AUTOR:
Alexandre Veríssimo Carvalho, Navaltik Management, Lda.
- INTRODUÇÃO
Falar em limpezas, higienizações, medidas de prevenção, de segurança, de melhoria, entre outras anti COVID, e que impactem no conforto e segurança não só de equipamentos, mas também de pessoas, e não falar na função manutenção, ainda que mal comparando, é o mesmo que fazer uma partida de cartas e jogar sem os A’s. É possível? É, só que não é a mesma coisa.
- TRANSMISSÃO & INCUBAÇÃO
Uma das questões que se levanta é: Como é que podemos ser infetados com o COVID-19? Ou por outras palavras, como se transmite.
Segundo dados existentes, a transmissão pode ser por via direta, ou seja, pelo contacto próximo com pessoas infetadas via pequenas gotículas exaladas pelo nariz ou boca de alguém infetado quando fala, espirra ou tosse e que estas possam atingir a boca, nariz ou olhos de terceiros. Se se estiver a uma distância inferior a 2 metros de uma pessoa infetada haverá uma forte possibilidade de contágio.
Por outro lado, as gotículas podem permanecer em objetos, ou qualquer outra superfície podendo infetar terceiros quando estes tocam com as mãos nessas superfícies, levando-as aos olhos, nariz ou boca. É a chamada transmissão indireta.
É também legítimo perguntarmo-nos se o COVID-19 se transmite via alimentos. “não há evidência que suporte a transmissão do SARS-CoV-2 pelos alimentos.”.
Relativamente ao período de incubação, apesar de existirem relatos face a períodos superiores a 20 dias, estima-se que este não exceda as 2 semanas, ou seja, os 14 dias.
- IMPACTOS (IN)ESPERADOS
Como qualquer coisa de diferente que acontece, esta tem sempre um impacto. Seja ele positivo ou não, esperado ou não. Muito temos ouvido a frase “nada será como dantes”. 100% verdade. Porém, aprofundando a questão… ficará melhor? Ficará pior? A resposta talvez seja simples. Melhor ou pior dependerá sempre do contexto que estejamos a analisar.
Um estudo recente efetuado pela Navaltik sobre o efeito da pandemia indica que:
- 80% das pessoas viu a sua vida dar uma cambalhota de um dia para o outro: teletrabalho, horários alterados, utilização de equipamento de proteção, afastamento da família, amigos, colegas, entre outras;
- 5% das empresas teve um aumento do volume de negócios superior a 50%. Parabéns pelo extraordinário feito. Cerca de 30% dos inquiridos desconhece o impacto no volume de negócios nas suas empresas. Por outro lado, cerca de 50% das empresas tiveram quebra no seu volume de negócios, e na sua maioria uma quebra superior a 50% do expectável;
- Cerca de 30% das empresas reinventou-se colocando novos produtos, ou serviços no mercado. Cerca de 9% das empresas ajustou (para baixo) o preço dos seus produtos ou serviços, seja por campanhas, seja a título definitivo;
- O Teletrabalho passou a ser uma nova realidade para cerca de 40% dos inquiridos. Associado a este fato há um sentimento generalizado de aumento de produtividade. Para muitas empresas esta é uma realidade a manter passando a figurar como medida preventiva de propagação pandémica pois evita deslocações e, aglomeração de pessoas. Talvez seja a mudança de paradigma onde passa de alternativa a necessidade com todos os benefícios associados.
- Mais de 30% dos inquiridos apostou em formações online. Nada como aproveitar algum tempo livre para apostar no desenvolvimento pessoal e profissional;
- Um outro estudo indica que o aumento do consumo via plataformas online é uma outra nova realidade. De “tudo” se tem comprado online: flores, eletrónica, livros, informática, mercearias, entre outros. Estima-se que o aumento do consumo ronde os 40% via ”novos” clientes;
Deixo um convite à reflexão:
- Será o COVID-19 uma “máquina do tempo” que nos faz acelerar e antecipar mudanças que provavelmente já estivessem em “carteira”, no entanto à espera do momento certo? Falamos novamente do teletrabalho, ensino e formação à distência, encomendas online, concertos online, visitas a museus online, entre outros, bem como, a descoberta de novos nichos de negócio e meios de sustentabilidade;
- Será o COVID-19 “o” fator de alavancagem da indústria 4.0? Recolha de informação remota sobre o estado dos equipamentos? Telemanutenção?
- Será o COVID-19 a “mão invisível” que veio trazer uma lufada de ar fresco ao meio ambiente, na questão do buraco do ozono, na redução da poluição, na limpeza dos céus e dos mares?
- Será o COVID-19 “o” mote para que se acredite que é possível adotar novos hábitos comportamentais e mantê-los?
Serão estas reflexões novas realidades que irão perdurar, ou quando tudo estabilizar voltamos ao passado? Que aprendizagem poderemos retirar daqui.
- DE “PARENTE POBRE” A HERÓI?
