sentido de pertença”, enquanto a gamificação tornou o processo “menos formal e mais motivador”. Ainda assim, houve “alguma resistência inicial por parte de quem estava habituado a processos mais tradicionais”.

Durante a implementação, os desafios foram sobretudo comportamentais. “O principal desafio esteve na criação de hábitos de utilização consistentes”, refere Cátia Lopes, Partner da BridgeLK, a par da introdução de “uma nova forma de organizar e lançar iniciativas internas”.

Apesar das dificuldades iniciais, a organização atingiu “100% da população-alvo 92 colaboradores abrangidos” e identifica melhorias qualitativas, como “menos perguntas repetidas nos primeiros dias” e uma “maior sensação de ‘estar em casa’ mais cedo”. Ainda assim, a BridgeLK mantém uma posição prudente: “Preferimos não avançar com indicadores que ainda não estejam suficientemente consolidados”, embora já se observe “um ganho de agilidade na ativação de iniciativas”.

O que vem a seguir

Agora, o objetivo passa por “garantir que a plataforma não é apenas usada no onboarding, mas que se torne o ponto de entrada para tudo o que a organização oferece ao colaborador”. A integração de serviços como benefícios, saúde mental ou desporto reforça essa lógica de utilização contínua.

A médio prazo, “o impacto valida-se pela continuidade de utilização da solução” e pela capacidade de “lançar iniciativas com mais rapidez”, explica Cátia Lopes, Partner da BridgeLK, assegurando que “existe acompanhamento posterior para garantir ajustamento contínuo”.

“A experiência do colaborador começa antes do primeiro dia e não termina na integração”, sublinha Daniel  Couto, apontando a BridgeLK como “um hub onde o colaborador encontra informação, acesso a serviços e reconhecimento”. Entre as principais aprendizagens, destaca-se o papel da tecnologia como meio. “A tecnologia é um facilitador, não a solução”, aponta o responsável, defendendo que o sucesso depende “da qualidade do conteúdo, do envolvimento das lideranças e de uma visão clara”.

O projeto continua em evolução, com novos módulos já ativados, nomeadamente nas áreas de formação e avaliação de desempenho, e com ferramentas de medição contínua como o Engagement Thermometer e os pulse surveys.

Raio-X à parceria

  • 92 colaboradores da Solverde.pt
  • 100% de colaboradores abrangidos
  • x2 sessões realizadas
  • 30% de taxa de participação

Aproveite e leia já as últimas edições da RHmagazine AQUI

Mais sobre avaliação de desempenhobem estarbridgelkcultura organizacionalDigitalização de processosEmployer BrandingEngagementExperiência do ColaboradorformacaoGamificaçãoGestão de pessoasGFoundryliderançaOnboardingpeople experiencepulse surveysrecrutamentorecursos humanosRetenção de talentoSaúde mentalsolverde.ptTalent ManagementTransformação digital
Notícia anterior

O prazo terminou. E agora? Eis as principais conclusões do nosso último webinar sobre transparência salarial e os desafios que esperam os RH

Notícia seguinte

Portugal bate recordes de emprego, mas há um grupo que continua a ficar para trás

Recomendamos

Crónica: O que é isso de Mindset Digital? – por Catarina João Morgado, PwC’s Academy

“A longevidade e as escolhas de vida(s)”, por Catarina João Morgado

27 de Outubro, 2026
De que serve oferecer um benefício se os trabalhadores não o querem utilizar?

De que serve oferecer um benefício se os trabalhadores não o querem utilizar?

27 de Outubro, 2026
Tem uma proposta de emprego em vista? Nova funcionalidade da Coverflex quer garantir que não lhe escapa nenhum detalhe

Reforma laboral vai mesmo avançar? Ministra do Trabalho considera-a “inevitável”, mas deixa dúvida no ar

27 de Outubro, 2026
Teletrabalho por prescrição: é uma obrigação?

Trabalho suplementar: é sempre exigível pagamento?

26 de Outubro, 2026
Factorial apresenta novo posicionamento. Saiba o que está por detrás da mudança

Factorial apresenta novo posicionamento. Saiba o que está por detrás da mudança

26 de Outubro, 2026
Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

26 de Outubro, 2026
VEJA MAIS
Notícia seguinte
Geração Z. Cinco recomendações para o futuro do recrutamento

Portugal bate recordes de emprego, mas há um grupo que continua a ficar para trás

  • MAIS POPULARES
  • ÚLTIMAS
Coverflex prevê subida nos custos dos seguros de saúde das empresas em Portugal

O seu salário líquido vai aumentar em novembro. Simule aqui quanto vai receber a mais com a descida de 50% do IRS

21 de Outubro, 2026
Estes foram os seis temas críticos que fizeram cair o acordo da reforma laboral

O salário mínimo vai subir em 2027. Saiba quais os três valores em cima da mesa

12 de Outubro, 2026
Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

26 de Outubro, 2026
Crónica: O que é isso de Mindset Digital? – por Catarina João Morgado, PwC’s Academy

“A longevidade e as escolhas de vida(s)”, por Catarina João Morgado

27 de Outubro, 2026
De que serve oferecer um benefício se os trabalhadores não o querem utilizar?

