A Blip já conta com mais de 850 colaboradores e todos tiveram a oportunidade de usufruir do “Parental Choices”, um inovador programa relacionado com benefícios de parentalidade. Desde janeiro de 2023 que a tecnológica que pertence ao grupo internacional Flutter Entertainment plc. aumentou os apoios aos pais. Medidas como o alargamento da licença de parentalidade ou apoio financeiro estão incluídas.
Estes benefícios estão direcionados para os recém-pais e mães da empresa, nos primeiros meses de vida dos filhos, biológicos ou adotivos. Desde a implementação da política em questão, nasceram 73 crianças, das quais 40 em 2024. Os respetivos pais deram uso aos benefícios, o que levou a uma taxa de sucesso desta medida de 100%.
O período de licença alargado até três meses extra totalmente financiado pela empresa, ou três complementos financeiros concedidos fazem parte da inovadora política de parentalidade. A flexibilidade é primordial, visto que as prioridades são diferentes de colaborador para colaborador. É possível optar, por exemplo, por dois meses de licença extra e um complemento financeiro.
Após quase dois anos de vigência desta política, o balanço realizado aponta para a preferência dos profissionais pelo tempo extra de licença, para além do legalmente estabelecido em Portugal. No caso das mulheres, esta opção é mais notória, com 83% das mães a preferir os três meses adicionais. No que diz respeito aos homens, correspondem a 63% os que preferem o aumento da licença em, pelo menos, um mês. O principal motivo da escolha é o de acompanhar a mãe neste período.
Beatriz Gomes, Head of People Partnering, Reward and Benefits da Blip, afirmou: “Mais do que a total adesão ao programa, para nós, um importante indicador de sucesso é ver tantos colaboradores a encontrar na licença alargada o principal benefício, porque demonstra que encontram na Blip o conforto e segurança para conciliar a sua vida familiar com a progressão na carreira”.
Regras e exceções
A Agenda do Trabalho Digno, em vigor desde 1 de maio de 2023, associa as licenças a um máximo de 150 dias seguidos, aos quais é possível acrescentar mais 30 dias exclusivos para o pai. Contudo, na Blip, os colaboradores têm outras oportunidades, podendo recorrer a uma de três modalidades:
- “Take Your Time”: Três meses extra de licença parental financiados pela empresa;
- “Fina(ncia)lly Here”: Três complementos financeiros pagos anualmente até aos primeiros três anos do filho;
- “All About Bonding”: Flexibilidade, à escolha do colaborador, entre as duas acima mencionadas, permitindo a combinação entre um mês ou complemento e dois complementos ou meses.
Para além destes três benefícios, os casos excecionais também são considerados, o que pode dar origem a outras medidas, tais como oferecer dois benefícios, isto é, um a cada progenitor. Estes casos são frequentes em situações de adoção e de nascimento de gémeos. Perante esta última, todas as opções do programa são reforçadas.
O “Parental Choices” permite que a Blip continue a promover a flexibilidade e a integração dos colaboradores em todas as dimensões e responsabilidades. A tecnológica conquistou o primeiro lugar no concurso de 100 Melhores Empresas para Trabalhar da revista Exame, na categoria de grandes empresas. Este prémio veio reconhecer a excelência em práticas de diversidade, equidade e inclusão.
Ademais, a Blip foi, igualmente, premiada internacionalmente pela Flexa, uma entidade britânica de certificação, por ser das empresas mais flexíveis do mundo. A Ordem dos Psicólogos Portugueses também reconheceu a tecnológica pelo seu ambiente de trabalho saudável, através da atribuição do título “Healthy Workplace”, em junho.