O que nos diferencia torna-nos mais fortes. Acreditamos convictamente que a diversidade é uma valiosíssima fonte de talento, criatividade e inovação.
Na Siemens, em Portugal, trabalham pessoas de 35 nacionalidades e são faladas mais de 20 línguas. De Portugal para o mundo, a diversidade que nos caracteriza é, para nós, um imperativo de negócio e faz parte da nossa estratégia empresarial, através da qual são implementadas iniciativas que favorecem a inclusão e colaboração dos diferentes géneros, formas de pensar, experiências, idades e qualidades individuais a todos os níveis da organização e em todas as suas dimensões.
Uma das grandes preocupações da Siemens, no âmbito do seu programa de diversidade, tem sido o tema do género e a criação de condições para potenciar o crescimento das mulheres na empresa. De acordo com um estudo revelado este verão pela Bloomberg Intelligence, um ramo de análise do grupo noticioso Bloomberg, apesar de uma presença cada vez maior das mulheres no mundo do trabalho, nomeadamente em cargos de topo e nas áreas das ciências e engenharia, Portugal é o país europeu com a proporção mais baixa de mulheres CEO e, no final de 2013, estas ocupavam apenas 5% dos lugares de administração.
Mas esta não é a realidade da Siemens. O historial de integração de mulheres no ambiente profissional da empresa remonta ao final do século XIX. A então denominada Siemens & Halske contava com 10% de colaboradoras do sexo feminino, o correspondente a 1250, num total de 12 000 funcionários, um número bastante considerável para a época. Atualmente, e em Portugal, as mulheres já representam cerca de cerca de 40% da força de trabalho da Siemens e ocupam 15% dos cargos de chefia.
Esta presença em grande escala das mulheres na Siemens só é possível devido à preocupação da organização em captar cada vez mais colaboradoras para pertencer à «família» e em apostar no crescimento e visibilidade dos seus quadros femininos. Sendo a atividade da empresa ligada a áreas de alta engenharia – Indústria, Energia, Infraestruturas e Saúde – tem sido desafiante implementar projetos que potenciem o crescimento e a evolução do tema internamente.
GLOW – Global Leadership Organization of Women
A rede GLOW (Global Leadership Organization of Women) é um desses projetos. Lançada em 2012 tem como objetivo incrementar a realização profissional e pessoal das mulheres na Siemens e de trazer benefícios claros para a empresa em áreas como a motivação ou a eficiência providenciando, por exemplo, a criação de oportunidades de networking, de partilha de experiências e de discussão de temas relevantes, dando visibilidade aos seus membros através de iniciativas que contribuem para o seu desenvolvimento e suporte pessoal e profissional.
Com cerca de uma centena de membros, 31% das profissionais GLOW são engenheiras e 33% ocupam cargos de liderança. Estas (quase) 100 mulheres, com uma idade média a rondar os 37 anos, representam todos os setores e divisões da empresa e são dos melhores exemplos da nossa aposta na formação contínua e desenvolvimento pessoal e profissional.
Esta política materializa-se em diversas iniciativas, por exemplo, ao nível da formação em personal branding training ou em business management training (parceria com a Universidade Católica), mas também no investimento em programas de Mentoring ou de Coaching, desenvolvidos em conjunto com a EPWN (European Professional Women Network) ou na implementação de projetos que potenciem o crescimento e a evolução das colaboradoras na Siemens como a ação «Meet de Boss», entre outros.
Outra variante que esta rede trabalha é o contexto externo seja através do envolvimento dos nossos clientes, no âmbito de eventos e conferências conjuntas sobre o tema, seja na implementação de ações de responsabilidade social com impacto na sociedade. Neste contexto, a título de exemplo, organizamos ocasionalmente um «Dia Siemens» na Ajuda de Mãe – uma instituição particular de solidariedade social que apoia mulheres carenciadas no respeito pela vida do bebé para que, com esse apoio, cada mãe possa melhorar a vida da sua família – que conta com a participação de diversas colaboradoras que cedem o seu tempo para prestar formações informais a estas jovens sobre diversos temas, que vão desde a economia doméstica até às técnicas de procura de emprego, tecnologias de informação ou técnicas de atendimento (secretariado).
Para celebrar a importância da diversidade como fator relevante para uma multinacional como a Siemens, onde o equilíbrio dos géneros surge como uma resposta natural à evolução das mulheres no mercado de trabalho, a empresa desenvolveu também uma campanha multimédia denominada «O Equilíbrio da Força», na qual se espelhava a perspetiva das mulheres sobre as grandes linhas de discussão atuais – Industria 4.0, eficiência energética, reputação, entre outras. Partilharam relatos na primeira pessoa que pretendiam evidenciar a importância de temas chave para o desenvolvimento nacional e, ao mesmo tempo, valorizar o papel do elemento humano e a crescente importância da diversidade como fator crítico de sucesso das empresas em mercados tipicamente masculinos e altamente competitivos.
Worklife Balance e Apoio à Família
Foi também através da GLOW que nasceram algumas das medidas de Worklife Balance e de Apoio à Família de que, hoje em dia, beneficiam todos os colaboradores da empresa e contribuem para que na Siemens Portugal nasça, em média, mais de um bebé por semana. O lançamento do site family@siemens, que agrega todos os serviços e entidades com os quais a empresa tem acordos e que se traduzem em descontos, mas também todas as facilidades que as futuras mamãs têm ao seu dispor, como o acesso aos postos médicos existentes nas instalações da empresa, o estacionamento específico ou a página do Facebook «Siemens MUMs» para troca de experiências, são algumas das medidas implementadas no quotidiano laboral que procuram ajudar os nossos colaboradores a alcançar o tão desejado equilíbrio entre a vida familiar e pessoal que motiva os colaboradores. Mais que, se trabalhadores com uma vida profissional e pessoal equilibrada são, segundo a experiência da empresa, trabalhadores felizes e motivados, mais produtivos e com um sentimento de pertença mais apurado, estes fatores acabam por se traduzir, no seu conjunto, numa taxa de retenção muito interessante dos nossos recursos: cerca de 40% dos nossos colaboradores estão na empresa há mais de uma década.
Esta forma de pensar, de fazer e de agir junto dos nossos colaboradores valeu mesmo à empresa, no ano passado, uma distinção na categoria de «organizações que melhor promovem o trabalho em equipa» no âmbito dos prémios da Human Resources Portugal, que distinguem as melhores empresas em Portugal para se trabalhar no país. Este é um estatuto que temos vindo a consolidar nos últimos anos e que pretendemos manter, e elevar, fazendo uso da inovação em prol do bem-estar daqueles que fazem parte da nossa equipa.
E, no capítulo dos prémios que distinguem o ambiente e as condições de trabalho, a motivação das equipas ou a sustentabilidade na empresa, a Siemens soma e segue a recente vitória nos Best Ethical Awards, na categoria «Respeito pelos Colaboradores», atribuído pelo Jornal de Negócios e pela CapGemini.
Acreditamos que para estes prémios muito tem contribuído a constante preocupação com os colaboradores e o seu bem-estar e o fato da diversidade ser parte integrante do ADN empresarial da Siemens e um pilar fundamental da estratégia da organização. Equipas de grande diversidade, com um amplo espectro de capacidades, experiências e qualificações aumentam a riqueza de ideias na empresa, reforçam a nossa força de inovação e refletem a diversificação da nossa base de clientes ajudando a criar vantagens competitivas para a Siemens em todo o mundo.
Publicado na RH Magazine: edição nº 94 (2014)