A Capgemini anuncia o reforço do seu envolvimento na luta contra a COVID-19 à escala mundial e revela algumas das várias iniciativas que estão a ser desenvolvidas pelo Grupo.
Desde o início da pandemia, que os colaboradores da Capgemini se mobilizaram fortemente, manifestando a sua solidariedade e aproveitando as tecnologias criativas de que dispõe, bem como o profundo conhecimento dos dados que possuem, para responder às necessidades das autoridades e das comunidades locais no combate à crise emergente.
Para além dos donativos e da entrega de centenas de milhares de materiais de proteção pessoal e de equipamentos médicos essenciais às organizações que estão na linha da frente ao combate à pandemia, como os hospitais, os departamentos da polícia e os bombeiros, a empresa levou a cabo uma ação interna de “Call for Ideas”, no âmbito da qual recebeu mais de 250 propostas dos membros das suas equipas, em apenas duas semanas, propondo iniciativas práticas de curto e longo prazo. Muitas delas estão já a ser desenvolvidas e implementadas.
Estão também em curso mais de 40 atividades a nível local em várias partes do mundo, como por exemplo:
- Em França, a Capgemini está a suportar os Public Assistance-Hospitals of Paris (AP-HP) através da implementação de uma aplicação que permite a monitorização remota de pacientes com sintomas ou suspeitas de terem Covid-19, bem como outras iniciativas-chave, como um call center para ajudar a mobilizar os profissionais de saúde no combate à pandemia. Estão também a ajudar a criar e manter um serviço telefónico gratuito, chamado ‘SOS Confinement’ para ouvir e ajudar aqueles que estão a ter dificuldades com o isolamento social, sentindo-se excluídos, ansiosos ou sozinhos durante este período.
- Na Índia, a Capgemini está a desenvolver com o Instituto Indiano de Tecnologia (IIT) de Madras, kits de testes acessíveis, rápidos e a preços baixos que permitem despistar à COVID-19 em 10 minutos. A Capgemini está também a trabalhar numa nova app para apoiar os indivíduos que estão em quarentena, ajudando a prevenir a eventual violação dos procedimentos de quarentena e a responder à necessidade de testes ou de hospitalização dos indivíduos infetados. Ao mesmo tempo, esta app assegura fornecimentos essenciais, como a entrega de medicamentos à porta dos pacientes.
- Em Itália, a Capgemini está a apoiar a Fondazione Banco Alimentare ONLUS que coordena a Banco Alimentare Network e que gere a recuperação e a distribuição de alimentos a pessoas e famílias em dificuldade, através dos Centros Operacionais dos Municípios do Banco Alimentare Nacional.
- Nos Países Baixos, a Capgemini está a contribuir com aconselhamento e conhecimentos técnicos para a coligação de cibersegurança Wij Helpen Ziekenhuizen (“We Help Hospitals”), visando garantir a continuidade do setor da saúde e a prestação de cuidados de saúde durante estes tempos difíceis.
- Na Noruega, a Capgemini está a apoiar três municípios através da criação de uma página web para as empresas locais onde estas podem carregar os seus perfis para promover as suas ofertas para as comunidades de Oslo, Bergen, e de Stavanger.
- Nos EUA, a Capgemini está a explorar ativamente uma solução para uma grande zona metropolitana da costa oeste. Trata-se duma ferramenta para desenvolver um rastreador da capacidade das infraestruturas capaz de ajudar a população sem-abrigo a encontrar abrigo, bem como a identificar as camas e os ventiladores disponíveis em toda a região.
- Em vários outros países, incluindo o Reino Unido, a Índia e Espanha, os colaboradores da Capgemini estão a utilizar impressoras 3D para produzir viseiras e outro material médico, ajudando a resolver o problema da escassez de equipamentos de proteção. No Reino Unido, por exemplo, estes são depois enviados ao 3DCrowd UK para serem depois distribuídos.
- A nível pan-Europeu, os especialistas do Grupo Capgemini, criaram também um ‘Telehealth Toolbox’ website para ajudar os médicos a acelerar a transição para a telemedicina durante a pandemia.
Paul Hermelin, Chairman e CEO do Grupo Capgemini e Aiman Ezzat, o próximo Chief Executive Officer do Grupo, após a realização da próxima Assembleia Geral de Acionistas marcada para 20 de maio de 2020, estão muito satisfeitos com a mobilização de todos e de cada um dos colaboradores da Capgemini, que consideram refletir o forte sentido de solidariedade e espírito de equipa, uma parte dos valores essenciais do Grupo.