Se está a pensar em enveredar por este caminho profissional fique desde já a saber que a procura por profissionais de TI continua a ser elevadíssima, e por norma bem remunerada, com inúmeros benefícios, já que a oferta de candidatos ainda é escassa.
Assim, a começar por algum lado, será pela formação sabendo à partida que, frequentar um curso de programação ou um curso de data analyst, o futuro avista-se brilhante.
Com os ordenados praticados em Portugal ainda um pouco abaixo dos praticados noutros países da Europa, o nosso país continua a ser a escolha de muitas empresas nacionais e internacionais na área das tecnologias para se fixarem.
As incubadoras, as startups e as fintechs, e os pólos tecnológicos instalados em território nacional, em conjunto com a realização da Web Summit em Lisboa, colocam Portugal no centro do mundo tecnológico.
Neste sentido, a UnikSEO, agência especialista em SEO e digital PR, compilou para si uma lista das 5 áreas mais procuradas dentro das Tecnologias de Informação em 2023.
Artificial Intelligence Developer
A Inteligência Artificial está aqui e veio para ficar! E, por isso, esta é uma das áreas mais procuradas nos dias de hoje. Para que a Inteligência Artificial chegue mais longe é necessário haver que a conceba, e é isso que o que faz o artificial intelligence developer, mas não só.
É necessário desenvolver os sistemas de Inteligência Artificial, implementá-los e de seguida monitorizá-los através de ferramentas de análise, bibliotecas e clouds. Tudo isto só é possível através da linguagem de programação.
Data Analyst
De que adianta termos acesso a novos dados, essenciais para o desenvolvimento de qualquer área, se não sabemos retirar deles a informação necessária ou se não os sabemos trabalhar?
A profissão de Data Analyst ou Analista de Dados envolve a recolha, processamento e análise de grandes conjuntos de dados com o objetivo de extrair informação valiosa e útil para a tomada de decisões empresariais.
Os analistas de dados utilizam diversas ferramentas e técnicas para identificar padrões e tendências, e apresentar os seus resultados em relatórios e visualizações claras e acessíveis para serem usados pelos stakeholders e decisores das empresas. São estes também os responsáveis pela criação dos tais relatórios e de dashboards para a comunicação dos insights gerados através da análise de dados.
Um Data Analyst pode colaborar com outros profissionais, como cientistas de dados e engenheiros de dados, para garantir a qualidade e integridade dos dados utilizados nas análises.
Com o crescente volume de dados gerados diariamente, esta profissão, além de ser muito procurada por empresas que atuam na área das TI, é cada vez mais requisitada em outros setores de atividade, especialmente aquelas que lidam com um grande volume de informação e dados, como finanças, saúde, retalho ou marketing (por exemplo, para, monitorizarem e avaliarem o desempenho de campanhas ou de produtos, utilizando os dados para identificarem oportunidades de melhorias).
Além disso, as competências de um data analyst são também essenciais para a implementação de projetos de inteligência artificial e machine learning.
Chief Digital Officer (CDO)
Esta é outra das áreas com uma enorme procura em 2023.
Um chief digital officer tem um papel fundamental na área das Tecnologias de Informação e dentro da estrutura de uma empresa, já que tem os conhecimentos necessários para colocar a tecnologia ao serviço da organização, e desta forma tirar o maior proveito possível do mundo digital.
Cabe ao CDO, através da sua influência, liderança e comunicação, incorporar a tecnologia nas funções de cada membro da equipa, percebendo qual o papel representado por cada um, enquanto estimula a competitividade da empresa no mercado em que esta atua.
UX Designer
Para este papel existem algumas competências essenciais como a criatividade, a técnica e a capacidade de resolução de conflitos.
O profissional que lida com design da experiência do utilizador tem que saber retirar as conclusões vindas dos utilizadores, e trabalhar essa informação analisando o fluxo de trabalho.
Ou seja, o UX designer valida e analisa a forma e o método de como os utilizadores interagem com determinado serviço ou produto. Só desta forma é possível melhorar a oferta ao mercado.
Engenheiro de Segurança
Cada vez mais ouvimos notícias relacionadas com ciberataques a empresas, instituições e até mesmo a organismos públicos.
Os piratas informáticos ou hackers são cada vez mais eficazes e ferozes, o que leva a uma procura muito acentuada de engenheiros de segurança.
Estes têm a responsabilidade de manter a salvo e bem protegidos todos os dados confidenciais de uma empresa. O nível de conhecimento de programação destes profissionais é elevadíssimo, tal como de sistemas operativos.
Outra caraterística essencial é capacidade de agir rápido perante um problema ou uma tentativa de assalto aos dados.
Estas são apenas algumas das opções mais procuradas dentro das Tecnologias de Informação, no entanto existem mais, como por exemplo o Virtual Reality Developer, o Especialista em Cibersegurança, o Videogame Designer ou ainda o Cloud Engineer.
As profissões no metaverso, ou seja, no mundo virtual que copia o real, estão igualmente em destaque este ano. Esta realidade permite que várias profissões ou áreas que não pertencem de forma direta à Tecnologia de Informação ganhem o seu espaço neste mundo virtual.
Por UnikSEO.