Como a ARAGO Consulting e a SAP SuccessFactors ajudaram a Logoplaste a implementar uma política global de recursos humanos, com processos digitais comuns que melhoram a experiência do colaborador.
A Logoplaste é uma empresa industrial de origem portuguesa com 45 anos de história, líder do sector de design e produção de embalagens rígidas no modelo wall to wall, de que foi pioneira. Conta com mais de 60 unidades de produção e cerca de 2500 colaboradores distribuídos por 18 países.
Este projeto consistiu na definição de um modelo core RH global a partir da sede da empresa em Portugal e extensível a todos os 18 países onde opera, cobrindo toda a sua força de trabalho mundial.
Foi implementada a solução SAP SuccessFactors abrangendo o CoreRH com gestão de tempos e férias, bem como os processos de onboarding, avaliação de desempenho e gestão de compensação e benefícios.
Contexto e objetivo
Fruto do forte crescimento que tem vivido, a par da internacionalização, a Logoplaste confrontou-se com desafios para estabelecer uma política de recursos humanos harmonizada, com processos digitais comuns e que melhorassem a experiência do colaborador. A SAP SuccessFactors foi a solução escolhida para lhes dar resposta, começando por lançar os pilares de uma gestão de pessoas consolidada através da implementação da SAP SuccessFactors Employee Central (gestão de cadastro) e definição de uma template global de serviços. Com estas fundações estabelecidas, avançou para a digitalização dos processos de gestão de talento, com a implementação de módulos de avaliação de desempenho, onboarding e gestão de compensação e benefícios.
Benefícios
• Padronização dos processos RH em toda a estrutura global da empresa;
• Maior transparência para colaboradores e chefias;
• Melhoria da qualidade da informação dos colaboradores e da força de trabalho em geral;
• Integração com diversos sistemas de processamento de salário e outros;
• Acesso direto à estrutura organizacional da empresa por cada colaborador;
• Melhoria da qualidade do serviço RH e da experiência do colaborador;
• Redução de custos com automatização de processos e ganhos de eficiência.
Parceiro implementador
Luis Borges, gestor de projeto SAP SuccessFactors da Arago Consulting, o parceiro implementador escolhido para este projeto, identifica alguns dos principais desafios:
“Uma das principais virtudes da SAP SuccessFactors é a modularidade, ao possibilitar ao cliente definir a sua estratégia de implementação. Esta pode ser gradual e faseada, começando por módulos de gestão de talento, o que permite alcançar ganhos imediatos; ou começar pelas ‘fundações’ — pelo cadastro RH — e mais tarde debruçar-se sobre outros processos.
A Logoplaste decidiu seguir esta última via, começando com a SAP SuccessFactors Employee Central, definindo assim um core RH para todos os países onde opera, o que representa um caminho mais ambicioso. Os desafios foram os esperados decorrentes de um projecto multi-geografia, envolvendo diferentes equipas em diferentes fusos horários, integrado com diversos sistemas de processamento salarial, diferentes legislações laborais, etc. Felizmente encontramos na Logoplaste pessoas com muita ambição, rigor e profissionalismo. Quando assim é, inevitavelmente chegaremos a bom porto. Assim que o Employee Central e a respetiva template global de serviços entraram em funcionamento, o caminho ficou facilitado para a implementação dos módulos seguintes.”
Eduardo Lima, country manager da Arago Consulting em Portugal, acrescenta:
“A Logoplaste é uma empresa de referência no panorama empresarial do nosso país, sinónimo de internacionalização, inovação, trabalho e ambição e foi, por isso, um orgulho termos sido escolhidos para a acompanhar nesta iniciativa tão transformacional. E ambição foi o que não faltou ao começar pela definição de um core RH global, com a implementação da SAP SuccessFactors Employee Central em todo o mundo. Este é sempre um projeto arrojado, mas com um enorme potencial de retorno, que a empresa imediatamente reconheceu.”
O papel da equipa RH
Como não poderia deixar de ser, coube à equipa de recursos humanos da Logoplaste o papel principal de condução interna deste processo. Umas das primeiras ações levadas a cabo foi a criação de um logótipo e de um nome interno para a nova aplicação. A implementação visou obter a consistência global dos processos e aplicações de recursos humanos, num cenário de gestão de pessoas altamente diverso e heterogéneo. “People Point – Connecting the Dots” quer dizer isso mesmo, um lugar onde as pessoas vão para se ligarem entre si e com a organização.
É assim que a SuccessFactors é conhecido na Logoplaste e, de acordo com Vera Macieira Pires, corporate hr manager, esse branding é uma peça importante, não apenas para a aceitação da solução, como para o sucesso de todo o projeto, a par do patrocínio das chefias e da administração, que sempre existiu.
Este Business Case foi publicado na edição nº 136 da RHmagazine, referentes aos meses de setembro/outubro 2021