Por regra, apenas nos lembramos de determinadas coisas quando algo de diferente acontece. Ou seja, quando nos lembramos da importância de ter iluminação nos nossos postos de trabalho, ou em casa? Quando há um corte de luz, ou quando uma lâmpada se funde. Quando nos lembramos da importância da água? Quando vamos tomar um duche, ou apenas beber um copo de água, abrimos a torneira e nada sai. Muitas outras ilustrações seriam válidas para nos lembrar que apenas nos lembramos de algo quando não o temos. Sentimento mais que normal no ser humano. Dar valor quando não tem. Porém, face a esta pandemia quem tem sido “chamado” com mais frequência? A Manutenção, os bombeiros de serviço. São eles que ajudam na desinfeção de espaços; nas alterações de layout dos vários espaços por forma a garantir o afastamento social recomendado pelas entidades competentes; no desenho de novos caminhos para evitar o contato próximo entre pessoas; na avaliação de risco de postos de trabalho; que continuarão a garantir o bom funcionamento dos equipamentos; garantem o cumprimento de planos de manutenção e adoção de novas medidas; mantém o cumprimento com as exigências legais; mantém os hospitais operacionais. Honra seja feita a todos os setores de atividade que têm mantido o Mundo a funcionar, porém o objetivo desta consideração não é o de comparar profissões. É sim, destacar o papel dos agentes de manutenção.
Recentemente a Navaltik levou a cabo um estudo sobre o tema do presente artigo, cujos dados nos permitirão ter uma visão mais “numérica” das considerações acima. Vejamos:
- 95% das empresas adotou novas medidas de prevenção da pandemia;
- 67% dos inquiridos considera de elevada importância o papel da Função da Manutenção na prevenção da pandemia.
- As medidas preventivas tomadas pela maioria das empresas inquirida foram a adoção de máscaras (90%), viseiras (52%), luvas (59%), álcool gel (95%), limpezas e desinfeções mais regulares (78%). Não menos importantes a formação específica sobre prevenção da virologia (35%), alteração de layouts fabris (22%) e instalação de Divisórias acrílicas entre postos de trabalho (35%);
- 90% considera importante apurar os custos tidos com as medidas tomadas, porém apenas 38% afirma tê-lo feito;
- Cerca de 85% dos inquiridos considera de elevada importância ter centralizadas e informatizadas todas as ações levadas a cabo na prevenção da pandemia;
- Se tivessem que regressar hoje ao seu local de trabalho, 78% confiaria nas medidas de prevenção levadas a cabo pela empresa;
- À questão “Que medidas considera que a sua entidade patronal pode tomar que farão com que se sinta ainda mais seguro no regresso ao seu posto de trabalho?”
- A maioria das respostas foram que o que está, está de acordo com o exigido pela DGS;
Por outro lado, destacam-se outras medidas que poderão ser tomadas:
- Análise risco por função/categoria e estabelecimento de medidas e procedimentos para as diversas funções/categorias;
- Conceção e Implementação de um manual de procedimentos;
- Acompanhamento e validação do cumprimento das regras estabelecidas.
- MEDIDAS GERAIS DE PREVENÇÃO
A minha sugestão enquanto consultor de manutenção sempre foi a de apostar na prevenção. Ou seja, intervir antes de partir. Seguindo indicações tanto de fabricantes, fornecedores e outras entidades oficiais, e ouvindo a voz da experiência. Há um ditado popular bem antigo, e tão atual: “Mais vale prevenir que remediar”. Assumindo este princípio, ficam algumas recomendações recolhidas entre as várias instituições e organizações.
- Lavar as mãos frequentemente (com água e sabão ou solução à base de álcool a 70%), e sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes;
- Tapar nariz e boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, e deitar o lenço de papel para o lixo;
- Evitar tocar na cara (principalmente olhos, boca e nariz) com as mãos;
- Manter distanciamento social de pelo menos dois metros em ambientes fechados;
- Evitar partilhar objetos pessoais ou comida;
- Vestuário e fardamento podem ser lavados a temperaturas pelo menos de 60ºC caso se verifique que a pessoa tenha sintomas de COVID-19. Como alternativa, desinfetar a roupa em ciclo desinfetante apropriado consoante o tipo de tecido/material a lavar;
- Arejar frequentemente espaços normalmente fechados;
- Utilização generalizada de máscaras faciais e/ou viseiras, ou óculos de proteção;
- Limpeza e desinfeção de superfícies com maior regularidade: 2 a 3 vezes ao dia;
- Limpar frequentemente ecrãs, teclados, controlos remotos, telemóveis, tablets, entre outros, de preferência com toalhetes de limpeza e desinfeção rápida à base de álcool ou outro desinfetante com ação virucida
- Outras medidas em https://manwinwin.com/pt/w-prep-pt/
- CONCLUSÃO
Que esta situação pandémica colocou o Mundo em sentido, é uma realidade. Mesmo para aqueles que possam parecer estar mais indiferentes a tudo o que se está a passar. Na generalidade, os números revelam dados alarmantes e muitos deles dificilmente voltarão ao que um dia foram. Há obviamente que tirar ilações e aprendizagens de todos os desafios que nos foram colocados pela frente. De salientar o papel que a Função Manutenção, e seus técnicos, terão na prevenção e travagem da disseminação desta pandemia. Serão estes os agentes que terão como missão garantir o funcionamento das instalações (hospitalares, industriais, edifícios, complexos desportivos, entre outras) e dos ativos.
Cada um de nós tem também um papel fundamental neste combate: seguir as suas instruções, bem como das entidades responsáveis. Mantenha a mente limpa, forte. Mantenha-se seguro.