De que serve oferecer um benefício se os trabalhadores não o querem utilizar?

27 de Outubro, 2026
Tem uma proposta de emprego em vista? Nova funcionalidade da Coverflex quer garantir que não lhe escapa nenhum detalhe

Reforma laboral vai mesmo avançar? Ministra do Trabalho considera-a “inevitável”, mas deixa dúvida no ar

27 de Outubro, 2026

Agenda de Eventos

Nov 3
Novembro 3 @ 8:00 - Novembro 5 @ 17:00

Conferência: Labour Law Day

Nov 4
Novembro 4 @ 8:00 - Novembro 6 @ 17:00

Conferência: Transparência Salarial

Nov 4
10:00 - 16:00

This Is Me- Associação Salvador

Nov 24
Novembro 24 @ 8:00 - Novembro 26 @ 17:00

Conferência: People Analytics Day

Ver calendário
TODOS OS EPISÓDIOS AQUI

Passaporte

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

Luís García Bocos começou como estagiário na Vodafone. Mais de uma década depois, assume a direção de RH em Portugal

26 de Outubro, 2026
Entrou na Eurofirms em 2017 e agora vai liderar a operação em Portugal. Conheça Lucília Queirós

Entrou na Eurofirms em 2017 e agora vai liderar a operação em Portugal. Conheça Lucília Queirós

21 de Outubro, 2026
Da Academia Montepio à Federação Portuguesa de Futebol. O novo desafio de Lurdes Romeiro Serrão

Da Academia Montepio à Federação Portuguesa de Futebol. O novo desafio de Lurdes Romeiro Serrão

13 de Outubro, 2026

Newsletter Semanal

  • 15.2k Fans
  • 3k Followers
  • 1.4k Subscribers

RHmagazine | Leia gratuitamente

Vídeos | Eventos by iiRH

https://www.youtube.com/watch?v=gaMUX4V0g_k
https://www.youtube.com/watch?v=2vJi28grd30&t=16s

assinatura da newsletter

O IIRH-Instituto de Informação em Recursos Humanos é o mais importante ponto de encontro do setor da Gestão de Pessoas de Portugal e é detentor da marca RHmagazine. No IIRH proporcionamos interações relevantes aos profissionais de Recursos Humanos, a empresas fornecedoras do setor e a estudiosos da área. Somos inovadores e influentes, criamos conhecimento através dos nossos Estudos e Publicações (RHmagazine, Guias práticos e eBooks) e proporcionamos experiências diferenciadoras de networking nos nossos eventos físicos (Fórum RH, Global Talent Day e Prémios RH) e digitais (webinares). 

Compartilhamos informações transformadoras para as empresas. Facilitamos o networking , criamos oportunidades!  

Somos 100% RH há 28 anos!

Acompanhe-nos nas Redes Socias

Twitter Facebook-f Youtube Instagram Linkedin

© 2020 IIRH. All rights reserved.

Made with ❤ by JCG

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • RHmagazine
    • Ler a RHmagazine Digital GRATUITAMENTE
    • Saiba mais sobre a RHmagazine
    • Arquivo de edições da RHmagazine
    • Assinar a RHmagazine (papel)
  • ATUALIDADE
    • MERCADORH
      • NOTÍCIAS DO MERCADORH
      • PESSOASRH
      • PASSAPORTE
      • CRÓNICAS & OPINIÃO
      • MERCADO DOS BENEFÍCIOS by Edenred
    • ESTRATÉGIA
      • RECRUTAMENTO & ONBOARDING
      • APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO E COACHING
      • SAÚDE E BEM ESTAR
      • COMPENSAÇÃO & REMUNERAÇÃO
      • SOFTWARES RH
      • DIREITO DO TRABALHO
      • TENDÊNCIAS RH
      • GESTÃO DA CARREIRA RH
      • ARTIGOS TÉCNICOS
  • EVENTOSRH
    • EVENTOS ONLINE WEBINARS
    • EVENTOS PRESENCIAIS
  • BIBLIOTECARH
    • GUIAS | EBOOKS | ESTUDOS
    • PODCASTS
  • FORNECEDORESRH
  • employer branding
  • FormaçãoRH
  • Sobre nós

© 2020 IIRH - All rights reserved. (function(e,t,o,n,p,r,i){e.visitorGlobalObjectAlias=n;e[e.visitorGlobalObjectAlias]=e[e.visitorGlobalObjectAlias]||function(){(e[e.visitorGlobalObjectAlias].q=e[e.visitorGlobalObjectAlias].q||[]).push(arguments)};e[e.visitorGlobalObjectAlias].l=(new Date).getTime();r=t.createElement("script");r.src=o;r.async=true;i=t.getElementsByTagName("script")[0];i.parentNode.insertBefore(r,i)})(window,document,"https://diffuser-cdn.app-us1.com/diffuser/diffuser.js","vgo"); vgo('setAccount', '610690736'); vgo('setTrackByDefault', true); vgo('process');