Miguel Vergamota
Sales Country Manager da Talentia Software
Hoje em dia ouvimos falar da importância das redes sociais por diversas razões, mas quando estamos a analisar métricas destas redes um dos fatores mais apontados é, sem dúvida, a percentagem de engagement, de envolvimento, que a comunidade tem com as redes.
Uma página com uma boa interação nas redes sociais reflete uma entidade, seja marca ou pessoa, que cuida bem da sua comunidade mais próxima – que está atenta às suas necessidades, mas também que responde a questões e oferece à comunidade o que ela de facto quer receber e quando quer receber. Alguém assim é seguido por uma crescente rede de contactos. Ora, não é isto que as empresas, e mais precisamente os departamentos de recursos humanos tanto esperam conseguir conquistar?
Um forte envolvimento junto dos colaboradores. Que estes participem ativamente nos desafios que são lançados e que sejam verdadeiros embaixadores da marca criando assim uma imagem da marca que potencie o interesse de futuros candidatos.
Uma tal marca consegue, por sua vez, atrair as pessoas certas para dentro da comunidade. Pessoas que se enquadram num determinado perfil, com um percurso profissional mais ou menos delineado mas que, de uma forma ou de outra, querem começar a interagir com a marca – a criar essa tal interação.
E voltamos às plataformas sociais. De facto, nunca saímos do tema. Hoje temos redes digitais, mas a verdadeira rede social existe, multiplicada por todas as empresas em todo o mundo que comunicam entre si para estreitar relações e potenciar negócios.
Na Talentia Software o que nos propomos oferecer às empresas nossas clientes são as soluções necessárias ao pleno funcionamento da rede de relacionamentos interpessoais. A empresa certa vai atrair os perfis certos e muito provavelmente conseguirá mantê-los ao longo do tempo.
Uma empresa que trabalhe adequadamente a sua estratégia de employer branding conseguirá atrair as pessoas mais indicadas para prosseguir a sua estratégia corporativa. Soluções de recrutamento adequadas vão ajudar a identificar, selecionar e integrar grandes talentos, com os impactos positivos que este processo oferece do ponto de vista da gestão dos recursos humanos.
A isto chama-se inbound recruitment. De que é que está à espera para analisar a sua rede social interna?